Penas e Nanquim - Desmitificando o Quadrinho

14:00

Oi meus leitores lindos!! 

Estou amando ler cada comentário e saber que muita gente tem interesse em quadrinhos, mas não sabia como começar a colecionar. Estou pensando em fazer, além dessas dicas semanais, algumas postagens contando um pouco da vida de uma colecionadora de quadrinhos, que tal? Assim, para quem quiser saber por onde começar, o que precisa e tudo mais, a gente pode ajudar (e acho melhor fazer em vídeo para vocês poderem ver sem atrapalhar as postagens. A escolha é de vocês). 

Também quero poder fazer uma "galeria" digamos assim, uma postagem também conversando com vocês. Então quero saber nos comentários, quem começar a ler alguma obra por influência da resenha ou por que foi procurar outros títulos que despertam o interesse, conte sua história para a gente e quero fazer uma super galeria com todos os leitores que tenho conhecido. Só esse retorno já é um super agradecimento pelo trabalho que estou fazendo aqui! 

Como disse, quadrinhos no Brasil não se resume apenas em Turma da Mônica. E acho que desmitificar isso é o que tenho tentado fazer a cada postagem nessa coluna. Também tentar explicar um pouquinho dos vários estilo de quadrinhos que encontramos pelo mundo

O mangá nada mais é o termo para "histórias em quadrinhos" no Japão. E isso muda de local para local, aqui no Brasil é HQ ou o famigerado Gibi, nos estados unidos é Comic ou Graphic Novel. Em Portugal é chamado de Banda Desenhada e por ai vai. OU SEJA, tudo é quadrinho no final das contas. 

Acontece que muitos leitores e colecionadores gostam de usar a nomenclatura para designar a origem de determinado titulo. Então um quadrinho japonês ou coreano, facilmente é chamado de "mangá" para que possamos logo diferenciar ele de uma outra comic, por exemplo. E cada termo desse vem carregando com ele uma série de características que alguns usam como regra para o estilo. O que nem sempre é isso. 

Eu quero manter essa postagem mais como um FAQ, para que todas as dúvidas que possam surgir  aqui tenham uma postagem fixa aonde podemos depois responder de forma organizada, até porque é bem ruim para um leitor da coluna ir procurar de comentário em comentário as respostas das suas duvidas, e também para que não fiquemos repetindo a mesma pergunta várias e várias vezes em todas as postagens. O que acham da ideia? 

Ou seja, a postagem de hoje (muitos vão achar que é pra encher linguiça) é só para vocês perguntarem e conversarem comigo ^^ 

Semana que vem, venho falando do mangá Cinderalla

E sim, eu esqueci o que ia falar por enquanto aqui, então deixem as dúvidas que aparecerem nos comentários e vamos encher essa postagem com as duvidas e curiosidades sobre os quadrinhos! 

MIAKA FREITAS
Me Siga também nas Redes Sociais: 

You Might Also Like

17 leitores apaixonados❣️

  1. Gostei do post!
    Quadrinhos/ mangá são ótimos *-*

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Miaka!
    Vc está me fazendo ficar com vontade de ler mangás! rsrsrsrsrrsrs
    Vou esperar esse post da Cinderella, eu amo essa história, vai que eu acabo comprando! rsrsrsrsr

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei de quadrinhos, apesar que nos últimos tempo acompanho mais os da Turma da Mônica Jovem e Chico Bento Moço. Já comprei de outros tipos, mas meus filhos não gostaram tanto.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Quando eu era mais nova gostava muito de gibi, mas com o tempo eu fui me afastando deles porém queria voltar a ler um novo sem ser o da Turma da Mônica, por quê eu quero conferir novos trabalhos.
    Bjss!

    http://stylishsgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu não sou muito fã de HQ, acho que pela falta de paciência em ler. Gosto das ilustrações, mas geralmente não me sinto tao conectada com a história através delas. A única HQ que leio, por ser fã mesmo, é TWD. Leio mais para não me surpreender negativamente com a série - apesar de todas as diferenças.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  6. oi, tudo bem?
    Eu não tenho o hábito de ler quadrinhos, minha experiência se resume a Turma da Mônica e as HQs de Buffy, a caça vampiros. Mas sei que o universo dos quadrinhos é imenso, então você vai ter muito material para falar nos próximos posts, rs. Achei legal você colocar aqui as terminologias diferentes, porque tem gente quer acha que quadrinhos, gibis, mangas e HQs são coisas completamente distintas, rs. Sei que o mangá é um pouco diferente, pela ordem de leitura dos quadros, mas é só acostumar com isso, que no resto, é tudo histórias escritas em quadrinhos, rs.
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ei Mila, belezinha?
    Adorei o post! Quadrinhos foram minha vida quando na infancia. Hoje já não me seduzem mais tanto. Diferentemente dos mangas. Comecei a colecionar alguns titulos ano passado e esse ano, divido as compras pra livros e mangas. Falencia total D:

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Maika!
    Eu adoraria conhecer mais as HQ brasileiras. Não conheço nenhuma, sabe? Eu sei, é terrível. Sou fã de mangá, mas também não coleciono nenhum. Costumo ler online. E os mangás que são meus favoritos não foram lançados no Brasil – acho. Caso contrário, compraria!
    Se puder trazer sugestões de HQ brasileiras, adoraria conhecer! :) Mas sou fã dos gêneros shoujo ou drama. Esses de luta e tudo mais não são do meu interesse.

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Maika, como vai?
    Não leio infelizmente HQ brasileiras por não conhecer nenhuma, então ficaria honrada se me indicasse algumas rs. Também não tenho hábito de ler mangás, o único que eu leio é One Piece e Naruto que é vicio total meeeeeesmo. Perfeitos haha. Também nunca li nada da Turma da Monica e acho que está na hora de mudar isso... Mas uma história em quadrinho que tenho muita vontade de ler se chama Maus, parece ser bem forte e espero ter a chance de ler.
    Adorei o post e espero que traga dicas de mangás/revistas em quadrinhos para nós ;).
    Beijos e sucesso querida.
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie ^^
    Não sou muito fã de quadrinhos, na verdade, morro de preguiça de procurar e ler...haha' Mas confesso que sempre quis ser daquelas pessoas fanáticas por quadrinhos e coisas do tipo *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Mi!!!

    Adoro quadrinhos!
    Sabe... Nunca parei pra pensar que era só o nome que mudava, mas que são todos a mesma coisa! Hehehehe #Tchonga
    Nunca tive vontade de colecionar gibis, mas todos os que eu tenho são favoritos e estão muito bem guardados! Amoo os da Maga e da Madame Min! S2
    Sempre vou no sebo caço aqueles mais velhinhos! Os novos não tem muita graça. Principalmente os da Mônica jovem!!!
    Tenho uma pergunta: Como e onde você guarda seus exemplares de coleção?
    Algum plástico de proteção? Produto para não embolorar/amarelar?
    Os meus como já disse, são os mais antiguinhos, então são naturalmente amarelados e tem aquele cheirinho de coisa velha. Costumo deixar na parte da estante mais próxima da janela, onde bate bastante vento e luz do sol. Parece que o cheiro diminui! ^^

    Beijokinhaaasss!

    ResponderExcluir
  12. Oi Flor, bem eu amo mangá eu falo mangá mesmo porque como você disse em seu texto é como um modo de designar a origem, mas há algumas diferenças entre um mangá e uma HQ. Já não curto muito HQ's leio algumas mas o meu forte são os mangás de verdade amo de mais é um tipo de leitura diferente e claro tenho os meus preferidos, Naruto um dos mangás mais famosos com uma historia de amizade e superação incrivel e One Piece.
    Já não sou muito fã dos quadrinhos brasileiros, o único que conheço é da turma da mônica, mas conheço por ouvi falarem muito e ser famoso aqui no Brasil mas nunca li, e gostaria de saber sobre outros quadrinhos que são daqui do Brasil, para não ficar tão por fora assim. :/

    xoxo!
    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Eu gosto de HQ's, mas não tenho costume de ler ou colecionar. Você poderia falar um pouco sobre os novos quadrinhos da Turma da Mônica. Achei bacana eles se adaptarem aos novos tempos. Ah, eu adoro mangás e adoraria algumas indicações.
    Beijos!!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Muito legal isso, são nomes diferentes mas que no fim significam a mesma coisa. E HQ é tudo de bom, no Brasil temos muitos mais do que turma da Mônica, pena que não tem tanta visibilidade, parabéns pela coluna.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  15. Amei esse post , porque eu amo quadrinhos , porque foi as primeiras coisas que eu comecei a ler !

    ResponderExcluir
  16. Ola Miaka eu adoro turma da Monica tenho metade da coleção hehe da Turma Jovem , mas concordo com você não se resume apenas a Mauricio de Souza, leio e vejo muitas coisas bacanas , vou esperar você trazer ótimas dicas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post e achei uma ideia bem interessante. Não sou muito de ler quadrinhos mas estou disposto a ler e conhecer. Espero ansiosamente o próximo post sobre esse assunto.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias