Sagas ou Livros Únicos?

23:55

Nos últimos anos fomos bombardeados com livros que são verdadeiras sagas, séries que parecem que não acabam nunca.

Ainda tentando entender se estão imitando séries de televisão ou de revistas em quadrinhos. Eu até gosto de livros em séries, mas isso está acontecendo com uma freqüência maior do que se imagina. Todo livro que pego para ler tem uma continuação, é parte de uma série.

Claro que isso é coisa antiga, principalmente na área de suspense ou policial investigativo (Sherlock Holmes e Hercole Poirot), mas cada livro era uma história. Tinha começo, meio e fim. E o próximo livro era outra aventura, totalmente diferente, tendo apenas o (s) personagem (ns) principal (is) de volta.

O que acontece agora na literatura, seja nacional ou internacional é que se eu crio uma história ou um personagem que tenha carisma, preciso escrever uma série de livros para explorar.  Não sei se todos têm essa impressão ou apenas eu.

Não que eu esteja reclamando, afinal tenho algumas sagas na minha estante: A TORRE NEGRA, CREPUSCULO, HARRY POTTER, O SENHOR DOS ANEIS (este em livro único), AS CRÔNICAS DE NÁRNIA (também livro único), PERCY JACKSON (primeira série e segunda série), mas o que vejo é que há uma tendência a criar livros como se cria filmes em série, e talvez esse seja o objetivo, dos autores internacionais ao menos, transformar os livros em filmes e se for em série, melhor ainda.

Eu gosto de um bom livro, seja ele qual for, de qual autor for, não necessita ser fino, pode ser daqueles tijolos (como alguns do Stephen King), mas que tenha uma história boa. E que seja completa. Se o personagem for bom e carismático, podem ter livros com ele sendo o personagem principal, dando como exemplo o Professor Robert Langdon, personagens de alguns livros de Dan Brown.

Continuações são boas, mas não pode ser sempre.

Minha mãe comprou um livro e gostou dele, quando foi ver a autora tinha mais uns cinco ou seis livros... Ela desistiu de continuar.

Ah, tenho os dois primeiros de Games of Thrones, ainda não li e preciso comprar os outros três ou quatro (são sete e o autor parece que vai continuar). Dá preguiça de comprar e ler. Ainda mais que são livros enormes.


Antonio Henrique Fernandes

Colunista

You Might Also Like

34 leitores apaixonados❣️

  1. Oi Antonio!

    Concordo plenamente com vc! Se eu te disser que na minha estante tem mais livros de séries do que únicos vc acredita? Pois é! E na maioria das vezes, eu não sabia que estava comprando o primeiro de uma série! Estou tentando terminá-las e claro, fugindo de outras tantas que quero ler, mas é como vc disse, dá uma preguiça danada de comprar e ler! rrrsrsrsrsrrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ana Paula,
      acaba sendo inevitável...há muitos livros que são continuações sem ser exatamente uma continuação, pois é uma estória independente e só sabemos que é continuação quando o lemos.
      bjs

      Excluir
  2. Gosto bastante de ler séries, mas tem hora que cansa mesmo. Esse ano li pouca coisa com continuação. Li a trilogia Destino e o livro O lado mais sombrio, que é o primeiro de outra trilogia, mas o último ainda não chegou no Brasil. Tem vez que dá vontade de ler algo em série, mas nem sempre.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary,
      o maior problema de livros em série é exatamente a espera. por isso muitas vezes espero terminar a série para poder adquirir tudo.
      bjs

      Excluir
  3. Oi Antônio, sou mais ou menos da mesma opinião que você. Gosto de livros em série,de acompanhar os personagens e coisa e tal, mas nem todo enredo consegue virar uma série. tem coisas que acabam e ponto final, não adianta esticar, pois acaba perdendo aquela qualidade que todo o leitor procura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi,
      eu gosto de livros com finais definitivos. mesmo que o final não seja aquele que eu espero. não sou contra uma série, apenas que há séries demais, todo escritor parece que sonha em escrever uma trilogia, no minimo. complicado.
      bjs

      Excluir
  4. Olá Capitão!

    Sabe... Eu não gosto de séries pois costumam demorar para publicar ela inteira.
    Isso me chateia! Perco a intimidade com o personagem! Acabo esquecendo algum detalhe importante...
    Pra mim, livro bom é volume único! Mesmo que seja enoooorme.
    Claro que eu leio trilogias e até mesmo séries. Mas prefiro fazer isso quando tenho todos os livros em mãos. Assim leio tudo de uma vez! hehehe

    Beijokinhaaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giani,
      Exatamente o que respondi em outro comentário. o bom de séries é vc já ter a obra completa para poder saborear do jeito que quiser. O Senhor dos Anéis eu tenho o livro completo e achei melhor assim. quando não tem jeito espero terminar a série, mas, há alguns que tenho que esperar mesmo.
      bjs

      Excluir
  5. Oi oi!
    Bom, eu amoooooo séries, de verdade, apesar de odiar esperar a continuação, prefiro ler só as completas hahahaha Mas nem sempre é possível, tipo As Crônicas de Gelo e Fogo, já ti os cinco e agora estou quase morrendo esperando os próximos... Mas enfim, também adoro livros únicos, adoro livrosss hahahahha
    Beijos,
    Thousand Lives to Live!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Gab,
      concordo com vc, se necessário prefiro a obra completa para começar a ler, mas há obras que vc quer tanto que não tem jeito, tem que esperar mesmo.
      bjs

      Excluir
  6. Eu gostei muito da sua crítica. Acho que estamos mesmo numa onda absoluta de séries que até desanima… Muitos livros começam bem e depois desandam em suas continuações. Vejo cada vez mais resenhas sinalizando que o último volume da série não deu aquele desfecho aguardado, quase como se não fosse necessário.
    Só espero que essa onda passe… E que o que volte a estar na "moda" sejam histórias com uma clara sequência e que utilizem outros volumes somente quando estritamente necessário.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Fran,
      entao, a série é necessária quando o autor já sabe que será uma estória longa e que precise partir em vários livros, mas neste caso o final já está mais ou menos resolvido. o problema é quando o autor terminar o livro e pelo sucesso decide continuar... aí muitas vezes desanda.
      bjs

      Excluir
  7. Oiee ^^
    Acho que depende... O personagem tem que ser pelo menos legal, se não a coisa não anda. Outra coisa ruim é quando o autor enrola demais e fica muito maçante. Ás vezes eu tenho vontade de ler novas séries/sagas, mas na maior parte do tempo, pego mesmo é livro único.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh,
      o que sustenta uma estória ou história é um personagem forte, não precisa ser muito carismático, mas precisa ser forte, e a trama tem que ser inteligente, tem que se sustentar sozinha, aí sim, uma trilogia ou série com oito ou nove livros podem sobreviver. gosto de séries, mas está acontecendo um abuso disso e nem sempre há qualidades nessas séries. aí fico com aquele livro de 800 paginas, mas com um final decente.
      bjs

      Excluir
  8. Oi!
    É realmente difícil decidir se é melhor ler série ou livro único. Por diversas vezes li um livro e quando acabou fiquei triste e curiosa com o que vai acontecer depois na vida dos personagens, tipo Hazel Grace feelings - apenas com alguns aspectos diferentes. Assim como já li uma série torcendo para acabar logo. No geral eu gosto de séries, mas é difícil quando o autor começa a se perder no meio do caminho ou acabar inventando coisas mirabolantes apenas para agradar os fãs, ou fazer dinheiro. Se for coerente vale a pena.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silviane,
      você tocou na ferida... a qualidade das séries. o enxerto dos livros tem que ter qualidade, senão a estória não se sustenta. bons personagens tambem. mas quando o autor começa a fazer malabarismo, a coisa desanda.
      bjs

      Excluir
  9. Ola Antonio eu amo algumas séries citadas como Harry Potter e amo Instrumentos Mortais , o problema de séries é a demora da continuação, tem autor que demora mais de 1 anos, tenha dó , e quando lança até esquecemos do livro anterior, raros autores como Cassandra E JK alguns exemplos conseguem levar com maestrias sagas sem se perderem , Um exemplo de uma autora que para mim perdeu crédito foi Silvia Day , com Toda sua era uma trilogia resolveu virar série e ficou uma porcaria. Se for uma série sem demora até encanta qdo há enredo. Caso contrário fiquem em um livro só. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce,
      Há séries e séries, JK Rowling é exímia nisso, mas veja que normalmente as séries que se sustentaram e fizeram sucessos são aqueles em que os livros são independentes um do outro. nos casos em que o autor resolveu depois que seria uma série ele não soube fazer a adequação necessária. uma boa história se sustenta com bons personagens. aí é melhor ficar em um só.
      bjs

      Excluir
  10. Atualmente ando fugindo de sagas, mas não por não gostar das histórias mais longas, mas porque muitas ainda não foram finalizadas e eu não gosto de ficar esperando um ano inteiro até o próximo ser lançado, mais alguns meses até eu ter dinheiro para comprar...é muito sofrimento.

    Mas apesar disso eu tenho algumas séries que estou namorando nas livrarias e algumas incompletas em casa, que eu sofro, mas vou ter que esperar pelo final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Alessandra,
      durante a minha vida como leitor tive algumas decepções, mas em geral os livros em série me agradaram. o problema era quando eu ia à biblioteca, pegava um livro e depois descobria que tinha uma continuação, não tinha finalizado a estória, e era ruim porque eu nunca conseguia terminar a leitura, não achava as continuações. e isso aconteceu mais de uma vez. hoje tirando uma ou outra eu espero terminar a série para depois adquirir.
      bjs

      Excluir
  11. Oie, tudo bom?
    Realmente nos últimos tempos tivemos um boom das séries e muitas vezes sem a devida necessidade. Quando a história já começa com a proposta de ser uma saga, tudo bem. Mas, é cada vez mais comum os autores criarem séries apenas como marketing para vender mais livros.
    Sinto falta daqueles livros únicos impactantes e que deixavam aquele gosto de saudade.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, sim, tudo bem,
      Exato, quando a série começa como série vc já está preparado. por outro lado, vc tá lendo um livro, termina, gosta e quando menos espera descobre que tem uma continuação (sem a mesma qualidade). acho que precisa ter um bom senso ao lançar um livro... há autores hoje em dia que começa uma história já com a proposta de ser série...
      bjs

      Excluir
  12. Oi Atonio, tudo bem ???
    Eu concordo em parte com você. Tem livros que eu amo tato, que não quero que terminem nunca, então, quero mais volumes sim!!!!!!! Mas eu entendi seu ponto de vista e vou dizer também: as vezes tem séries muito recomendadas e quando vou procurar saber quantos volumes existem, já está no décimo e ainda não terminou. Ai confesso que realmente desanima. O ideal seriam as trilogias, acho que é o equilíbrio perfeito.
    Adorei o tema que escolheu.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cila,
      também acredito que até tres livros seria o ideal, como foi o Senhor dos Anéis, mas há outros que conseguem manter, como a série HP, em vários livros. O que eu acho é que nao deve ser regra. gosto de ler um bom livro que tenha começo, meio e fim. sem esperar que haja "n" continuações.
      bjs

      Excluir
  13. Eu tenho muito dos dois , mas com certeza as sagas toma conta da minha estante !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emerson,
      É porque hoje em dia há justamente mais séries que livros únicos hehehehe. Eu também gosto de séries, tenho algumas, mas procuro também qualidadade. senão não dá vontade de ler.
      um abraço.

      Excluir
  14. Esse é um ponto importante para levar um debate, afinal, as séries seja de livros, ou afins, estão bombando. Eu concordo com a sua colocação, muitas vezes dá preguiça e até desanimo continuar uma série, principalmente se o autor não sabe direito como a desenvolver, muitos livros que tenho estão incompletos, até pensei em comprar, mas ler, sinceramente acho que não, um exemplo é a série Imortais, na época eu adorei, principalmente os dois primeiros livros, a partir do terceiro, desanimei, deixei de comprar e acompanhar, fico de olho no preço, mas ainda fica aquela dúvida se compro ou não, até porque sei que não vou ler. Essa é uma questão que acho que o autor, precisa rever, pois muitas vezes, a história nem precisa de tantos livros, as vezes dois, ou apenas um já dá conta.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Sammy, acredito que quando o autor fala que serão tres ou quatro livros, vc já tem como se adequar e se preparar, mas no caso de uma série de livros que vc nunca sabe quando vai ter fim, é complicado. acho que uma história concisa mesmo que seja um livro tijolão é mais interessante.
      bjs

      Excluir
  15. Até algum tempo atrás diria que não fazia diferença para mim, pois lia muito mais livros únicos que série. Mas hoje dia tudo é série. Acompanho algumas de 4 ou 5 livros que seria totalmente possível juntar tudo em dois ou três, e isso irrita. Principalmente quando nos deparamos com um livro sem final.
    Não ligo de ler séries, e acompanho várias, mas não custa nada o autor fechar, minimamente que seja, a história de cada livro. Por exemplo, Harry Potter tem uma trama principal que vai do primeiro ao último livro, mas cada livro tinha um foco e um fim. Ficávamos curiosos pela continuação? Claro, mas não revoltados por um final aberto, que é o que tenho encontrado em alguns lançamentos recentes.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, excelente exemplo... cada livro do harry potter era único, sabíamos que teria continuação, mas todos os livros fechavam. um nunca dependeu do outro. o pior são algumas séries que não havia motivo algum para isso e a história acaba se perdendo e aí a qualidade cai.
      bjs

      Excluir
  16. Olá Antonio!
    A minha impressão quanto a isso é que os livros está se tornando mais comercial, como os escritores (nem todos) estão vendo que o marcado literário está crescendo eles querem vender. Principalmente os escritores internacionais e isso acaba desmotivando o leitor. Seu gostar até compro, mas fico meio cabreira as vezes de ler um livro que é série.
    Adorei as suas indagações.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen,
      é um problema grave, porque ao transformar a sua história em série, muitos acabam perdendo o foco e assim a história perde em qualidade. melhor mil vezes um livro grosso, mas que seja ótimo, do que transformar em série.
      bjs

      Excluir
  17. Olá, gostei muito do post.Antes eu só tinha livros únicos, mas de alguns meses pra cá comprei 4 series e 3 trilogias...mas ainda não li nenhuma por falta de tempo. Procuro sempre comprar com algum assunto que me atraia.A única série que li completa até hoje foi HP.Mas espero ler meus bebes em breve,kkk.

    Mas o que vc citou no post é híper verdade, as vezes deixo de comprar um livro, quando percebo que ele terá continuações,kkkk..a preguiça fala mais alto e o medo da continuação ser ruim também.


    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simeia,
      além de continuações ainda temos que gastar muito, verdade. mas o pior é ver que muitas das séries não tem toda essa qualidade que queremos ou gostaríamos de ver em uma obra. infelizmente não são todos os autores que têm qualidade no que escreve...
      bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias