LIVROS ON LINE E LIVROS EM PDF

17:54

Livros on line e livros em PDF.


Sou recente como autor, eu confesso. Comecei a escrever ano passo passado e ainda engatinhava, quando me apresentaram as plataformas WATTPAD e WIDBOOK. Nessas plataformas qualquer pessoa pode postar o seu livro, que é lido por milhares de pessoas e comporta todos os gêneros.

Eu já tinha concluído o meu primeiro livro quando comecei a postar, então foi como uma forma de divulgação.

A partir daí, vendo que meu livro estava tendo um bom alcance, fugindo um pouco das preferências dos leitores (que são os livros HOT), comecei a escrever mais e a ter mais coragem de publicar minhas idéias. Mas, ao mesmo tempo em que escrevia, conheci muitos autores excelentes com grandes livros e vi que nós temos uma grande safra de escritores e, principalmente, escritoras. É isso mesmo! Arrisco a dizer que existem muito mais escritoras do que escritores.

E vi também com grande satisfação que muitas obras foram publicadas por editoras (inclusive o meu livro).

Acontece que uma coisa chata ocorreu. Muitas obras estavam sendo plagiadas, algumas em sua totalidade, não mudando nem mesmo o título do livro. É onde eu quero chegar.

Muitas vezes escrevemos por prazer, mas em outras queremos ter um lucro com isso. Não é fácil tirar um livro de sua cabeça, passar para o papel e conseguir pessoas que o leiam, que gostem, ou até mesmo que não gostem, mas que leiam.  É ruim quando vem uma pessoa, copia sua obra e passa como sendo dela. Escrever dá trabalho.

Quando copiam um livro e passam para PDF isso também não é legal... é cópia pirateada, sem autorização do autor, que deveria estar ganhando pela divulgação e venda. Quando um leitor adquire uma cópia em PDF está contribuindo para lesar o autor. Ainda mais para quem está começando uma carreira de escritor.

Autores consagrados que tiveram os direitos liberados após anos é uma situação diferente e você tem acesso a obras de qualidade, mas é diferente de um que está no início.

Eu quero ganhar como escritor? É claro. Não dependo totalmente disso, mas se eu faço todo um processo junto a uma editora para publicar meu livro o que eu mereço é conseguir vendê-lo, e se possível ter lucro.

Tem gente que vai falar: ORA, MAS ISSO DE PDF É UMA FORMA DE DIVULGAÇÃO! Pode ser, mas para isso já existem plataformas que postamos para que os livros sejam lidos gratuitamente, o WATTPAD e WIDBOOK, como afirmei anteriormente. Eu mesmo tenho algumas obras entre livros e contos publicados no WATTPAD e WIDBOOK e espero poder publicar todas minhas obras algum dia, e até lá está disponível para todos.

Reforço o pedido. De autores novos não recebam os arquivos de livros em PDF... É contribuir para a pirataria, pois não tem anuência do autor. Pensem nisso ao adquirir um.


Antonio Henrique Fernandes Neto

Autor e Colunista

You Might Also Like

18 leitores apaixonados❣️

  1. Concordo plenamente com o que falou, sei que muitas vezes é difícil ter dinheiro para adquirir todas as obras, mas não acho justo pegar sem pagar porque prejudica o autor que muitas vezes além de não receber também não possuí o reconhecimento. Leio apenas as obras online ou em pdf quando me são passadas pelos próprios autores ou nessas plataformas. De outra forma não, que pena que nem todos pensam assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,
      infelizmente isso está acontecendo com uma certa regularidade. Eu gosto de comprar livros, gosto de tê-los em minha estante, e ainda ajudo ao escritor, que teve todo o trabalho para nos proporcionar essa viagem... Esperamos que todos se conscientizem disso.
      bjs

      Excluir
  2. Ótimo texto Antonio,
    No que depender de mim não terá pirataria até mesmo pq amo livro físico.
    Já teve autor que me passou em PDF para ler e eu acabei não lendo e comprei o físico rs.

    Abraços,
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jéssica,
      até porque ler em PDF é complicado. livro é sempre melhor. mesmo sendo digital, pois ainda sim o livro está sendo vendido e ajudando ao autor.
      um abraço,

      Excluir
  3. Realmente, plágio é algo que me incomoda deveras, acontece com livros, artigos etc.
    Quando estou em sala de aula, pergunto aos meus alunos o que acham da pena de morte e da redução da maior idade penal, todos, unanimes, concordam com a medida.
    em seguida, passo um trabalho e está lá o plágio, muito plágio. De livros, artigo, até HQ. Eu coloco o número da lei e a pena e depois lanço a pergunta novamente sobre a criminalidade, eles ficam incomodados, lógico. Pois a visão de crime é muito restrita, virou hábito 'tolerável' no Brasil plagiar. Acredito que no dia em que autores e editoras forem mais unidos, a coisa muda....
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Lilian,
      As pessoas nao têm noção ainda do que seja plágio, nem que seja crime, apenas querem levar a melhor sobre o autor, pois querem o produto sem pagar. A união dos autores seria algo interessante.
      bjs

      Excluir
  4. Antonio!
    Concordo e apoio sua reivindicação, afinal, vocês escritores tem o maior trabalho para uns usurpadores tirarem todo brilho com plágios e cópias. Absurdo, né?
    Quando algum parceiro me envia um livro para análise em pdf, tenho o maior cuidado e não repasso nem mesmo para minhas filhas, acredita? Porque sei que eles confiam ao mandar e querem ter sua obra divulgada, mas não dessa forma.
    Desejo sucesso!
    Bom Domingo!
    “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.” (Carlos Drummond de Andrade)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudynalva,
      Além do PDF, que é uma forma da pirataria, ainda tem o plágio, pseudo escritores querendo levar vantagem em cima do verdadeiro escritor. isso tem que acabar.
      bjs

      Excluir
  5. Antonio, está coberto de razão. Escrever dá um baita trabalho e há plataformas gratuitas, blogs e tantos outros abertos para quem quer ler sem pagar. Absurdo plagiarem, tem que gritar mesmo. Parabéns pelo protesto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Talita,
      Dá muito trabalho escrever, e nao custa visitar as plataformas gratuitas...
      bjs

      Excluir
  6. Acho a crítica muito válida. A literatura precisa ser valorizada! Livros convertidos em PDF apenas colaboram para que a sua compra oficial não aconteça e, portanto, que o seu autor não seja reconhecido como merece. Uma pena. Plágio é crime, assim como a comercialização pirata de livros.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Fran,
      E o pior é que esta´acontecendo com alguma frequencia, infelizmente, as pessoas não ligam se estão prejudicando o autor, e nem se estão cometendo algum crime.
      bjs

      Excluir
  7. Concordo totalmente, plágio é uma coisa horrível, é crime! Todos nós temos que lutar para que isso acabe. Deve ser horrível, a pessoa passar meses ou talvez bem mais, tentando passar uma coisa que você fez com todo seu amor, para chegar outra pessoa lá e pegar do nada. :/
    Beijos, Camila Soares.
    Leitor Sagaz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,
      E isso está acontecendo com alguma frequência, infelizmente. Vamos torcer para que isso pare de vez.
      bjs

      Excluir
  8. Olá Antonio!
    Eu concordo plenamente com você.
    Os escritores tem muito trabalho para escrever e fazer um trabalho perfeito, mas vem pessoas de má índole e querem roubar as histórias. Não acho que PDF é um meio de divulgação pois o autor não ganha por isso. E dificilmente o leitor que lê PDF vai comprar o livro físico depois.
    Temos que arrumar um jeito de deter essas pessoas e poder processá-las por isso.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen,
      Não é fácil criar uma história, colocar no papel, fazer com que alguém goste e aí vem outra pessoa e copia tudo e diz que ela foi quem criou... e PDF é pirataria...tudo tem que ser combatido.
      bjs

      Excluir
  9. Oi Antonio, um ótimo texto. Realmente este e um assunto sério e muito polêmico.
    Mas, concordo que escrever um livro é algo para quem tem talento, e algo que dá muito trabalho, por isso não acho justo que seus livros sejam convertidos e repassados sem o seu conhecimento.
    Espero que sua carreira dê certo e muito sucesso para você.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lia,
      Espero que haja o reconhecimento e eu que não seja copiado, ao menos no mal sentido hehehehe.
      bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias