Resenha # Proibido

14:38


Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.Eles são irmão e irmã.Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia?Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.

Autora: Tabitha Suzuma  //  Páginas: 302  //  Editora: Valentina  //  Classificação: Excelente  //  Onde Comprar:  Shoptime   Submarino   FNAC   Saraiva   Amazon






Resenha



No primeiro capítulo da história conhecemos Lochan, um rapaz de 17 anos que está no segundo semestre de aula e desde sempre ele fazia questão de se manter invisível para todos, não gostava de ser notado.

Ele foi chamado pelo orientador educacional para fala sobre seu futuro, já que naquele ano ele prestaria prova para a faculdade, mas teria que ser mais participativo nas aulas.

Lochan tem mais irmãos, que são: Tiffin, Kit, a caçula Willa e Maya, sua irmã/ companheira, pois os dois são responsáveis pela criação dos menores, pois sua mãe quase não parava em casa e era uma irresponsável, ela não liga para os filhos e o que ganha trabalhando usa para ela mesma, deixando muito pouco para seus filhos.

No segundo capítulo conhecemos Maya, que tem muita responsabilidade para os seus 16 anos, mas conta sempre com seu irmão Lochan, que é seu porto seguro.



"Maya, Maya, olha só o que Kit sabe fazer! - avisa Willa, excitada, enquanto penduro o blazer e a gravata no cabideiro. - Ele acerta os sucrilhos na minha boca mesmo de longe."
Página 21



Para Maya, Lochan era tudo, sabia que sempre a protegeria e que poderia contar sempre com ele, mas tinha noção que não seria sempre assim, pois ele teria sua vida e Lochan tinha esse mesmo sentimento por sua irmã, mas ele não queria de forma alguma depender tanto assim dela.

Um queria o bem do outro e não se imaginavam com ninguém, até que acontece algo, que aflora a relação proibida.


"...O sentimento estava lá havia anos, se aproximando da superfície a cada dia, era apenas uma questão de tempo até romper nossa frágil teia de negação, nos obrigando a enfrentar a verdade e reconhecer quem somos: duas pessoas que se amam- um amor que ninguém mais poderia compreender."
Página 136


Lochan depois de ver o passo que deram , se desespera, pois são irmãos e não podem se relaciona dessa forma, deixando Maya arrasada, tentando encontrar algum sentido para sua vida.


Enquanto tentam de todas as formas abafar esse amor, eles seguem suas vidas, mas sofrendo demais e quando resolvem ceder, acontece algo impressionante!

Não me conformei com esse final, chorei demais!


Considerações


O que dizer de Proibido?  Ele entra para uma das melhores leituras do ano, e olha que ele acabou de começar.


O enredo é forte e bem polêmico e a autora soube explorar com maestria os conflitos gerados por um amor proibido e o abandono que esses irmãos sofreram desde muito novos.

Os personagens são bem complexos e bem estruturados e acabamos sentindo na pele o que eles passam.

Normalmente costumo falar dos personagens separadamente, mas nessa resenha é impossível fazer de tão forte que eles são.


A narrativa é cativante, é impossível não se envolver lendo.

A diagramação está perfeita e não encontrei nenhum erro de revisão.

Leitura forte, tema polêmico, mas recomendo muito e volto a falar, não me conformo com aquele final!



You Might Also Like

18 leitores apaixonados❣️

  1. Oi Michelle!
    Li Proibido há pouco tempo e também achei excelente. A história mexeu muito comigo e partiu meu coração de diversas maneiras. Apesar do tema polêmico, a sutileza com que a autora soube desenvolver a história me encantou. Se tornou meu favorito!
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi,
    Você já tinha me falado que amou o livro mas lendo sua resenha vi que é realmente bom. Com certeza irei ler, só espero gostar tanto quanto todo mundo rs, é que só li resenhas positivas.

    Bjs flor,
    Jéssica
    www.coracaoleitor.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Minha linda,
    FINALMENTE posso dizer que lerei um livro que resenhou EM BREVE! HAHAHAHAHA. *risada histérica* Eu sei que digo quase sempre que espero ler em breve, mas agora PROIBIDO é mesmo a minha próxima leitura, assim que concluir Análise Mortal – livro que atualmente estou lendo.
    Adorei suas impressões. Notei que o adjetivo mais usado foi "forte". Personagens e uma história forte. Aiai, espero que o meu coração aguente! Haha.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi

    Li este livro logo que comprei ele na Bienal e nossa amo demais este livro, ele mudou muita coisa em mim, fez eu ver o amor entre duas pessoas que se amam sem importar quem sejam !

    Amooo este livro eternamente e com toda certeza é o livro da minha vida que amo e sempre vou amar rsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Eu tinha percebido alguns comentários por conta desse livro, mas nunca li nenhuma resenha. E nem me interessei em saber mais. Acho que estava perdendo tempo, porque agora eu quero ler. Adorei a sua resenha, gosto de livros assim. :)
    Lá vai mais um livro para a lista de desejados..rs

    Beijos
    Jéssica Polato
    http://www.ajessicadisse.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu quero este livro, vejo em destaque em todas as livrarias....
    Muita vontade de ler eu querooooo
    Bjs
    www.satisfashionbrazil.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi... também não me conformo com o final... quando arrumo meus livros e dou de cara com ele... fico babando pela capa linda e lembrando da história que me emocionou e mexeu muito comigo... a vida que eles levavam por conta de uma pai que os abandonou e uma mãe relapsa é de cortar o coração... o sofrimentos deles chegou a doer em mim... jamais na minha vida causaria isso na minha filha... não sei... o que posso dizer que a autora está de parabéns pela construção desse livro lindo.... ela soube desenvolver a história de uma maneira que me prendeu do inicio ao fim... Xero!!!

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    AAAH NÃO ME AGUENTO! Estou com esse livro há mais de dois meses, mas ao invés de querer lê-lo a cada resenha que encontro, fico ainda mais receosa...kkk' não quero ficar de ressaca literária, não quero me apaixonar e chorar pelos personagens *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Mi lindona acredita que ainda não criei coragem para ler esse livro, sei que vou torcer por eles, e vai abalar as emoções por isso adiando. Elogios e mais elogios sobre a escrita da autora. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Todo mundo que lê esse livro se emociona e fica cativado pela leitura. Minha curiosidade aumenta a cada resenha. Aliás, esse final (que eu já imagino o que seja), promete muitas emoções. Acredito que a autora conseguiu criar uma trama polêmica que deixa o leitor na dúvida entre torcer ou não pelo romance dos irmãos.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Mila!
    Olha, vi muita gente inconformada com o final também e confesso que isso está chamando mais a minha atenção do que a polêmica em torno do livro.
    Espero conseguir ler esse livro ainda esse ano para tirar minhas conclusões, ainda mais pq todo mundo tem elogiado a maneira com que a autora abordou o assunto!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  12. Oieee Mi...
    Faz tempo que não venho no seu bloguinho lindo, matando saudades aqui. Menina que livro é esse? Juro que quando li o inicio da sua resenha, imaginei que os irmão ou apenas um deles se apaixonaria por alguém e algum conflito surgiria, mas nunca, nunca, nunca imaginei que se envolveriam. C.H.O.C.A.D.A!
    E que final é esse que você não se conforma? Curiosa! Espero ter a possibilidade de ler esse livro algum dia.
    Parabéns pela resenha e obrigada por me deixar curiosa... =P
    Bju
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  13. Oi Mila! :D
    Saudades de comentar aqui ;)
    Menina eu sou louca pra ler esse livro, mas tenho um medo danado de não conseguir terminar. Já li resenhas incríveis desse livro, e a sua foi mais uma delas e fico super animada para ler.
    Sei que será uma leitura forte, pesada e chocante pra falar a verdade. Ai ai que curiosidade!

    Parabéns pela resenha super fofa! :D
    Adorei!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  14. Definitivamente eu não achei o livro nada demais. O casal não me convenceu como casal porque, para mim, eles só estavam juntos porque a família era desestruturada e eles tinham problemas em se abrirem para os outros. E depois que eu descobri o que ia acontecer no final e quem ia fazer aquela coisa acontecer antes da metade do livro. =( Foi uma leitura forte, com certeza, mas que não me marcou como marca tanta gente.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Esse é um livro que me interessou desde o momento que o li em uma resenha, parece ser um livro bastante intenso, forte e eu gosto disto. Estou super curiosa e entusiasmada para adquirir logo o livro.

    ResponderExcluir
  16. Olá Mi!
    Esse livro parece ter uma história muito intensa e emocionante.
    Sempre vejo resenhas positivas sobre ele.
    Quero muito ler. Sem falar que a capa é linda e mostra todo tem de intensidade que a história tem.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Meeeeeeeu senhor! Nem sei o que comentar sobre esse livro, eu mal consegui escrever a resenha de tão abalada que estava com a leitura. Foi um livro que mexeu comigo de todas as formas, o final me deixou arrasada.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Mila!

    Uau! Que resenha TOP!
    Após ler, eu PRECISO DESTE LIVROOOO!
    Parabéns pela excelente resenha e da forma que abordou o tema, muito bom!

    Visite-nos e caso queira, siga-nos! Ficaremos felizes!
    Irmãos Livreiros

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias