Resenha # À Sombra da Lua

07:00

Durante o dia, Vila Socorro é apenas uma pacata cidade do interior de São Paulo, reduto da imigração italiana no Brasil. Mas, quando o sol se põe, uma criatura desconhecida aterroriza os moradores, que cobram uma solução das autoridades locais, afinal, há décadas o vilarejo sofre com mortes misteriosas, cometidas por um assassino que não deixa rastros e desafia a lógica humana. Estreia do cineasta Marcos de Britto na literatura, À sombra da lua já nasce um forte candidato a clássico do terror nacional ao explorar o mito universal do lobisomem contrapondo, numa narrativa madura e vigorosa, racionalidade e mistério

Autor: Marcos DeBrito // Páginas: 286 // Editora: Rocco // Classificação: Excelente











Resenha

Logo no início do livro, somos apresentados a história de Licáon, que se passa em 1249, ele era Rei de Arcádia, mas era um rei maldoso, capaz de fazer as maiores atrocidades e um belo dia ele teve a petulância de enfrentar Zeus e assim caiu uma maldição sobre ele, do qual ele vira um bicho e seu império foi totalmente destruído.

A história dá um salto e vai para o ano de 1920,  nos apresentando a Vila Socorro, localizada no interior de São Paulo, que está sofrendo com a violência e seus moradores estavam a todo custo trazer a paz novamente para o vilarejo.

No meio dessa confusão,onde aconteciam várias reuniões entre os moradores daquele pequeno vilarejo, para tentar achar uma solução para pegar quem estava matando, surgia uma paquera entre Álvaro, o único sobrevivente de sua família e Alana, a filha de Dário, o médico local.

Após a última reunião, que acabaram não chegando a um consenso, Álvaro resolve ir para casa, mas Valêncio, que tinha chegado a vila a pouco tempo e queria a todo custo falar com ele, deixando-o desconfiado. Para Valêncio, Álvaro esconde algo e acha que é sobre aquilo que procura.


" No tom de voz Valêncio podia-se perceber algo misterioso. O velho sabia mais do que se permitiu revelar naquele primeiro encontro entre os dois."
Página 24


Alana ainda não sabia o nome daquele jovem  rapaz que preencheu seu coração, mas graças a sua amiga Flávia, ela não só descobre o seu nome, mas a sua história e para piorar a situação, seu amigo de infância Vicente criou coragem para se declarar deixando-a dividida entre o amor por um desconhecido e a segurança que seu amigo poderia lhe dar.

Finalmente Alana e Álvaro tiveram a oportunidade de se aproximarem, mas por pouco tempo, para a infelicidade deles

No decorrer da história, temos uns capítulos que remetem ao passado e conhecemos melhor a família Cesare, do qual Álvaro pertence e sua trágica história.

Durante um curto tempo na história todos pensavam que o animal responsável pelas atrocidades ocorridas na vila estivesse morto, até que a próxima lua cheia chegou, causando mais sofrimentos, então na reunião dos moradores, Valêncio sugeriu o toque de recolher, para evitar mais desastres e assim foi feito. Enquanto isso Álvaro e Alana continuavam se encontrando escondido, desfrutando de seu amor, mesmo Vicente tendo lhe pedido em casamento, do qual ela não queria aceitar, mas foi obrigada.


" - Foi ele quem tomou a decisão! - revelou indignada, olhando a amiga nos olhos. - Eu nem disse "sim". O Vicente já chegou no almoço segurando o anel de noivado."
Página 142


Após a morte de uma pessoa importante da vila, o caso foi levado ao conhecimento da Capital e foi solicitado ajuda, surgindo então na vila Ulisses, que veio na tentativa de ajudar a trazer a paz novamente.

O Ulisses e a população da vila não imaginava era o final que lhes aguardavam!


Considerações 

O tema lobisomem já vimos em vários livros, mas o autor conseguiu trazer uma nova roupagem para o tema e me agradou bastante.

Uma coisa que me chamou bastante atenção no livro foi que o autor intercalou o passado e o presente na história, foi tudo muito bem explicado e não teve nenhum furo.

O enredo com drama, maldição e amor me cativou nas 286 páginas, pois torce muito para Álvaro e Alana e cheguei a sofrer muito com ele.

Os personagens foram muito bem construídos, com uma riqueza de detalhes impressionante.

Álvaro, filho de imigrante italiano, que vê sua vida mudar quando sua família morre de uma maneira brutal se tornando ele o único sobrevivente. Sua vida começa a ter mais alegria quando se apaixona por Alana e é correspondido, mas ninguém sabe o lado obscuro de sua vida.

Alana, uma jovem de classe média, filha do médico da cidade, vê sua vida mudar quando se apaixona por Álvaro e se entrega a esse sentimento.

Vicente, amigo de infância de Alana e Flávia é um bom rapaz, mas é perdidamente apaixonado por Alana, até que um dia algo acontece, deixando-o transtornado.

A revisão do livro está impecável, assim como sua diagramação!

Leitura Viciante, mais que recomendada!


Curiosidade

O À Sombra da lua foi um dos romances indicados pela Rocco para concorrer ao Prêmio Jabuti como melhor romance do ano.

Não é maravilhoso? Torcendo desde já para o nosso autor parceiro ter mais esse reconhecimento, pois seu livro merece, é ótimo!





You Might Also Like

29 leitores apaixonados❣️

  1. Oi Mih!

    Eu ao fantasia! Vampiros, lobisomens, fadas, elfos.... tudo isso me fascina!
    Adorei sua resenha e fiquei mega curiosa!
    Ótimos quotes, só me deixaram com mais vontade de ler este livro! Bela capa tbm!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana o livro é ótimo e a escrita do autor viciante, se tiver oportunidade leia, vai adorar.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Michelle!

    A história parece bem interessante e tomara mesmo que o autor ganhe cada vez mais espaço! Boa sorte pra ele no premiação *-*
    Eu só não entendi uma coisinha, a história inicia em 1249 e ai pula 20 anos, se desenvolvendo em 1269? Porque se for assim, acho que tem umas incoerências históricas, né? Anyway, foi só o que me deixou um pouquinho confusa.

    bjos,
    Bianca
    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca, para se entender a história tem uma breve explicação sobre como começou a maldição, para poder entrar na história da família Cesare. Beijinhos

      Excluir
  3. Sabe aquela estória de "não julgue o livro pela capa", pois bem, aconteceu comigo ao ver a foto da capa no início da postagem, e pensei, não leria este livro de jeito nenhum, mas depois de ler o resenha e a sua conclusão, sem dúvida me ariscaria nesse livro, e é ai que percebemos o quão importante é a informação sobre uma obra e o seu blog nos ajuda bastante nisso, parabéns ;D


    www.feminices1000.com.br

    ResponderExcluir
  4. Dei esse livro de presente alguns dias atrás para minha amiga, e nem sabia do que se tratava, pois ela disse que queria, e ela me disse que era sobre lobisomens quando perguntei. Agora lendo essa resenha, vejo que parece muito interessante a história.

    ResponderExcluir
  5. Oi Milla! Gostei muito da sua resenha! Me interessei demais pelo livro! Vou adicioná-lo ao meu skoob! Achei a capa interessante, algo bastante misterioso. Eu curto muito esse gênero sombrio de livros!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa que medo ... não é meu preferido não .. mas tá valendo conhecer .. rs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mi.

    Não conhecia este livro, mas me parece ótimo.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Michelle, nossa, gostei muito da resenha e quero muito ler esse livro.
    Adoro essas histórias com temática sobrenatural e que envolve mistérios e também tem uma pitada de romance para completar tudo. Achei interessante o autor mesclar passado e presente para explicar a história melhor.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  9. Tbm não leria o livro pela capa, mas pela resenha sim, parece ser uma história cheia de mistérios, curti.
    coisasdebelaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Bom espero que sim!
    Eu não conhecia o livro, mas parece ser muito bom, parabens pela resenha.
    Abraçosa... ^_^

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha,você já sabe que amo histórias de terror...Mesmo sendo sobre lobisomem eu gostei,pois me pareceu muito diferente das demais histórias,como você disse,o autor soube fazer uma velha história conhecida por todos,ficar interessante,o romance de Alvaro e Alana deu um toque a mais no livro...Esse eu quero ler e chegar até o fim rsrsrs
    Boa sorte pro autor na premiação...
    Bjs...

    ResponderExcluir
  12. Oi,tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro,me parece ser ótimo.
    Amei a resenha.

    http://bomlivropravc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Bem pensativo o autor
    Gostei de conhecer
    Bjus
    segredosdaluma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Mi!!!
    Adorei a tua resenha e a sinopse do livro. Histórias de terror e suspense são as que mais gosto de ler, fico muito curiosa para saber o final. Quando li que o autor é cineasta também, achei bem interessante pois em alguns momentos me pareceu um bom roteiro de cinema, hein?
    Beijo.
    Karina - http://daliteratura.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia, mas fique louca para ler.
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nossa é o tipo de livro que eu gosto, com suspense rsrs valeu pela dica bjos

    ResponderExcluir
  17. Esse gênero literário não me conquista, gosto dos romances,de epoca, contos que envolve criaturas como lobisomem e que faz a conotação de terror me assusta, sua resenha foi bem colocada, assim temos a noção de quem pode se identificar com o tema.

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  18. Uau sou apaixonada por historias desse tipo
    aiiin que vontade de ler rsrs

    ResponderExcluir
  19. Adoro livros sobrenaturais, principalmente com vampiros e lobisomens. Com certeza, quero ler esse livro, pois só vejo comentários positivos sobre ele.

    ResponderExcluir
  20. Eu não sou lá muito fã de lobisomens, então esse livro não me chamou tanto a atenção assim e achei a capa dele um pouquinho feia :C Mas gostei de saber que o autor conseguiu trabalhar com o passado e o futuro no livro de forma agradável, alguns autores não conseguem fazer isso, também achei interessante ver que os personagens da história foram bem construídos, enfim, adorei a resenha, mas embora ela seja positiva, eu não leria esse livro.

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  21. Pela sua resenha leria sim, pois parece ser muito bom mesmo e vc mostrou que adorou! Tomara que o autor ganhe mesmo e tenha seu reconhecimento merecido!
    Ótimo final de semana!
    bjos

    http://divaemaquiada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu sou bem pé atrás com fantasias nacionais. Não são todas que gosto. Na verdade, desgosto da grande maioria, e não por ser nacionais, mas é que elas são muito ausentes do todo. Ou seja, se o autor trabalha bem a mitologia, esquece da personalidade do personagem e vice e versa.
    Mas eu amei sua resenha e vou ver se o acho por ai.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Gostei bastante da resenha e amei a capa. O livro parece ter um excelente enredo e também estou torcendo para que o livro ganhe o prêmio indicado!
    Esse livro parece ser bem empolgante e com uma leitura prazerosa. Vou procurar para ler, pois adoro um pouquinho de suspense nos livros.

    ResponderExcluir
  24. Esdte sim tipo de livro que quero ler ....
    Amo livro que historia ser passa em cidade pequenas como minha ahaha mas
    o motivo e simples pois e sempre acontece coisa estranhas ... malucas que me chama atenção sempre ....

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha, fiquei com vontade de ler também. Adoro estórias com elementos sobrenaturais e esta parece ser muito boa, com muito suspense e mistério. Gostei de saber que foi uma leitura viciante e que não deixou nenhuma ponta solta, parece ser mesmo uma trama incrível!
    beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi Mi, tudo bem?
    gostei bastante da resenha até porque eu ainda não li nada sobre lobisomens e estou super curiosa para saber como os autores andam abordando o tema. Já que foi indicado a um premio o livro realmente deve ser perfeito.
    ameii !!
    beijinhos da Lêeh

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias