CARNAVAL

19:05

CARNAVAL

O carnaval brasileiro tem poder. Definitivamente. Poder para várias coisas, para dizer a verdade.  Primeiro tem o poder de parar um país para três dias de festa (na realidade seriam cinco, contando sábado e domingo).

Tem um poder financeiro. Mesmo com o país passando por dificuldades (vide os escândalos) o carnaval mantém o seu luxo, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo.  Parece até que não falta dinheiro. Tem um comércio só seu. Não vou entrar em detalhes até porque não participo do dia a dia das escolas de samba, como é feita a arrecadação durante o ano, mas sei que tem repasse do Estado.

E tem o poder de fazer o brasileiro esquecer, durante esse período, de qualquer mazela ou tristeza que o acompanha.

Acho que um país que só começa a funcionar depois do carnaval, que pode acontecer em fevereiro ou até mesmo em março, nunca vai alcançar o primeiro mundo. Não tem tanta seriedade assim. Afinal, além de dizer que tudo termina em pizza no Brasil, as coisas também terminar em samba.

Sim, já brinquei o carnaval. Quando era adolescente toquei tamborim em uma escola de samba da minha cidade. Acho que naquela época era mais legal. Não havia tanta nudez como hoje, e exatamente por isso pude participar.  Da última vez que participei de um carnaval foi em Recife e Olinda, há exatos seis anos. (vide fotos).

Carnaval em Olinda. (muita gente)
Carnaval em Olinda - Frevo.
Não sou contra o carnaval. Sou contra o país só começar a andar depois do carnaval. Tudo só funciona depois do carnaval. Parece que o país tira férias durante esse período pré-carnaval. Como quer ser um país de primeiro mundo agindo assim?  Como ser um país sério? (e nem estou falando dos carnavais fora de época)

O carnaval deixou de ser uma brincadeira e passou a ser comercial. E há exageros, quando eu vejo que uma modelo ou atriz pagou 30 mil reais por uma fantasia. E minúscula. Às vezes tão minúscula que precisa de um tapa-sexo. Melhor ir nua mesmo que não paga nada. E do jeito que as coisas andam já se acostumou com nudez na avenida. Ninguém fala nada, nem mal ou bem. Gosto de mulher pelada? Claro! Na minha intimidade. Não quero minha filha vendo essas coisas. Ela tem só onze anos de idade.

A situação é tão séria e permissiva que nesta época os governos distribuem camisinhas. É assim que agem, não instruem, não ensinam, e não proíbem. No carnaval pode. Tudo é permitido. Até o que é ilegal.

Muita coisa precisa ser revista, mudada. Enfim, melhorada.

No entanto, com tudo o que anda acontecendo no país, prefiro uma mulher pelada aparecendo na tela da TV do que os escândalos. É menos ofensivo e ainda posso desligar o aparelho. O dano é mínimo.




Antonio Henrique Fernandes

Colunista.

You Might Also Like

28 leitores apaixonados❣️

  1. Oi Antonio!

    Tbm não sou chegada neste feriado tão esperado por todos! Prefiro ficar em casa lendo um livro do que sair pra brincar de que nada está acontecendo com o país! rs

    Adorei sua crítica vio!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula,
      Sabe aquela coisa de brincar com responsabilidade? É o que está faltando no país. O carnaval é uma brincadeira sem limites e não pode ser assim. e acostumou-se a dizer que o país precisa do carnaval para esquecer os problemas... a gente não tem que que esquecer os problemas, e sim enfrentá-los.
      bjs

      Excluir
  2. Oi Antonio .

    Eu sou muito carnavalesca e ao mesmo tempo não sou , porque gosto do carnaval ,mas também gosto de aproveitar esses tempinhos para ler ,eu fico muito na dúvida no que fazer nesses dias rs.

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia,
      Hoje pode-se dizer que apenas assisto, e aproveito melhor o feriadão para ler e escrever. heheheh.
      bjs

      Excluir
  3. Oie, Antonio!

    Prefiro mesmo é ficar em casa, isto é apenas o que tenho a dizer sobre o Carnaval - risos!
    E parabéns pelo texto e nem ando vendo a TV hahaha

    Beijos Fê
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê,
      é o que eu faço também, é um feriado que uso para descansar, o corpo e a mente.
      obrigado,
      bjs

      Excluir
  4. Oi, Antonio!
    Infelizmente, preciso concordar que o carnaval exerce uma influência nem sempre positiva sobre as pessoas. Eu lembro que só gostava desse evento na infância, quando tinha uns 7 anos. Mas sempre me senti desconfortável. Muitas pessoas, muita bebida, muita azaração. Nunca fui dada a multidões e não gosto de enfrentar a estrada cheia de veículos para ir à praia ou viajar a outro lugar no carnaval. Ainda bem que não sou a única e meu marido também não curte.
    Enfim, acho que o carnaval é usado como desculpa por muitas pessoas para comportamentos ilícitos ou inconsequentes. Beber e dirigir, beijar ou transar com desconhecidos, quebrar patrimônio público, desrespeitar as pessoas (com barulho, com empurrões…). Acho que a inconsequência serve de prenúncio para compreender o caráter de alguém, independentemente das circunstâncias.
    Fora isso, também me incomodo com a política e outros assuntos sérios que são deixados de lado diante do carnaval… Como pode um evento como esse tornar invisíveis questões tão relevantes? :O Enfim, ótima crítica a sua.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran,
      obrigado. O carnaval precisa deixar de ser desculpa para tudo, e inclusive deixar de ser permissivo demais. é pra brincar, mas com responsabilidades. ainda estamos longe dessa consciência.
      bjs

      Excluir
  5. A única coisa boa do carnaval é o feriado, que existiria mesmo sem a festa de carnaval, então....
    ;)

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pah, concordo com vc... só o feriadão mesmo para salvar. hehehe.
      bjs

      Excluir
  6. Olá Antonio!
    Assim como você, sou contra o ano só começar depois do carnaval. Já gostei de carnaval, já brinquei muito, há alguns atrás.
    Porém, a cada ano que passa, se torna uma festa cada vez mais banal e um tanto quanto vulgar, onde tudo é permitido. Ao meu ver, a essência da festa, está se perdendo ou já se perdeu, há muito tempo. Cada vez mais as pessoas agem inconsequentemente e usam como desculpa, o carnaval.
    Adorei sua crítica!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Li,
      Já se perdeu, com certeza. O Carnaval não é mais como era antigamente. mudou e mudou para pior.
      bjs

      Excluir
  7. Oie, Antônio!
    Eu até gosto do Carnaval no sentido de que tem gente que sabe aproveitá-lo, que o vê como oportunidade para se divertir com moderação e aliviar as preocupações da vida no geral. Aquelas pessoas que saem com a família, que levam os filhos no baile do colégio ou do bairro, sabe? Mas eu mesma não gosto dele, prefiro ficar em casa lendo, assistindo filmes ou simplesmente dormindo. Adoro a data comemorativa pelo feriado que ele nos proporciona <3
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celly,
      Nunca fui totalmente contra o Carnaval, mas eu gostava mais quando a família participava e agora ficou uma coisa muito banal e se perdeu completamente. quem sabe um dia volta ao que era antes.
      bjs

      Excluir
  8. Antonio isso jamais vai mudar o povo para assim como tudo no carnaval, devido a alto lucro com os turistas, imagine você na atual crise de água que estamos , imagina se faltou água no carnaval ? Bem vindo a dura realidade de nosso país. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce,
      Questão cultural. Mas você tem razão, a questão é mais financeira, visando lucro do que qualquer outra coisa.
      bjs

      Excluir
  9. Oi, Antonio!
    Pois é, infelizmente o carnaval verdadeiro, ou "entrudo", aquele trazido ao país pelos açorianos durante o período da colonização, já não existe no Brasil. O que restou, é uma verdadeira banalização "carnal" do que seria uma das mais bonitas festas populares do mundo.
    Este nosso país...

    Boa semana!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana, o carnaval se perdeu completamente do seu sentido, culturalmente falando, hoje só visa competições e lucros. coisas do Brasil,
      bjs

      Excluir
  10. Oi!!
    Eu amo o carnaval, eu torço pelas escolas de sambas, vou a avenida. Mas concordo e assino em baixo com tudo o que vc disse! Não um falta de responsabilidade o país só funcionar depois do feriado. Tenho vergonha em ser mulher e ver as mulheres nuas na avenidas. E tbm pelo fato que tudo é permitido. Nesses assuntos sou bem antiguada.
    Mas o Brasil, nunca vai melhorar infelizmente.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Brubs,
      diferentemente de você ainda tenho esperanças que isso mude e volte a ser aquele carnaval que conhecemos como cultura e não o que vale lucro e lascivia...
      bjs

      Excluir
  11. Oie, tudo bom?
    Acho que o problema não é o carnaval e sim o fato dos governantes agirem no estilo Pão e Circo. Não acho que o Brasil só funciona depois do carnaval, pois os verdadeiros trabalhadores começam a labutar no dia 02. Acho que precisamos investir menos nas festas de carnaval e olhar mais para nossa saúde e educação pública.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Concordo, quando eu disse que o brasil só funciona depois do carnaval me refiro a muitas outras coisas, não ao verdadeiro trabalhador, mas veja que o congresso só trabalha depois, o Judiciário e muitos outros. aí a burocracia vence pelo período e só conseguimos alguma coisa após o carnaval. quem sabe um dia isso muda. Precisamos cobrar do Poder Público saúde e educação, assim como a segurança que anda muito em falta.
      bjs

      Excluir
  12. Quando mais nova e solteira gostava de pular em clubes, pulei muito. Já ir para avenida ou ver pela tv não fazem o meu tipo.
    Gostaria de conhecer o da Bahia.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose,
      Carnaval da Bahia parece ser bem interessante, mas já me falaram que é bem perigoso. eu já prefiro ficar em casa mesmo.
      bjs

      Excluir
  13. Me cansa essa ideia de que no Carnaval pode tudo. Parece que as pessoas ficam 10x mais mal educadas nessa época. Já gostei muito mais de folia. Hoje em dia, tento evitar os horários de pico, so saio no final da tarde que os blocos estão mais vazios e tal

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel
      É complicado porque parece que passa uma mensagem de que tudo é permitido, ou seja, pode fazer que ninguém fala nada. a cultura do país está mudando e para pior, infelizmente.
      bjs

      Excluir
  14. Olá Antonio!
    Eu sinceramente detesto o Carnaval, não gosto das festas que são realizadas e ainda por sima deixa a cidade em um caos total.
    Isso só é bom para quem não precisa trabalhar nessa época, por que quem trabalha sofre. Eu aqui no Rio me ferro todo ano, por que o centro da cidade vira uma coisa de louco. Outra coisa são as orgias que acontecem, as pessoas perdem o respeito nessa época. Enfim, é uma data que pra mim podia acabar.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suelen,
      Pois é... uma época que é muito permissiva, fato que nao acontece no restante do ano, e faz a gente pensar.
      bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias