Resenha # Alina

08:00

Alina é uma obra de ficção, ambientada na Bahia no final do Séc. XVI e conta a história da família Cirilo, proveniente de Portugal com o intuito de ajudar na colonização do Brasil-colônia.
O livro conta a história da vida da família Cirilo e principalmente de Alina Cirilo, personagem principal do livro e do amor dela por Pedro Garcia, um grande amor, mas um amor proibido.
Alina é uma personagem de personalidade forte e muito determinada. Alguns acontecimentos mudam drasticamente o rumo da sua vida e mesmo assim ela consegue levar tudo adiante, com toda a coragem que uma moça de sua idade e de sua posição social pode ter.
Este livro fala sobre amor, família e as renúncias que às vezes temos que fazer em benefício das pessoas que mais amamos. E, também, de que quando um amor é verdadeiro, ele acontece, mesmo que achemos que o tempo desse amor já passou.

Autora: Emília Lima  //  Páginas: 126  //  Editora: Sollo  //  Classificação: Muito Bom  //  Onde Comprar: Livraria Cultura 











A história de Alina é contada por um parente dela bem distante, após vários anos do acontecimento.

Alina era uma mulher a frente do seu tempo, era impetuosa, com temperamento muito difícil e isso era um problema na final no século XVI.

Ela veio de Portugal com sua família, quando o Brasil ainda estava na época da colonização. A família dela era composta pelos seus pais Luiz Felipe, Iraildes e seus irmãos Luiz Cirilo Segundo, Clara e Ágata.

Alina chegou aqui com seus 12 anos e conheceu Pedro Henrique, amigo casado do seu irmão, foi amor à primeira vista, mas proibido, pois ele era casado e tinha filhos, então ela fazia de tudo para esconder esse sentimento.


"Alina, apesar do temperamento forte, era uma menina muito obediente e jamais causaria alguma tristeza aos seus, por isso ela ia levando sua vida de maneira que esse amor nunca fosse descoberto para não magoar sua família."
Página 13


Como ela não poderia viver aquele amor, se dedicou ao máximo a ajudar aos escravos que aqui chegavam nos navios negreiros, estudando sozinha as leis, que seu irmão dominava tão bem.

O tempo foi passando, os irmãos de Alina se casaram, mas ela não queria casar, pois já tinha alguém em seu coração. Pedro Henrique sentia a mesma coisa por Alina, só não queria declarar esse amor, porque não poderia dar uma vida digna à ela.

Quando Alina roma uma atitude para tentar apaziguar seu coração, Pedro Henrique se declara e depois fica envergonhado com essa situação, mas o que acontece uns dias depois, deixam os dois alegres e tristes ao mesmo tempo.


Com o passar do tempo Alina se descobre grávida de gêmeos de seu grande amor, mas não disse nada a ele, para não atrapalhar a vida que tinha e para esconder essa situação de todos, ela vai para um lugar inusitado e conhece Naru e acaba casando com ele mesmo sem amor, do qual ele merecia.

A vida mais uma vez prega uma peça em Alina e seu mundo vira de cabeça para baixo.

Final lindo, triste e emocionante!













De um tempos para cá, me apaixonei por romances de época e com Alina não seria diferente.

O enredo do livro é lindo, bem detalhado, mas infelizmente teve que retratar uma parte muito ruim da nossa história, que é a escravidão.

Os personagens são fortes, bem marcantes e com personalidades próprias bem definidas.

Alina, uma mulher forte de determinada, à frente de seu tempo, que vive durante muitos anos, com um amor que de tão grande chega a ser sufocante.


Pedro Henrique, advogado, amigo do irmão de Alina, desde que a conheceu se viu apaixonado por el, mas não podia seguir em frente, por causa do seu casamento e filhos.

Naru, mestiço de índia com português, que se encantou por Alina desde que a conheceu grávida e mesmo sabendo que ela não lhe amava, casou com ela e assumiu as crianças como suas, até que a vida lhe passa uma rasteira.

A narrativa do livro é de fácil entendimento e transcorreu de uma maneira encantadora.

A diagramação está perfeita, mas a revisão está um pouco prejudicada, pois tiveram alguns erros.










You Might Also Like

30 leitores apaixonados❣️

  1. Oi Mi!
    Gente que bom que rendeu uma leitura tão boa. Romances de epoca não passam nem perto do que eu realmente gosto de ler. Nunca li nenhum e muito menos tive interesse. Prefiro algo mais animado :D Tipo, com guerra KKKKKK

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mih!

    Gostei da resenha, não conhecia o livro. Não leio muito romances de época, mas gosto do gênero!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Oie, Michelle!
    Romance de época. Achei bem curioso! Amei a foto da capa, mas não é meu forte. Sua resenha ficou linda e parece um romance bem delicado e leve. Para quem gosta do gênero, uma maravilha!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
  4. Adoro romances de época, mas por algum motivo esse não chamou muito minha atenção

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  5. Romance de época, com mulheres fortes e afrente de seu tempo. Mistura perfeita. Fiquei muito curiosa a respeito do livro depois de uma resenha tão positiva.

    cafeecomletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mi!
    Adorei sua resenha! Alina já está entre os livros que desejo ler, simplesmente porque traz um pouco da nossa história, de um jeito que aprendemos enquanto nos entretemos com o romance de Alina. É uma pena que o nosso passado seja tão negligenciado, mas confesso que me faz feliz saber que uma autora nacional o adaptou em um gênero literário. :) Com certeza, lerei esse livro! Pena que alguns erros de revisão passaram… Mas tenho certeza de que não diminuem a qualidade da narrativa.

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adoro romances de época, já li: Orgulho e preconceito, O morro dos ventos uivantes, Razão e sensibilidade... Então já é um estilo que me agrada. Esse além de ser um romance de época, é ambientado no Brasil e tem pelo que pude perceber uma leitura mais tranquila. Por isso já está na minha estante do Skoob... Beijos.

    http://www.viagensdepapel.com/

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Michele pelo seu carinho e dedicação!
    Resenha linda!
    Em relação à revisão, já providenciamos outra!
    Tenha uma linda semana.
    Sollo Editorial

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto a respeito do livro e estou bem curiosa. Gosto do tema escravidão e espero ler a obra.
    Também estou apaixonada por romances de época e com certeza vou amar ler o livro

    Beijos Fê
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bom?

    Adoro livros de época, gosto de saber sobre costumes e detalhes da vida nos séculos passados, sobretudo como era dificil a vida da mulher, que melhorou muito nos dias atuais, mas ainda tem muito o que percorrer!

    Adorei a indicação!

    Beijos

    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  11. Mila lindona adoro romances de época, mas confesso que amo finais felizes, já li que esse será triste, então preciso me preparar psicologicamente hehe. Vou deixar a dica anotado em ler em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Mi!
    Nossa flor amei a sua resenha, me acertou em cheio com esse amor proibido hahaha.
    Tu acredita que visualizei toda a cena ai, parecia novela da Globo das antigas. Muito bacana e estou super interessada.

    Beijocas da Deebs!Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  13. Linda resenha Michelle.
    Eu adoro romances de época, sempre li mtos... Agora que estou apaixonada por viagem no tempo uni uma coisa a outra e tenho lido vários em que as personagens voltam para esses períodos e retratam a realidade naquele momento.. É uma outra forma =]
    Esse que vc resenhou parece ser bem interessante!
    Ótima dica!!!

    Bjos
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Eu adoro romances de época e logo de cara já fiquei interessada na premissa desse livro. Gostei muito da protagonista por ela ser uma mulher forte. É quase inevitável não tocar no assunto escravidão quando voltamos alguns séculos.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Michele, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, mas acho que não gostaria muito do livro, não gosto muito de romances e sendo de época piora muito a situação. Alina tem uma premissa bem legal, mas parece ser algo previsível.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Michelli, este não me chamou muita atenção, quem sabe mais para frente.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  17. Oii, não conhecia o livro... Até gosto de romances de época mas esse não me chamou atenção.

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  18. O tema escravidão é algo que sempre desperta minha curiosidade, ainda mais quando se passa no Brasil. Me chamou a atenção o livro ser curtinho e prometer tanto, isso dá alguma ideia do quanto a narrativa pode ser ágil e isso me agrada. Fiquei encantada com sua resenha, me deixou curiosa para ler o livro.

    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Romances de época são lindos mesmo, fico feliz que tenha começado a se apaixonar por esse gênero tão bacana. Adoro personagens fortes, determinadas e a frente do seu tempo. Sem dúvidas, fiquei curiosa.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - http://memorias-de-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Amo romances de época... Não conhecia esse livro e achei essa história é bem interessante.
    Gostei da sua resenha!!!

    Parabéns!
    clubedolivrope.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá! Adoro romances de época, mas acho que ainda não tive a oportunidade de ler um que se passe aqui no brasil, fiquei bastante curiosa para ler Alina! Gostei da sua resenha!
    Beijos
    Carol
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  22. Olaá
    Sua resenha ficou ótima, mas infelizmente não é o tipo de leitura que me atrai, não sou fã de romances de época, mas mesmo assim, parece trazer uma história interessante.

    Beijos
    Reality Of Books

    ResponderExcluir
  23. Simplesmente amo tudo o que tem a ver com a colonização e independência do Brasil. Achei a sua resenha maravilhosa, vou procurar o primeiro capítulo em PDF para saber se vou gostar ^^

    Malfeito Feito | FanPage

    ResponderExcluir
  24. OOoi,

    Estou com esse livro na estante mas me faltava coragem mesmo para ler. Sua resenha me trouxe ela, estou voltando a ler romances de época, até gosto do tema e os livros da solo são ótimos, mas a revisão dela é muito falha, o que acaba tirando o brilho das obras :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  25. Adoro romances históricos e é o primeiro que vejo que se passa aqui no Brasil. Gostei muito da premissa, e já quero ler esse livro. Espero poder lê-lo em breve, beijos.
    www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Hey Michelle, tudo bem?

    Primeiramente, a capa dessa livro é LINDA! Segundo, senti uma vibe meio novela de época nesse livro Rsrsrs Achei bacana que ela não seja narrado pela personagem, mas por uma parente atual dela, é algo que não se vê muito em livros e é um diferencial. Bacana saber que ele usa uma narrativa sem complicações, normalmente esse tipo de livro tem um vocabulário mais rebuscado e de difícil compreensão. Gostei da resenha.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Mi,
    eu simplesmente amo romances de época, então quando notei que este livro seria um, já me peguei bem interessada. Ainda mais tratando de um assunto, que ainda hoje reflete na sociedade, a escravidão.E gente este livro parece aquele tipo de romance impossível <3
    Espero poder em breve conferir a historia deste livro.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  28. Oi Mi, tudo bom?

    Não conhecia esse livro, nunca o vi em nenhuma livraria e essa é a primeira resenha que leio sobre ele. Gosto muito de romances de época, acredito que a não ser os livros obrigatórios da escola, nunca pensei em um romance de época ambientado no Brasil. Fiquei interessada nessa história. Quero saber o que aconteceu com Naru. Meu Deus! Parabéns pela resenha :)

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi, Michelle! Amo romances de época e fiquei morrendo de vontade de ler Alina. Até então, não conhecia a obra. Agora estou roendo as unhas pra saber o que acontece no final. Deu pra perceber que é triste, mas espero que não seja tão devastador assim :'( Além de amar o gênero, adoro protagonistas fortes. Tenho certeza que irei adorar. Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Olá Mi!
    A história parece ser muito legal.
    Quero saber como é o desenrolar da história.
    Fiquei com pena da personagem não poder ficar com seu grande amor.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias