Resenha # Se eu ficar e Para onde ela foi

09:53



Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.
Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.



Autor: Gayle Forman  //  Páginas: Livro I - 224 e Livro II - 240 // Editora: Novo Conceito // Classificação:  Excelente  // Onde Comprar: Casas Bahia  Ponto Frio  Submarino

A história de amor vivida por Mia e Adam foi apresentada por Gayle Forman em dois livros que se complementam e surpreendem pelas perspectivas e pontos de vista diferentes. 


No primeiro livro, Gayle nos envolve num dilema vivido por uma adolescente de 17 anos que encontra-se em estado grave após sofrer um terrível acidente onde perdeu seus pais e o irmão de apenas 8 anos. Esta jovem precisa decidir entre viver e aprender a sobreviver sem a presença da família, se contentando com o carinho dos avós, parentes, amigos e do seu namorado, ou morrer e "encontrar-se" com a sua família.

De forma sobrenatural, após o impacto do acidente o espírito de Mia se desvencilha do seu corpo e pode acompanhar tudo o que está acontecendo ao seu redor. Assim, ela descobre o desfecho do acidente e tem conhecimento do sofrimento que perneia entre seus amigos, familiares e acima de tudo, seu grande amor.

Adam, um jovem que é guitarrista e vocalista de uma banca de rock, luta para se aproximar do corpo dilacerado de Mia, porém nem imagina que ela o está acompanhando e ouvindo cada palavra diferida por ele.

O livro é sequenciado por horas decorridas após o acidente e nos permite questionar o que, de fato, acontece com o corpo e o espírito das pessoas em coma, ou entre a vida e a morte.

Tenho certeza que você irá se prender neste dilema e (assim como eu) tentar mensurar se Mia deve ou não voltar a vida e tentar ser feliz.




Já no segundo livro, Forman nos apresenta os fatos pelo ponto de vista de Adam, um jovem de 22 anos que alcançou o auge da sua carreira musical mas não encontra a felicidade na vida pessoal.

Por ser o vocalista e compositor, o jovem protagonista passa por problemas até entre seus colegas de banda. Estes não conseguem aceitar todo assédio e atenção diferidos pela mídia que diferencia Adam e favorece sua imagem de estrela da banda.

Mas, em meio a tantos problemas e tal sofrimento, Adam é surpreendido por um encontro que pode mudar toda a história da sua vida. São pouco mais de 24h para viver cada aventura e decidir o que realmente importa e voltar a ser aquele jovem feliz e apaixonado pela música.

O mais interessante deste livro é mostrar-nos alguns acontecimentos que foram descritos por Mia no primeiro livro e perceber o quanto a cabeça dos homens e das mulheres pode enxergar fatos por perspectivas diferentes.



É uma história de amor recheada de contrastes. Mia Hall, uma nerd, que tem como pai um ex integrante de uma banda de rock e uma mãe punk, não se encontra neste "mundo" e encanta-se com a música clássica. Toca violoncelo como ninguém. Contudo se apaixona por um integrante de uma banda tão barulhenta quanto a ex banda do seu pai.

Para viver esse amor, Mia e Adam precisam aprender a respeitar e conviver com tais diferenças.



Eu gostei muito da história e indico se você não tem problemas em abrir a mente e acreditar que somos constituídos de alma e carne e podemos sim, em momentos propícios, separá-los sem menosprezar a ligação que existe entre a saúde de ambos.



Acredito que após a leitura, você começará a pensar que a morte existe, que devemos valorizar cada segundo das nossas vidas e não hesitar em aproveitar o que a família tem de melhor para nos oferecer.




Vale a reflexão. 

E se você se amarra em filmes, pode comemorar porque o primeiro livro já foi adaptado para o cinema e, no meu ponto de vista, não deixou nada a desejar.



Boa leitura!



You Might Also Like

26 leitores apaixonados❣️

  1. Oiee ^^
    Se eu ficar é mesmo um livro lindo, mas Para onde ela foi me decepcionou um pouco, principalmente no final. Porém espero que ele também seja adaptado.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dryh!

      Concordo com você. Se eu ficar nos deixou cheias de expectativas que, de certa forma, não foram totalmente preenchidas no segundo livro.

      Abçs!

      Excluir
  2. Vou confessar, os livros não me chamaram atenção, pode ser que leia, mas hoje não Faro kkkk
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe um dia, não é?

      vou torcer por isso! rsrs

      Excluir
  3. Oi!
    Eu fui uma das poucas pessoas que gostaram bastante de Se eu Ficar; mas ainda não tive a chance de ler a sequencia e saber como tá a vida de Adam e etc. Gosto do universo criado pela autora nesse livro, recheado de música (eu gosto de música clássica e amo rock) e personagens que me cativam.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei muito!
      Confesso que acredito um pouco nestas histórias sobre pessoas em coma.

      Boa leitura!

      Excluir
  4. Oie, tudo bom?
    Eu já li Se eu Ficar, mas a leitura não me cativou tanto quanto eu imaginava. Não consegui me emocionar com a Mia e seu drama familiar e achei a personagem muito chata. Comprei o segundo livro na Black Friday e estou louca para ler porque acho que a versão do Adam vai me emocionar mais.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você terminar a leitura volta aqui para nos apresentar sua opinião.
      Bjs!

      Excluir
  5. Oi Daiane, tudo bem?
    Já li Se Eu Ficar, achei uma leitura bem agradável, porém não tenho vontade de ler Para Onde ela Foi, cheguei a ver muitas críticas negativas sobre esse e também vi alguns spoiler por isso desanimei um pouco. Adorei a história de Mia, mas vou para em Se Eu Ficar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão. Com TANTOS livros para lermos, devemos escolher os que mais nos parecem interessantes. E nem sempre são os mesmos que as outras pessoas acham. (rsrs)
      Abçs!

      Excluir
  6. Eu sei que todos adoram este livro e a história de amor e toda essa questão sobrenatural, questionar sobre o que acontece com quem se encontra em coma ou até mesmo morto. Mas devo confessar que isso não me chamou a atenção em nenhum momento, não li o livro e nem assisti sua adaptação, mas isso é apenas uma questão pessoal.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, devemos ter opinião própria e todos se respeitarem. :)

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu li Se Eu Ficar e me decepcionei muuito, não sei o que houve, a história parecia ter tudo para me agradar, mas não conseguiu :c Por isso eu não sei se irei ler Para Onde Ela Foi, embora eu ache que esse livro iria me agradar mais. Quanto ao filme eu quis assistir e gostei mais dele do que do livro, foi um raro caso em que o filme para mim foi melhor. Enfim, achei bacana você ter feito a resenha dos dois juntos.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Mi,ainda não li nenhum dos livros mas tenho o primeiro na fila para ler em breve e o filme só vou assistir depois de ler o livro.
    Fico aqui na expectativa para ler logo e ver se é uma boa leitura mesmo.

    http://magiasbook.blogspot.com.br/2014/12/amber-house.html

    ResponderExcluir
  9. Oi Daiane ^_^
    Então, eu venho cobiçando a leitura do primeiro livro desde seu lançamento. Confesso que não gostava da capa. Mas acabei deixando de lado essa cobiçada e sem querer querendo acabei assistindo ao filme. Resultado?
    Chorei horrores. Não sei o porquê. Comecei o ano chorando que nem uma caixa d'agua transbordando.
    O enredo é bem simples, mas as cenas são tocantes e as frases nem se fala. O Adam parecia um príncipe do rock.
    Ainda desejo muito ler o livro, mas vendo a sua resenha do segundo eu já perdi um pouco a vontade pq esperava que continuasse do ponto que terminou o primeiro (que acho que é igual ao do filme).
    Mas é inegável que esse enredo criado pela autora é lindo.
    Padabens pela resenha dupla. Oh tarefa difícil, hein? Rs
    Bjs :*

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno!

      Eu também chorei muito com o filme.
      Agradeço o comentário.

      Abçs!

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Esses livros me dividem, e olha que nem li,rs. Eu vi o filme, e não gostei muito da Mia, e por causa disso não animei de ler o livro. Mas estou bem curiosa com o segundo, ainda mais por ser narrado pelo Adam. Pode ser impressão (ou implicância mesmo, rs), mas o segundo parece ser bem melhor.
    E que banda sem noção a do Adam! Em todas as grandes bandas o foco é o vocalista, os outros são coadjuvantes. Imagino que isso seja frustrante mesmo, na prática, mas é o preço do sucesso.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Hey ^^
    Gostei que vc juntou duas resenhas em apenas uma! Eu tbm gostei bastante dos livros, adorei as resenhas :p
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá flor, esse livro estourou e ficou igual ACEDE, todo mundo lendo e resenhando, talvez por isso eu queira esperar essa febre passar para lê-los igual fiz com o citado acima.

    Mas amei a sua resenha dupla, gosto de livros que me passem algo bom, aprendizado sobre a vida e o amor a familia. Curtir quem a gente ama sempre é bom, nunca sabemos o dia de amanhã.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Acho bem legal a sinopse dessa série, acredito que somos formados de corpo e alma por isso o enredo me chamou bastante atenção. Fiquei curiosa para saber o q ela escolhe, vou tentar assistir o filme, haha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Estava super interessada nesses livros, li diversar criticas boas e ruins. Apesar das criticas e opinões ainda estou super entusiasmada em adquiri-los. ;)

    ResponderExcluir
  15. Acho que sou uma das poucas que não curtiu esses livros da Gayle. Cara, não sei se foi todo mundo falando muito bem, mas não achei nada de uau na narrativa dela. E isso piorou em Pra onde ela foi... ficaria muito melhor sem o leitor saber o que aconteceu em diante... sei lá :/ pra mim sou forçado e repetitivo, mas fico feliz que tenha gostado, adoro ouvir opiniões, principalmente quando divergem das minhas. :D

    Beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  16. Eu fiquei com muita vontade de ler os livros e assistir ao fime,mas acabei não fazendo nenhum dos dois,e agora fico aqui nesse desespero por não conhecer a história. Eu adoro um bom drama e mais ainda quando eles nos levam a reflexão, o tema é bem profundo e espero poder conhecer a jornada de Mia,suas escolhas e depois as suas aventuras com Adam.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Mila, só li o Se Eu Ficar, e tem uns dois anos já. Gostei muito e quero agora ver se leio o volume 2.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  18. Adorei ambos os livros, mas Se Eu Ficar, especialmente, me marcou DEMAIS. O livro é lindo, super profundo e me fez refletir muito. Só quem já sofreu um acidente de carro sabe o quanto é difícil toda a situação. No meu caos, felizmente, nada de mais grave aconteceu, mas foi o suficiente para me deixar com panico de estradas.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias