Penas e Nanquim – TMJ Sombras do Passado

14:00

Desculpem quase um mês de sumiço. Acontece que aconteceu (olha a redundância) muita coisa no ultimo dia. Minha universidade aperreou com muitos trabalhos e provas, depois o computador de minha mãe pifou e ela começou a dividir o meu com o dela (ou seja, quem sobrava era eu que ficava sem computador) e depois tive 10 dias de trabalho direto na feira do livro da minha cidade.

Agora tudo isso acabou, e eu sou de vocês novamente.

Eu já escrevi várias matérias para cá, mas por conta dos imprevistos, eu fiquei sem poder trazer para vocês. Mas vamos começar. Tinha preparado uma resenha para o dia das bruxas, como demorou, vou começar com ela!

Como muitos comentaram aqui na coluna que de quadrinhos só conhece Turma da Mônica e que estamos perto do dia das bruxas, vou dar a dica de uma combinação que a cada ano tem dado certo: Turma da Mônica Jovem e Halloween.

Em um resumo básico, já foi 4 edições de Outubro com a temática. Dessas 4, 3 foram com roteiros escrito por Emerson Abreu. E com essa mistura  só deu um enredo sobrenatural.

Falando um pouco do Tio Emerson:

Ele é roteirista da Turma da Mônica e atuou na criação de alguns personagens e roteiros que ele fez questão de recordar em cada TMJ que escreveu. E relembra de um jeito para causar um bom arrepio. Qualquer pessoa normal falaria do quadrinhos desse mês: Umbra.

Mas eu quero falar de 2 edições passadas: Sombras do Passado.

Sombras do Passado Nº 51 e 52
Tadinha da Mônica
Foto do Acervo Pessoal
Para quem quiser saber da revista do mês, mais sobre as obras de Emerson Abreu e outras especiais de dia das bruxas, já deixo um convite de antemão para o primeiro videocast do meu canal (apesar de eu ainda não ter conseguido tempo para editar o vídeo, mas quando sair, eu aviso para vocês na próxima coluna e coloco o link, ou se inscrevam no canal e recebe notificações a cada vídeo novo).
Agora chega de enrolação!

Sombras do passado foi um especial de dia das bruxas mas que durou duas edições e recentemente (2/ 3 meses atrás) derivou um roteiro para a turminha pequena (Magali #92 – Sombrinhas do Passado). 
Mas você não precisa ler esse gibi para entender a história da TMJ, tanto que só depois de 2 anos que esse spin-off reapareceu para os fãs.

Magali #92 - Sombrinhas do Passado
Spin-off de TMJ Sombras do Passado
Foto da Edição de um Amigo meu (obrigada Tassio por emprestar o volume para essa matéria)
Para quem quiser procurar, as edições equivalente ao arco do Sombras do Passado é as números 51 e 52. Como dito antes, Emerson Abreu não é um roteirista regular da TMJ, e sim roteirista dos gibis da turma pequenininha e foi responsável pela criação de algumas novas personagens, como as terríveis garotas do bairro das pintagueiras, a jumenta voadora e outros. Se quiser ser um pouquinho nostálgico, é só procurar as obras que Emerson Abreu resenhou na TMJ que lá, com toda a certeza, vai encontrar um personagem que ele foi responsável por criar.

Primeira aparição das Meninhas do Bairro das Pintagueiras (rivais do bairro do Limoeiro)
E aqui o pesadelo da Mônica começa (risos)
Foto do Acervo Pessoal
Agradeço Becca-chan por me presentear com tal volume (em uma época longínqua da minha vida) 
Voltando a Sombras do Passado, essa edição de dia das bruxas é a anterior a edição Dia das Bruxas, que é anterior a essa desse ano, intitulada Umbra. Deste que Emerson assumiu o papel de escrever as histórias especiais do dia das bruxas, elas tem uma ligação direta  (ou pelo menos subjetiva) uma nas outras, mas nada que compromete sua leitura de um único arco fechado.

Sombras do Passado conta uma história, não apenas de terror, mas também com intrigas no estilo “problemas de adolescentes”, pois além de todo o contexto de terror que envolve a Mônica, que está tendo pesadelos onde as meninas do Bairro das Pintagueiras (Sofia, Penha e Agnes) a assombra e ela não consegue fugir, ela também tem que encarar a volta das garotas na vida real. As três voltam a atormentar a Mônica em sua escola e vida, fazendo com que a turma se divida. Além disso, tem também a assombração de Agnes e a volta da Penha, que foi nada menos que a primeira namorada do Cebola. Ou seja, Mônica está praticamente sozinha nessa situação desesperadora para ela e cheia de pesadelos em sonhos e em vida.
Cebolinha - A Namorada do Cebolinha
Penha infernizando a vida da Mônica deste de pequena
Foto retirada da Internet
Vale a pena conferir a série em dois volumes, onde além do psicológico abalado por pesadelos repetitivos, os personagens também tem que lidar com situações desconfortáveis, que na verdade, todo adolescente já passou e já fez a tempestade por causa disso.

Também não deixem de conferir os spin-offs das edições, onde explica melhor quem são as garotas do Bairro das Pintagueiras, a Namorada do Cebolinha e também o Sombrinhas do Passado, que explica porque Agnes se tornou o que é em Sombras do Passado.

PS: anos atrás eu já havia resenhado, em meu blog pessoal, a primeira edição de Sombras do Passado, mas só agora resolvi juntar tudo em um mesmo texto (inédito) para vocês leitores.

PS2: desculpa pelas legendas das fotos ficarem longas, mas sempre gosto de agradecer aqueles que ajudam, principalmente minha melhor amiga Becca-chan e meu mais novo amigo disney Tá-san! Espero que entendam a empolgação!

MIAKA FREITAS
Me Siga também nas Redes Sociais: 

You Might Also Like

19 leitores apaixonados❣️

  1. HAA!!!! Que saudade do tempo que eu lia Turma da Mônica! Acredita que nunca li Turma da Mônica Jovem? Preciso comprar um e ler! rsrsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!!! Você tem que ler, aproveita que o arco atual está cheio de mistério e ação, você vai adorar, tenho certeza. São os volumes 74, 75 e em dezembro o final na 76.

      Xoxo!!!

      Excluir
  2. Adoro a turma da Mônica!
    Faz parte da minha formação como leitora!
    Adorei ver aqui.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que fez parte de boa parte da infância e formação do gostinho da leitura (e com toda a certeza, quando eu tiver um filho, vou ler e dá de presente Turma da Mônica para ele).

      Quero te ver sempre por aqui!
      Beijinhos!!!

      Excluir
  3. Muitos blogs não falam sobre A turma da Mônica, gostei muito do seu post.
    Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Realmente, muito blog não fala mais de Turma da Mônica por acharem infantis demais. Mas acho que para ler Turma da Mônica não importa a idade!!!!

      Volte sempre!!!

      Excluir
  4. Desde criança leio os gibis da TM, e agora compro para meus filhos, e leio também, claro. Quando lançaram a TMJ eu comecei a comprar os exemplares, mas não gostei muito por ser no estilo mangá, do qual não tenho costume. Então parei lá pelo nº5. =/
    Mas amei o post, me trouxe lindas recordações.
    Obrigada!
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que por ser em estilo mangá, me chamou ainda mais atenção. Apesar que o traço atual diferenciou muito do traço das 20 primeiras edições. Está muito mais lindo e encantador no dia de hoje!!!

      Xoxo!
      Espero que venha sempre aqui comentar quando falarmos de Turma da Mônica!!!!

      Beijinhos!

      Excluir
  5. ai eu amo a turma da Mônica!
    achei bacana este paralelo com a turma jovem e a pequenininha! :)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E essa foi a primeira vez que aconteceu, no começo de Dezembro, vou trazer o que aconteceu com a série atual da turma da Mônica. TODAS AS DO MÊS DE OUTUBRO ficaram conectadas! Isso foi demais!!!!!!

      Beijinhos =*

      Excluir
  6. Texto muito legal para uma ótima história! E totalmente pertinente ao momento! Além de que está cheio de imagens, o que é um trabalho com muito esmero.

    E eu fui citado duas vezes, vou ficar envergonhado |3 ! Assim eu viro fã dessa Miaka!
    Beijos, sua fofa =*!
    Adorei ^^!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouwn! Você nem deixou eu te mostrar essa homenagem antes de vim correndo ver essa postagem (risos). Se não fosse sua mega aula no nosso vídeocast, eu não saberia de tanta coisa para fazer esse texto e foi lá no videocast que deu vontade de escrever esse texto aqui no Leituras da Mila.

      Obrigada por ser meu amigo disney e gibizoso u.u

      Xoxo!

      Excluir
  7. Sou apaixonada pela turma da Mônica. Quando eu era criança minha mãe me dava uma HQ da turma cada vez que conseguia me arrastar pro médico, era minha recompensa kkkk
    Li alguns da turma da mônica jovem, mas não é a mesma coisa, eu prefiro eles criancinhas *-*

    bjs ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha umas recompensas assim!
      Lembro também uma época que meus pais apostavam se eu dormia primeiro que eles, assim eu ganharia uma revistinha de hq da disney (que era 1 real na época).

      Beijinhos!
      Quero te ver na próxima vez que eu falar de turma da mônica!!!

      Excluir
  8. Olá!
    Bem bacana esse seu post!
    Eu sou apaixonada pela Turma da Mônica e essas revistas da Turma da Mônica Jovem estão cada vez melhores. Não li essas de Halloween, mas fiquei doida pra conhecer.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Miaka!
    Eu adoro TMJ! Tenho coleção, e do Chico Bento Moço também. ♥ Amo!
    Sombras do Passado é uma das histórias que mais curto. ♥♥♥ Adoro ver a nossa turminha inserida nesse clima de mistério.
    Beijos!
    https://cantaremverso.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Miaka!
    A primeira vez que peguei em mãos um exemplar da Turma da Mônica Jovem me sentido chocada… Parece que acabaram com a minha infância devido a tantas mudanças e à ênfase sobre o romance dos personagens. Acabei desanimando. Tenho nas lembranças apenas os bons momentos com os originais infantis. :) Mas gostei do seu post, sabe? Acho legal quando os quadrinhos acompanham as datas comemorativas e fazem edições como essa, para o Dia das Bruxas. Nada sabia sobre Sombras do Passado, mas… confesso que provavelmente não conhecerei pessoalmente (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei a postagem, principalmente o nome do post rs. Eu já li a revistinha da Namorada do Cebolinha é super engraçada! Curti que na versão Jovem as edições são um tipo de continuação das edições das HQs rs. Pena que não leio mais as TMJ, parei de acompanhar tem um tempo, por falta de verba, rs.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  12. Li muito pouco sobre a Mônica, mas acho super legal.

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias