Resenha # 1808

08:00


O propósito deste livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. '1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil' é o relato sobre um dos principais momentos históricos brasileiros.







Autor: Laurentino Gomes  //  Páginas: 384 // Editora: Planeta // Classificação:  Excelente  // Onde Comprar:
FNAC   Amazon   Livraria Cultura  Saraiva   Extra   Americanas 







Uma boa base para conhecer a nossa história


Seu autor é o jornalista paranaense de Maringá Laurentino Gomes, essa obra é resultado de dez anos de investigação, segundo ele mesmo afirma ao apresentar logo de início uma vasta fonte de livros, periódicos e acervos históricos. O autor ressalta que embora não possua a pretensão de ser um livro acadêmico, todas as suas informações são baseadas em relatos e documentos históricos, exaustivamente apurados e checados.

Como o próprio Laurentino declara na introdução: O objetivo deste livro é tornar um pedaço da história brasileira mais acessível para leitores interessados em acontecimentos históricos mas com dificuldade em entender uma linguagem acadêmica (evidentemente rebuscada e de difícil compreensão). Por várias semanas foi um dos mais vendidos no Brasil e em Portugal, com uma linguagem jornalística que mostra o quão rica é a historia do nosso país!

O livro relata detalhes de um pedaço da historia brasileira que começa no final de 1807 com a partida (fuga) da corte portuguesa para o Brasil e estende-se ao retorno desta no inicio do ano de 1821.

Nesta época a rainha de Portugal era D. Maria I, porém como ela foi considerada insana, não poderia assumir o trono. Tendo o seu filho mais velho D. José falecido aos 27 anos acometido por uma varíola, quem assumiu o trono foi D. João como o Príncipe Regente. D. João não tinha sido criado e preparado para assumir o trono de Portugal, era um homem medroso, indeciso e de certa forma muito influenciável. 

Historiadores afirmam que em 1580, apenas 80 anos após o descobrimento do Brasil, a historia já apresentava indícios sobre a vontade da corte portuguesa em vir para o Brasil, mas o que impulsionou a aparente repentina decisão de D. João em vir para a colônia brasileira foi anoticia de que as tropas francesas, lideradas por Napoleão Bonaparte, estavam a caminho de Portugal e como era sabido quão grande força tinham as tropas de Napoleão, D. João reconheceu que não tinha condições de vence-lá. Por isso, resolveu com a ajuda e influencia britânica que fugiriam antes do raiar do Sol no dia 29 de novembro de 1807. Credito esta fuga não apenas ao medo e insegurança de D. João, mas como também aos interesses dos Ingleses, estes escoltaram as embarcações da fuga e em troca D. João se comprometeu numa aliança que na minha opinião só beneficiava os próprios ingleses.

Ao lermos este livro, podemos entender um pouco da situação atual do Brasil, nada é por acaso, pois acredito que o povo brasileiro foi muito injustiçado, em especial o povo negro que foram trazidos na condição de escravos. As cidades brasileiras não estavam preparadas para receber a corte portuguesa, faltavam moradias e a forma mais prática encontrada pelos nobres portugueses foi simplesmente expulsar de suas casas as famílias que aqui viviam.

É um livro até cômico, mostra detalhes da falta de higiene do rei, das suas atrapalhadas e medos e conta um pouco da sua intimidade com sua esposa a Rainha Carlota Joaquina.

D. João só resolveu voltar para Portugal após a derrota de Napoleão. E incumbiu seu filho mais velho D. Pedro I para ficar e cuidar da sua valiosa colônia.
Tenho consciência de que quando a corte portuguesa veio para o Brasil trouxe consigo toda a sua riqueza, mas não apoio o fato de que ao voltar para Portugal D. João levou consigo toda a nossa riqueza, deixando para traz um povo miserável e revoltado.

Se você tem interesse em saber mais e entender de onde vem nossas raízes, indico esta leitura, pois no meu ponto de vista, nossas raízes explicam o que somos hoje.



You Might Also Like

14 leitores apaixonados❣️

  1. Fiquei super curiosa com a leitura desse livro, parece ser muito bom... E acredita que tenho ele na minha estante e nunca li? Acho que esta mais no que na hora de criar vergonha e ler ne?! hahaha
    Otima resenha.

    Beijinhos
    www.do-youlove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Emelly!

      Coloca ele na sua meta para 2015 rsrs.
      Boa leitura!
      Bjs!

      Excluir
  2. Oiee ^^
    Faz um bom tempo que venho querendo ler esse livro, sempre o via em promoção no submarino, mas acabava deixando de lado *-* Parece ser muito interessante, estou curiosa.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Esse livro sempre me chamou atenção, e agora após ler sua resenha, tive certeza de que devo lê-lo.
    Parece um livro um tanto quanto interessante, ainda mais por envolver fatos históricos e podermos entender sobre a situação atual do Brasil.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Hey, nunca ouvi falar desse livro, rsrsrs, gostei da sua resenha, mas o livro n me interessou muito :p
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bom?
    Eu tenho vontade de ler essa série de livros porque amo história e sei que vou devorar esses livros. Sou curiosa para descobrir trechos da história do Brasil e esse livro é uma ótima oportunidade para rever alguns acontecimentos importantes do nosso povo.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Daiane, tudo bem?

    Infelizmente este não é meu tipo de leitura. Isso porque eu gosto de livros de história :/

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu já tinha visto uma outra resenha desse livro e foi a mesma resposta positiva.
    Não sou muito de ler livros históricos, mas conhecer um pouco mais do nosso Brasil é sempre bom. Quem sabe eu não leia mais pra frente esse livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie!! Vejo falarem muito bem do livro, assim com sua resenha, mas não me interesso por ele
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Mi... tudo bem??

    Nossa fico perplexa com algumas leituras que vejo por ai principalmente quando conta histórias sobre o nosso país viu... as vezes percebo o quanto o povo naquela época eram ingênuos e medrosos... sei lá... não tenho interesse em ler o livro... não é o meu tipo de leitura, mas fiquei curiosa... então sempre que dá leio resenhas semelhantes... nada melhor do que lê algo de forma resumida... Xero!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu gosto da história do Brasil desse período, acho que ela é importante para entendermos nossa sociedade. Achei legal o livro narrar a história até de forma cômica, porque por tudo que já li, Dom João sempre pareceu meio porquinho e inseguro mesmo, rs.
    Mas não sei se leria. Eu gosto de história, mas não gosto de ler livros históricos assim, vai entender, rs, e tenho que estar no clima, e geralmente preciso de um motivo para ler algo histórico, tipo uma prova ou ajudar meus irmãos mais novos na escola.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. 1808 é um livro que tenho certa curiosidade me ler, afinal, o enredo tem um fundo legal e interessante, mas tenho medo de me decepcionar ao lê-lo, espero que um dia eu possa ler e saber finalmente o que achei, pois as críticas para este enredo são boas. :)

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    Eu gosto de ficção histórica, ou algo mais real, mas geralmente são livros que eu demoro bastante tempo para ler. Vejo muita gente falando dessa série, mas ainda não tenho tanta certeza se pegaria para efetuar a leitura.
    Boa resenha.

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Daiane, tudo bem?
    Mesmo vendo todas as críticas positivas que você fez ao livro eu não consegui me interessar em lê-lo. Não me despertou curiosidade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias