Penas e Nanquim – Graphics MSP Laços

14:43

E então, queridos, estamos todos bem acomodados para mais um bate-papo sobre quadrinhos nessa quarta? Quero saber se o formato que estou apresentando aqui agradam vocês, então é muito importante o retorno do vocês comentando. Também estou aberta a sugestão de títulos para as próximas colunas, então deixe suas leituras nos comentários que sempre que eu tiver um tempinho vou atrás (e se tiverem alguma em especial, deixa o link da leitura online ou do download ou até mesmo da compra da mesma, para facilitar a vida dessa que vos fala).

Esses próximos dias já estou com sugestões de amigos e dos inscritos do meu canal, e vou trazer também para vocês, só estou esperando ter uma leitura mais amadurecida dos títulos.

Hoje venho falar de um projeto que surgiu para comemoração do aniversário de uma turminha bem querida por todos os brasileiros: a Turma da Mônica. Se ainda tem alguém que não sabe, a turminha que ensinou quase todos que eu conheço ler (inclusive, eu aprendi a ler com os gibis de Mauricio de Sousa), fez 50 anos recentemente e teve uma onda de projetos bem bacanas para a comemoração, e isso inclui as famigeradas Graphics MSP.

Miaka-chan, o que significa as Graphics MSP?

A Miakinha aqui responde. A Mauricio de Sousa Produções (nome do estúdio criado pelo mesmo que assina a Turma da Mônica e dá a sigla MSP aos títulos) teve a idéia de convidar vários desenhistas conhecidos para, em seu próprio traço, dá vida aos personagens criados por Mauricio de Sousa. Ele já fez algo parecido na coletânea MSP 50, que abrange 4 títulos atualmente (e é meu sonho de consumo comprar essa coleção).
Sei que eu falei 4 no texto, mas aqui só tem 3. Calma, a outra não tem nome de MSP.
Fonte da Imagem: Internet
Acontece que não satisfeito em convidar artistas para fazer historinhas da Mônica e cia em seus traços, ele começou o selo MSP Graphic, que seria como as conhecidas Graphic Novels, só que com personagens já conhecidos da nossa infância e pelo olhar de artistas convidados. E esse projeto deu tão certo, que algo que era só pra ser comemoração rápida, virou um projeto maior e encorpado ganhando volumes anuais.

Esse ano foi prometido mais alguns títulos, um já lançado na Bienal e outro com chegada no evento Comic-con Exp em dezembro desse ano. Como minha graphic encomendada ainda não chegou, já que o lançamento foi recente e ainda está reservado na Saraiva, vou começar falando das antigas.  

Atualmente, contando já com a lançada na Bienal, estamos com 5 títulos disponíveis desse selo: “Chico Bento Pavor Esparciar”; “Turma da Mônica Laços”; “Astronauta Magnetar” e “Piteco Ingá”. E eu pretendo falar de cada uma isoladamente, então aguardem. Hoje quero falar de Laços.

Todas as MSP Graphic lançadas atualmente
Fonte: Acervo Pessoal
Laços foi escrita pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi. Vitor é autor de outros títulos, incluindo os quadrinhos de Valente, que me fez cair de amores por esse quadrinista, pois suas obras retratam o melhor de cada um. É simplesmente perfeito em toda sua essência (e sim, também separei uma quarta-feira para falar de Valente para vocês e quem quiser saber mais de Vitor Cafaggi, também fiz uma entrevista com ele, está no link).
Fonte: Acervo Pessoal
Laços é uma obra para se emocionar por completo. A história se baseia no amor que um dono pode ter por seu animalzinho de estimação, sendo esse amor protagonizado pelo pequenino Cebolinha e seu cachorro Floquinho (aquele ser peludo que se bombear se perde uma casa dentro dele). Um dia deixaram a posta da casa aberta e Floquinho decidiu explorar o mundo, fugindo de casa. Cebolinha resolveu ir atrás de seu amigo de quatro patas, e nessa trama para encontrar o amigo perdido, momentos das revistinhas e do próprio Mauricio de Sousa são retratados.

Alguns momentos que podem se lembrar
de outras histórias da Mônica
Quem assina dos desenhos é Lu Caffagi, com roteiro de Vitor. E Lu consegue dar vida a toda a turminha, inclusive a parte da primeira infância onde todos, sem excessão, aparecem bebês. A mistura de traço dos irmãos Cafaggi é perfeita e casa com todo o ambiente da graphic, e mesmo o roteiro sendo leve, contrastando com a meiguice simples que é, consegue emocionar o leitor. Quem já teve um bichinho de estimação sabe o quanto é amigo e irmão aquele ser de quatro patinhas que te ama só por te amar. Sabe o quanto um bichinho de estimação é um amor puro e delicioso de viver e é simples, como o amor de uma criança. É um sentimento que não se ver  o caráter, o dinheiro, as posses nem nada, é só pelo fato de querer bem aquela pessoa. E tudo isso que significa esse sentimento de amor puro e infantil foi capturado por Vitor e Lu naquelas páginas.

Podemos ver como todos os personagens
mudaram com o traço de Lu Cafaggi
Todas as graphic novels, sem exceção de Laços, apresenta no final alguns esboços e comentários dos autores deste de quando descobriram que iriam fazer parte desse projeto até o final da produção. E isso não deixa de ser interessante quando a obra finalizada.

A propósito, Vitor Cafaggi teve um cachorro, que inspirou a criação de Valente. E creio que isso deu ainda mais força e inspiração para a criação de Laços. Valente fica para outra oportunidade aqui na coluna.

Graphic MSP LaçosVitor Cafaggi e Lu Cafaggi

PS: Deixei, ao longo do texto, alguns links de sites, notícias e resenhas que explicam melhor sobre a MSP 50, os próximos lançamentos da coleção, resenha de Laços no meu blog Um Sofá e outras coisas, para esse texto não ficar muito tumultuado de informações e perder seu rumo.

Mini-glossário: 
Tomei a liberdade de fazer isso, porque sei que temos muitos, muitos leitores que conhecem esse universo HQ e Mangá, mas já tive muitos (e tenho) leitores de 1ª viagem. Então vou explicar alguns termos que utilizei: 
*-Chan = sufixo utilizado para crianças pequenas, moças e em apelidos carinhosos. Quase equivalente ao nosso "inha/inho"
* Graphic Novel = Traduzido para "Romance gráfico", é uma especie de livro que conta uma longa historia atraves de arte sequencial (quadrinhos), é frequentemente usado para definir distinções subjetivas de tipo de história em quadrinhos, geralmente sendo a forma de quadrinhos de longa duração ou edições especiais fechadas em único volume.

Me Siga também nas Redes Sociais: 

You Might Also Like

22 leitores apaixonados❣️

  1. Ola querida..adorei o formato do post de hoje,sabe lendo sua resenha meio que fiz uma viagem no tempo,na qual lia varios gibis do tio patinhas,gente como eu adorava,dentre outros
    O projeto e bem legal ver varios desenhistas e autores falando sobre um personagem porem com seu ponto de vista proprio nao e?
    demais,adoro,pena que estou desatualizada,mais quero companhar tudinho por aqui...
    adorei o post
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilandra, tudo bem?
      Que bom que o formato das postagens estão agradando.
      E o próprio titulo Laços faz essa viagem pela infância mesmo, é que as lembranças são laços que nos une, não é verdade?
      Sim, são os personagens numa perspectiva diferente das que estamos acostumados a ver nos gibis normais do Mauricio.
      Acompanhe toda quarta, pois depois de Laços, vou trazer todos os outros títulos desse selo.

      Beijinhos =*
      Miaka Freitas
      www.umsofaalareira.blogspot.com.br

      Excluir
  2. Oi linda, eu amo e adorava ler gibis, adorei o seu post, informações maravilhosas, quero ver se consigo comprar, depois conta pra gente quais estão a venda e onde podemos comprar...eu adoraria saber.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simeia,
      Tudo bem?
      Sempre vou estar tentando instruí-los com mais informações além do simples "gostei e recomendo".
      Já sobre onde encontrar, pode ser comprado na Saraiva (sempre tem desconto), pode comprar também na loja que eu mais gosto e recomendo (porque o frete é free), o nome dela é Liga HQ, lá só vende HQ e Mangá, mas eles tem um super cuidado com as encomendas (vem super protegidas) e sem frete, além disso, quando compra por lá, você junta pontos que podem ser trocados por outros títulos do catalogo deles.
      Outra loja que você encontrará (mas eu não recomendo muito, já que o frete as vezes não compensa, eu só compro lá em ultima instância) é a Comix Book Store.

      Beijinhos =*
      Miaka Freitas
      www.umsofaalareira.blogspot.com.br

      Excluir
  3. Oi!

    Super novo para mim, mas adorei a forma como vc apresentou o post.
    Nunca fui de ler muitos gibis, mas já me arrisquei em alguns e gostei muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê,
      pois venha se arriscar mais com a gente nos títulos que sugerir. Tenho certeza que vai encontrar algum que faça seu estilo e vai ser fisgada pelo mundo de HQ, igual a mim (risos).

      Beijinhos =*
      Miaka Freitas
      www.umsofaalareira.blogspot.com.br

      Excluir
  4. Ha! Que lindos!!!!

    Qdo eu era mais jovem lia muitos quadrinhos, hoje em dia parei um pouco, mas ainda fico encantada com alguns que encontro!
    Parabéns pelo post, ficou maravilhoso!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!
      Realmente, fica ligada que nas próximas quartas vão ter mais quadrinhos para ficar encantada, e com a nossa turminha querida criada pelo Mauricio.
      E obrigada pelo elogio do post.

      Beijinhos =*
      Miaka Freitas
      www.umsofaalareira.blogspot.com.br

      Excluir
  5. Mila lindona ainda não tinha visto sobre esse lançamento ,interessante ver outros desenvolvendo a história de nosso querido Mauricio e sua turma da monica amada . Adoro essa turma seja jovem ou adolescentes rss. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie!
      Muito interessante mesmo. É uma outra perspectiva com os personagens que já aprendemos a amar deste que aprendemos a ler (pelo menos foi assim comigo).
      Eu também até hoje paro para comprar uma edição quando a vejo nas bancas ><

      Beijinhos =*
      Miaka Freitas
      www.umsofaalareira.blogspot.com.br

      Excluir
  6. Oie!
    Essa é a primeira coluna que leio sobre esse assunto no seu blog, e achei super legal! Continue com esse formato (e se der, coloque as fotos maiores, chama mais atenção!). Não conhecia a versão da Turma da Mônica, mas achei uma gracinha *correndo para procurar sobre*.


    Beijinhos, Cássia!
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cássia.
      Ela é bem recente, entrei nesse mês para a equipe (risos).
      Vou começar a colocar fotos maiores e de quotes também, além dos detalhes da página, pode ter certeza (realmente, agora que prestei atenção, pequenininho desse jeito não dá pra notar T.T)
      Quase ninguém conhece esse projeto do Estúdio Mauricio de Sousa Produções, apesar de já está com mais de ano sendo produzido.
      E pode ficar de olho que essa só abriu a "maratona". Vou falar de todas lançadas até hoje ;)

      Beijinhos =*
      Miaka Freitas
      www.umsofaalareira.blogspot.com.br

      Excluir
  7. Oi, Mi.
    Eu li muito gibi quando criança. Hoje, eu passo longe de gibi, mangá ou graphic novels. Estou bem saturado ;s
    No entanto, gostei desse e das informações apresentadas. Vou ver se pesquiso mais sobre o livro para talvez comprar :3
    Adorei o post.

    Beijo
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriano,
      Estamos bem cheios de lançamentos, seja graphic novels, gibis e mangás que as vezes também tenho vontade de jogar tudo pro alto e tirar umas férias. Até porque o mercado tem crescido, e mesmo achando coisas interessantes, tem muita meia boca por ai também.
      Mas sempre vou está trazendo títulos bons, em conta e de qualidade, então fique de olho por aqui toda quarta (e também no meu blog pessoal).

      Beijinhos =*
      Miaka Freitas
      www.umsofaalareira.blogspot.com.br

      Excluir
  8. Oi Flor!

    Eu gosto de quadrinhos! Já contei para você que foi um dos meus primeiros contatos com a literatura! Me lembro que eu li sempre regionalmente antes de dormir os Gibs da Turma da Monica!
    Amo muito até hj!!

    Parabéns pelo post!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, volte a ler! Ta perdendo muita publicação boa *-*

      Beijinhos!

      Excluir
  9. Oi Miaka,

    Eu amo a Turma da Mônica, sempre gostei, inclusive quando estava estudando inglês a uns dois anos encontrei a Turma em inglês nas bancas de revistas, foi o máximo ter os meus quadrinhos preferidos na infância, agora na minha fase bem adulta e em aulas de inglês.
    Adorei as informações que você trouxe e quero ler todos.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMEI A PUBLICAÇÃO DA TURMA DA MÔNICA EM OUTRAS LÍNGUAS! Ótimo para estudar! Eu tenho que começar a comprar ela em inglês também. Um dia eu divido minha experiencia em ler em inglês!

      Beijinhos =*

      Excluir
  10. Olá Miaka!
    Acho que você vai me matar, mas eu nunca parei para ler um gibi da turma da mônica, conheço os personagens pelos desenhos animados. Minha infância não foi muito regrada a leitura, meus pais nunca me incentivaram então só vim ler já depois de burra velha kkkkkk
    Mas eu estou anotando todas essas dicas por causa do meu filho, ele ainda não le, mas quero já começar a montar a estante dele com os gibis e livros de criança, ao contrario de mim ele vai ter muito incentivo a leitura.
    Adorei esse post e vou passar acompanhar as outras postagens aqui no blog.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suelen,
      Não deixe de ler com ele. Você vai se divertir e muito e vai ser ótimo para ele ter esse exemplo em casa.

      Beijinhos =*

      Excluir
  11. Olá Miaka, tudo bem?

    Não conhecia estas publicações, mas acho que desde que "cresci" não leio nada que esteja em quadrinhos. Preciso retomar velhos hábitos.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Pamela,
      precisa mesmo retomar, nunca se é velho demais para ler quadrinhos, e muito menos Turma da Mônica

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias