Penas e Nanquim - Valente

14:00

Obrigada a leitora Francine Porfirio que comentou para falarmos mais de HQ's brasileiras. Temos que realmente valorizar o nosso nacional.


Por seu comentário agora, eu vou adiantar uma dica que estava guardando para uma melhor aparição aqui. Fugindo de Turma da Mônica, afinal não existe só Mauricio de Sousa no país (apesar dele ser fera), vou falar de 4 quadrinhos do Vitor Cafaggi. Quem não viu, eu já o citei aqui na coluna um projeto bem legal que o Estúdio Mauricio de Sousa Produções estão fazendo: as Graphic MSP. Em um resumo por alto, as Graphic MSP são quadrinhos de história unica onde outros quadrinhistas são convidados a redesenhar e escrever uma história com os personagens do Mauricio. É um super trabalho que tem feito e já foram lançadas 5 títulos dessa coleção. Vitor Cafaggi e sua irmã Lu Cafaggi foram convidados a fazer a Graphic MSP Laços, que já foi comentada aqui. 

A Graphic Laços foi a responsável por fazer eu conhecer esse quadrinista. E o pessoal da fanpage Mangás Brasil (os mesmos que me contaram sobre Cinderalla) que me fizeram correr feito louca para as bancas de revistas procurar as edições de Valente. E agora por culpa deles, eu estou totalmente apaixonada por esse titulo. E por favor, se não querem ficar loucos por Valente, não leem a postagem (risos). 
Valente nº 2 e nº 3
Foto retirada de Acervo Pessoal 
Eu sempre fui de "pré-julgar" por um titulo, mas nunca liguei tanto pela capa. Mas o titulo me faz ter as "primeira impressões", e é por um titulo que as vezes acabo desistindo de um livro ou quadrinho. Eu sei, podem me criticar que não se deve julgar uma obra toda por isso, mas é como se fosse a alma do negocio. Sempre fui de pensar que o titulo é o que vai vender ou não a obra para um futuro leitor, então a partir do momento que você ler o titulo da obra, você já começa a ter uma ideia do que ela poderá tratar. E quando eu li o titulo Valente, juro que eu pensei que seria algo com soldados de guerra, com samurais, com guerreiros, algo que remetesse a esse tipo de valentia e bravura. Ah. e como eu gosto de dizer que estou errada. 

E como eu estava errada! 

Valente é um copilado de tirinhas sobre um cachorro chamado Valente. Só que o mundo deles, os animais são personificados. Ou seja, não há humanos, pois todos são animais. Valente está no ensino médio e além da tensão que normalmente se passamos nessa fase de adolescência, Valente também é um azarado quando o assunto é o amor. E a HQ nos mostra essas andanças do nosso pequeno cachorrinho atrás de sua alma gêmea. 
Não tem como não se identificar com esse cachorrinho
Foto retirada de Acervo Pessoal 
 Como todo herói tem seu companheiro onde pode buscar apoio em momentos difíceis, conselhos de sabedoria e outras coisas, Valente sempre tem a quem recorrer, que é a Bu, a sua melhor amiga. Afinal, para se relacionar com uma futura namorada, tem que conhecer um pouco do universo feminino, né Valente
Valente e a Bu, melhor amiga do protagonista e responsável
 por tentar fazê-lo ter um relacionamento que dê certo
Foto retirada de Acervo Pessoal 
O melhor de todo o universo de Valente não é apenas o carisma desse cachorrinho, mas também toda a gama de personagens que existem ao redor do protagonista, deste de seu grupo de jogadores de RPG, sua irmãzinha viciada em Cavaleiros do Zodíaco e outras personagens cativantes que só lendo para conhecer. Ah, e o Vitor coloca muita referência de filmes, como o seu favorito: Rocky Balboa

Valente sempre sonhador e apaixonado
Foto retirada de Acervo Pessoal 
As tirinhas de Valente surgiram no blog do autor e fizeram bastante sucesso que a Editora Panini resolveu lançar em formato encadernado as edições. Mas as tirinhas ainda estão disponíveis para leitura no blog, é só visitar esse link. E para quem tiver interessado, também tem uma adaptação bem interessante sobre Peter Parker, onde Vitor mostra a infância de Peter antes dele se tornar o Homem Aranha, o copilado de tirinhas da infância de Peter Parker se chama Punny Parker, e no Um Sofá fiz uma matéria comparando Valente e Punny Parker, vale a pena conferir. 

Valente nº 4, lançada na Bienal em Agosto
PS: Volume 1 no plástico acima
Foto retirada de Acervo Pessoal 
 Em agosto desse ano, Vitor lançou o quarto volume de Valente na Bienal. E ainda há a promessa de mais e mais valente, mas ainda não foi noticiado quando sairá os outros volumes. Além de poder ser encontrado em bancas de revista quando lançado e em lojas especializadas em quadrinhos (e livrarias), pode ser comprado diretamente no site da Editora Panini, na Saraiva, Comix Book Store e outros sites. 

Para quem quer conhecer mais sobre Vitor Cafaggi, no começo de 2014 fiz uma entrevista com ele que foi ao ar em meu blog Um Sofá À Lareira. Espero que gostem! 

PS: Outros títulos nacionais já foram citados na coluna: 

 MIAKA FREITAS
Me Siga também nas Redes Sociais: 

You Might Also Like

10 leitores apaixonados❣️

  1. HAAA!!!! Que lindo! Tbm quero!
    Estou tentando conseguir Cinderalla por troca no skoob, vamos ver, se eu não conseguir, vou comprar pq adorei o post que vc fez!
    Bem, mais um que eu vou caçar feito doida neh? rsrsrsrsrrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Ah meu deus quanta fofura! Sem dúvidas eu quero ler ele!
    Amo HQ, e amo mais ainda cachorros <3
    Amei demais!
    Beijos
    Bruna do blog: Cantinho da Bruna -
    @blogcantinhoBL



    ResponderExcluir
  3. Ola Miaka fiquei feliz demais que vai trazer as novidades assim como a Fran também só conheço Turma da Monica Jovem adoro por sinal, estarei sempre atenta a suas postagens, menina que cão lindinho, dá vontade de apertar adorei a ilustração, rápido de ler, já vou comprar para ler com meu filho. Espero que saia mais do Cão Valente . ótima dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Achei o seu post bem bacana, fiquei curiosa para ler os quadrinhos. Decidi que vou dar mais valor aos HQ's...haha' principalmente os nacionais.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá! :)

    Sou muito fã de mangás e até comprou alguns, mas hqs ainda são bem raras entre as minhas compras rsrs. Eu já tivnha visto várias pessoas falando sobre valente e achei muitooo fofo e to louco para ter a oportunidade de efetuar a leitura.

    Gabriel - http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Miaka-flor!
    Eu me senti muito feliz por você ter valorizado e atendido ao meu pedido. :) Obrigada pelo carinho. Sabe que não conhecia Valente? E adorei! Eu sou uma apreciadora de quadrinhos como esse, que trazem animais como protagonistas. Garfield e Snoopy, por exemplo, são animais que já conquistaram os corações até de quem nunca adquiriu alguma das suas coletâneas de quadrinhos.
    Valente me pareceu, além de fofo, cheio de mensagens para nós refletirmos. Fiquei curiosa com esse personagem e com os seus amigos (rs). E achei genial o autor colocar todos os personagens como animais.

    Obrigada pela dica, flor!
    Beijo carinhoso =*

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Já falei em um post seu anterior que que sou mega fã de mangás e coleciono também, porém as HQ's inclusive as brasileiras, não são leituras que me atraem, mas fiquei feliz de conhecer outra Hq sem ser a turma da Mônica kkk

    xoxo!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adorei o post! Simplesmente encantada com Valente!
    Não conhecia Victor Cafaggi, mas gostei muito de poder conhecer outro artista de HQ, ainda mais com uma história que me parece fascinante.
    Com certeza irei procurar para comprar, pois quero muito poder me aventurar com Valente e seus amigos.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Miaka!
    Eu não sou muito fã de HQ's, mas esse parece ser muito fofo.
    Nem sabia que existiam outros escritores de HQ's aqui no Brasil a não ser o Maurício de Souza. Mas é sempre bom conhecer coisas novas.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Uau, esse post é bem fofo, adorei.
    Não sou muito de ler HQ. abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias