Livros nacionais entre os mais vendidos nas listas das grandes revistas e jornais.

14:16

Livros nacionais entre os mais vendidos nas listas das grandes revistas e jornais.

lista dos mais vendidos no ano de 2012 - só para ilustrar.

Olhando um exemplar da Revista Época, cuja assinatura meu irmão tem, eu vi uma coisa muito curiosa a respeito da lista dos livros mais vendidos no Brasil: praticamente não há livros de autores brasileiros.

Não que os outros não tenham importância, são ótimos livros e já vi excelentes comentários e resenhas sobre eles, mas eu gostaria muito de ver um livro de autor nacional no topo. E sei que temos condições para isso. Acredito que estamos em uma época de ascensão de nossos escritores.

Claro que estou me referindo a livros de ficção. Livros de autoajuda e não ficção nós temos excelentes autores, apesar de nunca ter lido um livro deles.

Sempre tivemos excelentes escritores em diversas épocas, e talvez os últimos desses expoentes tenham sido os saudosos João Ubaldo Ribeiro e Ariano Suassuna. Estamos reaprendendo a escrever (livros) e estamos fazendo isso com qualidade, até pelos livros que tenho lido. Uma grande maioria excelentes, em nada a dever para os grandes escritores internacionais.

E há espaço para todos os gostos. Livros policiais, de suspense, de distopia, romances, históricos, biográficos e até terror, enfim, nós, como leitores não podemos e nem devemos reclamar.

Quero que entendam que não é um apelo ufanista, pura e simplesmente, eu também gosto de livros estrangeiros, mas é hora de colocarmos os autores nacionais também na lista dos mais vendidos. VENDIDOS. Se compramos os de fora porque não devemos comprar os nossos?   

Como autor é claro que eu gostaria de ver o meu livro no top 10 dos livros mais vendidos, e assim imagino também os outros escritores, teríamos mais incentivo para outros livros e melhorar sempre. Afinal de contas, é para os leitores que escrevemos, não para nós.


Antonio Henrique Fernandes

Colunista

You Might Also Like

18 leitores apaixonados❣️

  1. Oi, Antônio, tudo bem?

    Concordo com o que você escreveu. Temos excelentes autores nacionais contemporâneos e seria incrível vê-los entre os mais vendidos. Como você citou, estamos vivendo uma grande ascensão desses autores, e isso é ótimo. As editoras grandes estão cada vez mais apostando nas histórias nacionais, de ficção, e acredito que em breve esse nosso sonho será concretizado, rs.

    Um abraço,
    João Victor - Amigo do Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João Victor,
      Esperamos que um dia deixe de ser sonho né.
      um abraço,

      Excluir
  2. Olá,
    tenho fé que ainda chegaremos lá, por que pelo cenário que tenho visto hoje em dia e o que eu via a uns quatros anos atrás por exemplo já existe uma grande diferença. Recentemente fui a uma seção de autógrafos na cidade vizinha e puxa fiquei encantada com a comoção do pessoal, há alguns autores que são tratados como estrelas do rock rsrsr, fora que as últimas listas de mais vendidos de sites como Saraiva e Submarino tem cada vez mais livros nacionais. É uma mudança gradativa mas, tenho certeza que nós (leitores brasileiros ativos) ainda leremos tantos livros nacionais como estrangeiros.
    beijão*...*

    http://notinhasderodape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís,
      sim, o vento da mudança já chegou, mas ainda falta muito chão para ser percorrido. Não vamos perder a esperança de que um dia mude.
      bjs.

      Excluir
  3. Olá,
    Estou adorando conhecer os autores brasileiros, um livro melhor que o outro.
    Não deixam nada a desejar em relação a literatura estrangeira.
    Ótimo post.
    Beijos.

    http://www.adorkable.com.br/2015/05/resenha-procura-se-um-marido.html?showComment=1431821201763#c699094797124318205

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samanta,
      Com certeza, temos excelentes autores na atualidade.
      obrigado pelo carinho.
      bjs

      Excluir
  4. Espero que os autores nacionais fique na lista dos mais vendidos também. Gosto muito da literatura nacional, conheço ótimos autores...
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu acredito que os livros nacionais só não estão no topo porque algumas pessoas ainda te preconceito com livros nacionais, muitas ao pensar na palavra nacional a relacionam com os classicos que foram obrigados a ler na escola, e muitas vezes essa experiencia não foi legal porque a pessoa ainda não estava preparada para ler um livro de tal proporção, nós temos que mostrar para os outros que existem livros maravilhosos nacionais, e que tem para todos os gostos, eu sempre estou incentivando meus amigos a comprarem livros nacionais, os autores nacionais arrasam :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana,
      Sim, concordo que ainda há muito preconceito, esse gosto pela literatura nacional deve ser cultivado, nao imposto. E os autores nacionais estão arrassando, concordo com você hehehe.
      bjs

      Excluir
  6. Olha eu tenho me surpreendido bastante com os autores nacionais de uns tempos pra cá, pois conheci vários bastante talentosos que deveriam estar nessa lista viu? Mas o problema é que a literatura nacional ainda não é muito bem vista por muita gente. Não sei, ainda tem um pouco de preconceito e por isso pegam os livros que fazem sucesso lá de fora. Mas tipo, o maior problema entre a literatura nacional são as criticas, porque tem autor que não aceita e isso meio que desanima até a gente que é blogueira. Mas mesmo assim espero que algum dia eles venham a estar no topo das paradas ai =]

    Olha amei o seu cantinho.
    Eu estou te seguindo tá ?? Espero que venha conhecer o meu cantinho também.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-sol-e-tormenta.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana,
      As coisas estão mudando e os autores também estão amadurecendo, logo teremos algo muito sólido na nossa literatura.
      obrigado pelo carinho.
      bjs

      Excluir
  7. Oiee ^^
    A única vez em que vi um nacional na lista de mais vendidos, foi quando "Não se apega, não" foi lançado. Infelizmente os leitores preferem os livros de fora, e por mais que a gente tente incentivar a leitura de nacionais, ainda vai demorar bastante para perceberem que temos minas de ouro por aqui...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryhh,
      Vamos torcer para que a maré mude e os leitores possam a trabalhar mais com os autores nacionais que estão em ampla ascensão.
      bjs

      Excluir
  8. Realmente é complicado achar livros nacionais conhecidos pelas pessoas, afinal não é só pelos brasileiros não apoiarem a literatura nacional e sim por não haver a oportunidade para essas obras estarem no mercado e sendo divulgadas tanto quanto esses da lista. Eu espero que isso mude no futuro, vamos ver...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna,
      Então, o que falta é uma maior divulgação de livros nacionais e assim deixar os nossos autores mais conhecidos... devagar isso já está acontecendo, quem sabe logo mude.
      bjs

      Excluir
  9. Antonio!
    Devo concordar com suas colocações porque são totalmente verossímeis.
    Devemos mesmo comprar e valorizar nossos autores nacionais, eles estão surpreendendo muito, tem muito novo autor bom que poderia despontar no ranking dos mais vendidos.
    E espero ver você aí na lista.

    Desejo uma ótima semana!!
    “O começo é a metade do todo.”(Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Rudynalva,
      Sonho com um dia estar nessa lista dos mais vendidos hehehe.
      bjs.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias