15 de novembro de 2014. O que mudou desde o Famigerado 15 de novembro de 1889?

00:38


No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, juntamente com outros militares, na Praça da Aclamação (hoje Praça da República) na então capital do Império, Rio de Janeiro, destituiu o imperador e assumiu o poder, instituindo assim um governo republicano, com membros militares e civis. Esse ato foi a Proclamação da República.

Desde então somos um governo republicano e já tivemos algumas constituições (seis no total). Passamos por duas ditaduras militares, sendo a primeira na época de Getúlio Vargas e a outra nos anos 60 que durou até 1985.

Na época de Getúlio o brasileiro ganhou alguns direitos como leis trabalhistas, carteira de trabalho e muitos outros (é bom pesquisar, pois vão ficar surpresos com tantas realizações).

Depois veio o Estado Novo e em seguida o golpe militar nos anos sessenta, instituindo um governo militar e ditadura.

Nas escolas tinha-se um sentimento cívico, antes de entrar na sala de aula eu lembro que tocava o hino do Brasil e hasteamento da bandeira nacional (dois símbolos nacionais). Na escola aprendia-se a coisas como datas nacionais, respeito aos mais velhos, às leis e aos símbolos nacionais. Disso eu sinto falta.

Terminada a ditadura militar o brasileiro voltou a votar para escolher seus governantes, em todos os segmentos, incluindo Presidente da República.

Vendo hoje, percebo que a nossa sociedade está regredindo, o país está vivendo um retrocesso e se desvanecendo. Nossa cultura está desaparecendo. O respeito está desaparecendo. A educação, em um sentido geral está sendo abandonada, relegada a um canto escuro do esquecimento.

Não há mais sentimento cívico. Mal aprendem o hino. E outro dia, na época da copa do mundo vi “brasileiros” queimando a nossa bandeira, símbolo máximo de nossa soberania, um imenso desrespeito.

Não sei se a monarquia era boa. E se não houvesse a proclamação da República ainda seríamos uma monarquia? E seria boa? Provavelmente não seríamos uma monarquia, mas, este país ainda precisa aprender muito para ser uma República. Principalmente, o brasileiro precisa aprender a respeitar a sua constituição.

Temos Direitos, mas antes deles, temos os deveres. E muitas vezes só consegue lembrar-se dos direitos, chutando os deveres para bem longe.

É preciso amadurecer. Quem sabe daqui a alguns anos quando comemorarmos 150 anos da Proclamação este país saiba como é viver como uma república plena.


Antonio Henrique Fernandes
Colunista




You Might Also Like

2 leitores apaixonados❣️

  1. Oi Antonio!

    Adorei a critica! Um ótimo momento para nos lembrar de nossos deveres. Depois das eleições muita coisa aconteceu e ainda esta acontecendo. Acho que o brasileiro como um todo, ainda não sabe o que quer. É difícil falar sobre esse assunto, mas é inevitável!

    Parabéns! Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ana Paula, há certas coisas que não tem jeito. não tem como fugir desse assunto, pois está presente em todos os dias da nossa vida. nossos direitos e deveres sempre são a pauta para alguma discussão. reclamamos muito de nossos direitos sendo cerceados, mas não podemos esquecer que temos os nossos deveres.
      obrigado
      bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias