A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

00:14

A água nossa de cada dia


Segundo a ONU vai faltar água. Pesquisam apontam que a partir do ano 2025 vai faltar água no planeta.  Até lá mais da metade da população do planeta será afetada pela falta da água. Coisas hoje simples para muita gente influem diretamente na escassez atual do nosso líquido mais precioso. Banhos de 15 minutos e até descargas de banheiro jogam água limpa para o esgoto. Isso será coisa rara no futuro, e é bom ir se acostumando.

Vale lembrar que muita água é alocada para irrigação agrícola e atividades industriais, e se não forem mais eficientes (gastar menos e produzir mais) pode dizer adeus ao seu churrasquinho de final de semana.

Estima-se que um bilhão de pessoas não tenha água própria para beber e cerca de 2,5 bilhões de pessoas não tem acesso ao saneamento básico.

Não é só a renda que está sendo mal distribuída no mundo. A água também. O acesso à água potável está cada vez mais difícil, e essa crise só tende a aumentar se não mudarmos os nossos hábitos. E há a questão da saúde. Sem água potável, a OMS estima que cerca de 80 % de doenças  em países em desenvolvimento são causados pela falta de saneamento básico e água sem tratamento. Os números são impressionantes: uma criança morre a cada 20 segundos por conta de beber água suja.

E se você acha que o Brasil, por ter uma das maiores regiões aqüíferas do mundo está livre, pode tirar o seu cavalinho da chuva... A previsão não é nada boa também para nosso lindo país e seus rios. A crise hídrica em São Paulo está aí para todo mundo ver.

Precisamos mudar de hábitos urgentemente.  E rever alguns conceitos. Banhos demorados definitivamente estão fora desses novos hábitos. É necessário cuidar da nossa água, reutilizar o que usamos, como por exemplo, a água que utilizamos no banho pode ser redirecionada para uma cisterna da qual se usa para lavar a louça, lavar a calçada e até mesmo para os vasos sanitários. Assim a água potável será utilizada apenas para a comida. Nosso país chove muito, então temos que aprender a guardar a água que vem do céu, em cisternas ou em caixas d’água e essa água pode ser utilizada para muitas coisas.

Com um pouco de inteligência teremos água potável para muitas gerações, mas temos que realmente colocar a reeducação no topo da lista de prioridades. Economizar não faz mal à ninguém.

Que tal começar ainda hoje?


Antonio Henrique Fernandes Neto

Colunista

You Might Also Like

14 leitores apaixonados❣️

  1. Falar sobre água é complicado. Não me considero nenhum modelo a ser seguido, mas tenho tentado fazer minha parte nesse processo e acredito que, mesmo fazendo uma mínima diferença a nível mundial, estou ajudando o planeta Terra.

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós vivemos em um país com uma certa fartura, mas se não tomarmos cuidado, até aqui vai faltar, como de fato já está acontecendo.
      bjs

      Excluir
  2. Olá!
    Parabéns pela escolha do tema!
    Isso é uma coisa que temos discutido muito aqui em casa. Há muito tempo vem se falando sobre a falta de água e muita gente não acredita. Tenho exemplo disso dentro de casa, meus avós acham que isso tudo é bobeira e que a água é um recurso infinito, e acham ruim quando falamos para economizarem água. Assim como eles, muitas pessoas pensam assim e não ligam a mínima para isso... Eu tenho tentado fazer a minha parte, economizando no que posso e tentando conscientizar aqueles que estão próximos.
    Excelente texto!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigado, se a gente nao tiver consciência de que tudo pode faltar, vamos gastar mais do que devemos e aí sim, será um grande problema. e legal que esteja fazendo a sua parte, todos deveriam fazer o mesmo.
      bjs

      Excluir
  3. Bom eu tento fazer minha parte aqui em casa,mas vejo vizinhos desperdiçando como se nada estivesse acontecendo e me pergunto se eles não veem as noticias.
    Penso no futuro de meus filhos e de seus filhos como vai ser,pois penso comigo não vivemos sem água e como será para eles é triste ter pessoas hoje em dia que não estão nem ai para o problema.

    http://magiasbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Economizar água é questão de sobrevivência. se não tivermos água, todos morreremos... fato.
      bjs

      Excluir
  4. Olá!

    Acho que cada um devia se conscientizar e fazer sua parte para economizar água, mas muitos deles não sabem por onde começar. Então parabéns pela escolha do tema e pelas dicas, são bem úteis.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana,
      Temos sim que fazer a nossa parte. a primeira delas é conscientizar que o desperdício não pode acontecer. E é um assunto que todos precisamos falar. vide o que acontece em São Paulo e no Nordeste.
      bjs

      Excluir
  5. O grande problema do povo Brasileiro é a falta de consciência, e não somente em relação ao uso incontrolado e por vezes desnecessário da água... Aqui em casa, sempre controlamos... aprendi desde nova a não desperdiçar nada, nem comida! Espero que o susto desse ano abra os olhos do povo e que possamos reverter esse quadro!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nica,
      eu tb fui ensinado a nao desperdiçar nada desde cedo, e assim temos que fazer a nossa parte, ensinar e mostrar como economizar. Como sempre dizem: água é vida.
      bjs

      Excluir
  6. Olá!
    É a gente pensa que está livre dos sofrimentos, mas que nada.
    Temos que realmente nos conscientizar, não é por que o planeta é mais água que vamos sair gostando tudo.
    Adorei o seu texto.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suelen,
      O problema é que a maior parte da água é salgada, imprópria para o consumo e tem gente que nao tem nem consciência disso.
      Obrigado, bjs

      Excluir
  7. Olá Antônio,
    Fico surpreendido com o numero 2025, do jeito que as coisas andam não duvido isso acontecer antes. As pessoas gastam muita água de forma desnecessária e com essa escassez alguns atos deveriam ser repensados. A cada dia que se passa estamos mais perto de viver nessas distopias que tanto lemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Italo,
      concordo com vc. se continuarmos a gastar água como desesperados, nao chegaremos a 2025 e aí sim, ficaremos realmente desesperados.
      um abraço,

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias