Resenha # Metamorfose da Vida

08:00

Metamorfose da Vida - Em 1996, Vida Sinclair, uma jovem escocesa criada na isolada comunidade de Old Valley, se vê sozinha no mundo quando seus pais adotivos são assassinados. Ela descobre através de Brianna, uma tia misteriosa, que foi adotada porque a mãe biológica, sua irmã Bonnibelle, foi dada como morta num trágico acidente de automóvel, e que seu pai biológico é um antropólogo de quem não se tem mais notícias desde que partiu para o Brasil, em meados de 1979, a fim de pesquisar a aldeia indígena Karipós, embrenhada na floresta amazônica. No entanto, ele e seu colega de pesquisa Lazarus Lefréve se deparam com a aldeia inamawá, dos índios invisíveis. Depois de sofrer queda de uma árvore, Gordon nunca mais é visto. Vida cresce, tem a sorte de conhecer o Professor Lefréve, torna-se antropóloga e, aos vinte e cinco anos de idade, empreende uma expedição para encontrar o pai. Mesmo atingindo seu objetivo, ela se sensibiliza com a situação da tribo ameaçada pela ação predatória de uma madeireira ilegal. Juntamente, com Blake, um colega de turma por quem sempre nutriu os antagônicos sentimentos de atração e intolerância; José Antônio, seu vizinho português que cria um plano para acabar com a extração ilegal de madeira; e Amana Inamawá, sua meia-irmã índia, Vida descobre que apesar das distâncias, as ações de todos nós afetam até mesmo quem vive em outro continente, pelo fato de tudo estar ligado numa rede invisível tecida pelos Criadores. Os quatro jovens aventureiros têm a chance única de conversar com o primeiro Criador. Segundo a lenda inamawá, há mais de um deus ou criador, incorporados às árvores das florestas, por isso são consideradas sagradas e devem ser preservadas. Estórias fabulosas, desencontros, encontros, romance, violência e conflitos sociais movimentam a vida de Vida Sinclair e dos demais personagens.

Autora: Márcia de Assis  //  Páginas:  267  //  Editora: Baraúna  //  Classificação:  Excelente  // Onde Comprar:  Livraria Cultura









Logo na introdução do livro , a autora nos conta como teve a inspiração para escrever sobre  Old Valley, que por sinal, achei bem interessante.


Old Valley, é um pequeno vilarejo, localizado na Escócia, onde Vida Sinclair residia, lá todos viviam de maneira bem simples, tanto que nem eletricidade tinham.


Um certo dia, Vida passa por uma situação terrível, mas ela não contava que o destino iria lhe pregar uma peça. Após essa peça que a vida lhe pregou, Brianna, uma tia da qual ela nem sabia da existência, foi procurar por ela e a levou para morar com ela e só assim, ela fica sabendo que tinha sido adotada após a morte de sua mãe biológica, mas a princípio ela não acredita nessa história de sua origem.


Após ouvir toda a história de sua tia, Vida sabia que teria que achar seu pai, só não sabia como faria aquilo e ao mesmo tempo estava confusa com todas as informações, mas acaba tomando uma decisão muito importante.




"Deitou-se na cama, apertou os olhos , enquanto toda aquela história , aquele filme sem imagens era projetado em algum lugar do seu hipocampo. Sentia-se perdida e abandonada: Por que Deus permitiu que tantas coisas ruins acontecessem? Essa pergunta definitivamente não daria sentido algum à sua vida, ao seu novo eu que ela própria teria que construir." 
Página 111



Enquanto cursava sua faculdade de Antropilogia ( carreira do seu pai ), Vida contava com a ajuda e amizade de José, que lhe ensinou o português para que ela pudesse ir ao encontro do seu pai e nesse meio tempo ela tinha uma certa implicância e atração por Blake, seu colega de classe.


O que eles não imaginavam era que tinham algo em comum, que era a procura por seus pais, ela por nunca ter conhecido-o e ele por ter sido afastado por sua mãe quando ainda era pequeno.


No decorrer da história ficamos sabendo que o professor Lazarus, é na verdade o amigo de seu pai, que tinha ido com ele para a Amazônia fazer sua tese.


Quando finalmente ela se forma, ela vai fazer pesquisa na mesma área que seu pai, no qual foi visto pela última vez, mas não irá sozinha, pois contará com o apoio de Blake, José e seu professor, só que ela não contava que ainda teria mais surpresas, como sua meia irmã Amana.


Quando eles tiveram ciência do que iriam enfrentar, juntaram-se para o bem maior e no decorrer dos dias José e Amana se viram  apaixonados, assim como Vida e Blake.


Para a surpresa de Vida, ela fica sabendo que ainda terá que desvendar mais um mistério que cerca sua vida e antes disso, ela aceita a sua condição e explica sua situação para seu amado.


Final com gostinho de quero mais!







Quando li a sinopse, pensei que a história teria um outro enredo e confesso que fui surpreendida de uma maneira bem positiva, pois durante a leitura, vi o quanto a autora fez um belo trabalho de pesquisa, principalmente da Amazônia, os indígenas, suas lendas e sua cultura, fiquei fascinada lendo, fora a parte mágica.


Os personagens são bem detalhados, com características e personalidades bem distintas.


A narrativa do livro ocorre de maneira fluída e contagiante, pois a história te prende do inicio ao fim.


A diagramação é simples, porém perfeita.


A capa é totalmente condizente com a história, além de ser muito bonita.


Não encontrei nenhum erro de revisão.








You Might Also Like

47 leitores apaixonados❣️

  1. Ual! Um livro que recebe nota 5 merece nossa atenção.
    Adorei a resenha e o livro parece ser bem interessante.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  2. Oi Michelle!
    O enredo da história realmente chama muita atenção, e você acaba tendo gosto pela leitura quando o autor se dá ao trabalho de pesquisar algo fora de sua área de conforto para agregar algum tipo de mitologia ou história e lendas dos indígenas, que é o que vemos no livro. Fiquei bastante curiosa com relação a obra, um ótimo trabalho!
    Beijos!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Michelle,
    Achei a premissa do livro bem interessante e sua resenha nos instiga a querer conhecer mais da trama.
    Adoro histórias que se passam em vilarejos escoceses, acho que a cultura deles é atraente e forte!
    Não curti muito a capa mas é um problema de fácil solução. rs
    Beijos
    Chrys Audi
    www.todasascoisasdomeumundo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Michelle! Tudo bem? Não conhecia o livro, mas achei ele bem interessante! Sua resenha me deixou curioso e com muita vontade de ler "Metamorfose da Vida"! Adoro livros que possuam uma mitologia bem construída e esse me pareceu ser bem construído! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    A capa desse livro é linda! A história parece bem interessante e como você citou que a autora fez pesquisas sobre a Amazônia me deixou mais interessada, eu gosto de livros que trazem informações sobre algo da história, do país, da cultura acho que isso eleva o nível do livro já que nos trás conhecimentos novos
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiii, não conhecia o livro mas parece que explora bem os fascínios da Amazonia e tal. Fiquei bem interessada no desenvolver da estória com descobertas e romances *-*

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Adorei a capa desse livro@! Também não o conhecia, mas confesso que não fiquei muito interessada na história, mesmo depois de ver que o livro te surpreendeu bastante e que ganhou uma nota alta. Quem sabe mais para a frente...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olaa
    A capa nao é do tipo que me atrairia mas o enredo me deixou bem curiosa na verdade e ja tinha ouvido falar outras vezes do livro e fiquei bem curiosa.
    Ótima resenha.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Olha, gostei do nome da protagonista não HAHAHA Mesmo que a autora tenha seus motivos, chamar a protagonista de Vida e o título do livro ser Metamorfose da Vida pareceu um pouco forçado Rsrsr. Gosto desses livros com altos e baixos, mistérios de família e tudo mais, mas esse não seria um livro que eu leria.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Mila.

    Nossa, esse livro parece bem interessante mesmo. Adoro essas de busca de algo ou de alguém.
    Sua resenha me deixou curiosa, adoro livros que tem pesquisas profundas. Altos e baixos também me deixam louca em meio a uma narrativa. É um livro interessante :)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Mi-flor,
    Nada sabia sobre esse livro, mas a sua resenha me fez vê-lo com olhos cobiçosos (rs). Achei a história até simples, mas parece que a autora soube desenvolvê-la de um modo especial e envolvente, com uma narrativa de qualidade e consistentes descrições. Apesar de ser um livro de gênero fantasia, senti que a autora se dedicou mais ao relacionamento e à autodescoberta dos personagens. Anotei a dica.

    Beijos!
    My Queen Side | Blog Literário

    ResponderExcluir
  12. Olá!!

    Eu não conhecia a obra ainda, e fico feliz que tenha sido uma boa leitura, Acho que a autora acertou mais ainda ao estudar os temas do livro, a melhor coisa é uma história bem feita.
    Gostei da resenha e fiquei interessada no livro :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  13. Oi tudo bom?

    Achei fantastico o livro, bem diferente de tudo que eu costumo ler. Gosto de livros que envolvam misterio, e esse parece mesclado a questoes sociais, encontros e desencontros, bem legal, assim que puder quero iniciar a leitura ^^

    Beijos

    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Mi,
    Adorei sua resenha... Acho bacana a divulgação dos escritores brasileiros contemporâneos...
    Achei a capa desse livro linda!!!
    Parabéns pela resenha
    clubedolivrope.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ola Michelle! Gostei demais desse livro ele tem um enredo original e com a amazônia como cenário já me conquistou e esse cuidado da autora em pesquisar deve ter enriquecido ainda mais o livro com certeza vou ler esse.valeu pela dica.
    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Mila!
    Confesso que a capa não me atraiu nem um pouco, mas foi só mencionar a Escócia pra eu me interessar, hahahaha.
    O enredo parece interessante, adoro quando a história é envolvida nesse mistério da vida do personagem, e quando o livro tem uma base de pesquisa bem formada fica melhor ainda.
    Amei a resenha e fiquei curiosa pra ler o livro!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  17. Meu maior receio com histórias assim é ter tanta informação técnica e histórica que o livro deixa de ser fluido. Já li alguns assim, em que o autor primou tanto pela pesquisa que a história acabou ficando em 2º plano. Não me interessei pela sinopse e sua resenha não me fez mudar de ideia, não vi nada de tão atrativo assim.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  18. Ola Mi lindona adorei a premissa do livro, e saber que a autora detalhe como criou a história do vilarejo já me conquistou. Dica mais que anotada . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Já ouvi falar sobre esse livro, mas confesso que não fiquei muuito animada com ele, até porque eu não sabia muito sobre a história. Achei interessante ela querer procurar pelo pai e ser adotada, imagino que deve ser interessante acompanhar a reação dela ao saber disso, também achei bacana os dois personagens terem essa coisa de procurar os pais em comum, imagino que dai vai surgir um belo romance. Enfim, achei bacana os personagens serem bem construídos, também achei a premissa interessante, mas não sei se lerei esse livro algum dia.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Eu gostei bastante da premissa desse livro, porém eu não sei se seria uma leitur para agora, mas vou anotar o nome do livro e quando eu puder eu dou mais uma olhada nele.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, Michelle! Tudo bem?
    Gostei da resenha! Nunca ouvi falar desse livro, mas curti tanto a sinopse quanto as suas impressões bem positivas a respeito. Se tem algo que me chamou a atenção de imediato foi o fato da Vida morar em um local na Escócia! No último livro que li, a protagonista também morava por lá e o bendito se tornou um dos meus favoritos. Seria um presságio? rs

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Mila!! Seu blog está lindo, parabéns! Estou seguindo!
    Não conheço este livro ainda, mas fiquei com vontade de ler! Adoro fantasia ligada a lendas indígenas!

    Um beijo,
    http://oprazerdaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi
    Não conhecia esse livro, o enredo parece ser bem interessante e com um toque de mistério que eu gosto bastante.
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  24. Estou sorteando esse livro lá no Cia, recebi da Editora e estou feliz de ler a resenha antes de iniciar a minha leitura. Pois, fortaleze! rsrs
    Otima resenha!

    Bjos
    Ni
    Cia do Leitor

    Tem resenha nova no Cia: http://ciadoleitor.blogspot.com/2015/03/resenha-king-of-thorns-de-mark-lawrence.html

    ResponderExcluir
  25. Oi Mi,
    Adorei a capa do livro, é tão bonita!!!
    Apesar de ter achado a premissa do livro interessante eu não senti muita vontade de lê-lo por agora, vou anotar o título para uma futura leitura. A parte das lendas e dos indígenas é o que mais chamou minha atenção, é difícil ler livros que tenha esse pano de fundo.

    Abraços,
    Jéssica - Coração Leitor

    ResponderExcluir
  26. Vixi, mais um livro que eu vou ficar doente se não ler... Simplesmente AMO livros em que invoca tão claramente sua parte histórica-geográfica... E ainda por cima com magia... Caramba, não precisa de mais nada hahahaha

    Super anotado já....
    Bjo
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Mih!
    Gostei muito da resenha e da sua opinião, mas acho que esse livro não é muito pra mim, foram poucos os livros que mostraram índios e a amazônia que eu realmente gostei, confesso que tenho até um pouco de preconceito com esses temas, mas quem sabe um dia! Parabéns pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá, confesso que a capa e a sinopse não tinha me deixado interessada em ler, mas gostei bastante da sua resenha e da sua nota que foi bastante positiva.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  29. Mih,
    Não conhecia esse livro, mas não gostei da capa dele e nem da proposta do livro.
    Parabens pela resenha!
    Beijao
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi Mih...
    gostei bastante da sua resenha, achei a capa do livro muito linda tambem.
    Confesso que lendo a sinopse e comparando com a sua resenha também vi que foi algo totalmente diferente do que imaginei. Nunca li nenhum livro que abordasse esse tema... gostei da possibilidade


    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oi, Michelle!
    Como é bom quando um livro nos surpreende de maneira positiva, não é mesmo?
    Ainda não conhecia a autora. Mas, fiquei bem interessada na história, que me atraiu pelo enredo se passar na Escócia (que acho linda).

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oie Mila!
    Ainda não tinha lido nada sobre esse livro, mas só por se passar na Escócia, já me conquistou! Um dos lugares que eu morro de vontade de conhecer, desde a época da faculdade, com seus lindos castelos e natureza! Quem sabe um dia... rs
    Sobre a história, também fiquei curiosa pra saber o que mais Vida terá que enfrentar... que segredo ainda terá que dividir!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  33. Adoro quando os autores pesquisam antes de escrever seu livro
    Monstra com certeza o carinho pelo livro
    Não conhecia o livro mas já me chamou atenção

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oláa!
    Achei a premissa bem interessante e adorei a sua resenha! Lerei esse livro o mais rápido possível!
    Beijos,
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  35. Olá achei o livro bem interessante. Não conhecia o livro ainda, amei o enredo sendo na Escócia. A capa é bem diferente do que se trata o livro.
    Bjss

    http://stylishsgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oi Mi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro ainda, mas gostei bastante da premissa dele.
    Tua resenha me motivou a coloca-lo na minha lista de futuras leituras, mas acredito que isso não ocorra tão cedo, pois a lista tá enorme :(

    bjs

    ResponderExcluir
  37. Então, apesar de vc ter falado bem do livro, não fiquei interessada em ler, srsr, achei a capa meio feia, porém a história parece ser legal, mas rrealmente não algo que eu iria ler ^^
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Oi Mi... tudo bem?

    A capa é realmente linda... e parece que é bem característica com a história.. não parece que é algo que estou acostumada a ler, mas confesso que a minha curiosidade foi bem aguçada... principalmente pela parte cultural e mágica da história... xero!!

    ResponderExcluir
  39. Oie, tudo bom?
    O livro tem uma proposta diferente de tudo que já li e achei bem interessante ele inserir lendas indígenas na trama porque deixa a narrativa única e especial. Além disso, a autora parece ter criado uma obra envolvente.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Achei o enredo um pouco enrolado, Vida que quer encontrar o pai e tem um amigo que se afastou dos pais, e tem mais um que fica junto e depois tem um professor que era amigo do pai dela etc.
    Não curti muito não viu, esse deixo passar.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  41. Oi Mi,
    Este livro com certeza é uma delícia para se ler, pois narra uma parte de nosso país que muita gente não conhece, os indígenas e sua cultura, lendas e forma de viver. isso aliado a uma trama inteligente dá um ótimo enredo. gostaria de ler esse livro.
    bjs

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Oie, Mila!
    Gostei da história no geral, mas não sei se leria porque sou louca demais pelo meu gênero favorito de fantasia/aventura para largá-lo. Talvez leia após uma ressaca literária, parece ser uma boa pedida. Adorei o cenário inovador - é diferente do que sempre vemos por aí. Escócia é maravilhosa!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir
  43. Oi Mila, tudo bem?
    Gostei de sua resenha, a premissa é bem interessante e a capa é muito bonita, gostei bastante, mas essa não é a leitura que eu busco no momento. Futuramente darei uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
  44. Olá Mi!
    Achei a capa linda e a sinopse me interessou bastante.
    Fiquei muito ansiosa para saber se ela vai consegui encontrar o seu pai e como os romances vão desenrolar.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Olá Mi!
    Não conhecia a história. Mas gostei bastante do enredo e fiquei curiosa pra conhecer esse mundo que a autora criou. A capa é linda e me chamou muito a atenção.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Olá tudo bem?
    Nota máxima para o livro e mesmo assim não me chamou muita atenção, não gostei da capa e não me senti atraido pela história. No momento eu não o leria, gostei bastante da resenha.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Oi Michelle, tudo bem?

    Não conhecia o livro e nem a autora. Confesso que pela capa, o livro não me chama a atenção. Mas se a leitura é fluida e interessante, porque não dar uma chance?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias