Resenha # A Formatura

10:00

O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas.
Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso.
Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos.
A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!


Autora: Joelle Charbonneau
Páginas:  318
Editora: Única
Onde Comprar: Amazon  //  Casas Bahia  //  Submarino  //   Americanas
Classificação: 





A Formatura começou exatamente onde parou Estudo Independente. Cia fica apavorada com a notícia que Raffe veio dar e lhe pedi explicações. Então ela lembrou o que descobriu sobre a verdadeira finalidade da rebelião e a ligação dele com o Dr. Barnes e acaba ficando indecisa sobre o seu posicionamento com relação a tudo.


"Estou assutada? Estou. Como a aluna mais nova da universidade, acho difícil acreditar que minha ações possam mudar o curso da história do meu país. Que eu seja tão esperta a ponto de superar as ideias do doutor Barnes e de seus oficiais, e possa salvar vidas."
Página 13


Depois de muito tempo ela consegue falar com seu irmão Zeen, que está próximo a ela sem que ninguém saiba e conta tudo o que sabe, mas seu irmão custa um pouco a acreditar em tudo. Cia quer que seu irmão saia de Tosu City, visando sua segurança, pois ela sabia o que estava por vir.

Cia resolve ir conversar com a presidente Collindar para falar sobre tudo o que sabe, mas para sua surpresa, ela encontra Symon, o líder da rebelião junto dela, mas logo assim que ele sai, ela conta tudo o que sabe, com bastante receio de Collindar não acreditar.

Após ouvir Cia, Collindar bola um plano para evitar que o plano de Symon possa ser colocado em prática, mas Cia não contava era que seria o fator surpresa desse plano.


"- A senhora não pode estar falando sério -  murmuro. Embora eu saiba que está. -  Não posso... "
Página 43


Cia ficou em dúvida se aceitava ou não a proposta que lhe foi feita, pois ia contra os seus princípios, mas seu prazo para pensar era curto e se aceitasse teria que confiar mais uma vez em estranhos. Enquanto decide o que fazer, os rebeldes estão se preparando e fechando o cerco contra os criadores do Teste.

Cia finalmente decidiu aceitar fazer parte do plano, mas agora teria que dar o passo mais importante, saber em quem confiar, pois ela sabia que sozinha não seria capaz de realizar  a missão que lhe foi dada, então ela vai falar com Tomas, explicando tudo o que aconteceu e sua decisão, mas ele tenta mudar isso, como não consegue se junta a ela.

Stacia e Raffe, foram os primeiros a se juntar a causa e com ele, Cia consegue várias informações importantes, mas enquanto ainda planejavam como iriam fazer tudo, acontece algo que muda drasticamente os planos, então agora mais do que nunca precisaria da ajuda de Zeen e seus amigos se encontrariam com ela e Tomas depois, mas para sua surpresa, quando se reencontram, Will está junto com eles, pois tinha ajudado a chegarem até seu destino.


"No entanto, não atiro. Porque, por alguma razão, Will salvou Stacia e Raffe. Assim como salvou Tomas e me salvou nas planícies quando fomos atacados."
Páginas 223/224



Após todos estarem finalmente juntos, o plano é colocado em ação, mas Cia não imaginava o que iria acontecer e o que iria descobrir.




O final da trilogia O Teste me surpreendeu em vários aspectos, até porque o segundo livro no meu ponto de vista deixou a desejar e tive medo da autora não fechar de uma forma digna essa trilogia que aprendi a amar.

O enredo  continua bem intenso e nele podemos ver tudo o que aconteceu para o funcionamento do Teste, impossível desgrudar do livro até ele acabar.

Os personagens continuam sendo bem desenvolvidos, tanto que consegui ver o amadurecimento de Cia, pois ela se mostrou ainda mais forte e determinada.

A narrativa do livro continua viciante de fluída.

A capa é totalmente condizente com a história.

A diagramação e revisão estão perfeitas.

Só uma coisa me decepcionou um pouco no livro, foi o final que a autora escolheu para o Zeen, ainda não me conformei.

O final do livro, deixa uma brecha para uma continuação que torço para a autora fazer, pois deixou um gostinho de quero mais, para saber como Cia vai fazer as coisas.

Adorei! Super recomendo!

You Might Also Like

7 leitores apaixonados❣️

  1. Olá Milla,
    Como esse é o terceiro livro da trilogia não dá pra dizer com toda certeza que quer ler a trilogia.
    Mas, como já li outras resenhas dos livros anteriores, digo, tá na lista!
    Também gosto quando o autor deixa este espaço, não só para continuação, mas também para imaginação do leitor.
    Adorei a sua resenha e curto este formato.

    Isaac Zedecc - www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Michelle!
    Já vi outras resenhas sobre a série e a história me pareceu bem interessante, mas por se tratar de uma série vou deixar passar. Já acompanho várias e estou achando isso muito cansativo. Prefiro livros únicos haha

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  3. Quero muito conhecer essa trilogia, Mi!!! Acho que vou amar. O que dizer da sua resenha? Haha. Parece que o final conseguiu ser ainda melhor do que você esperava. <3

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Infelizmente nao pude ler a sua resenha pois estou com esses livros na estante para ler, e como nao quero spoiler tiv que pular pros comentários direto.
    Estou muito ansiosa pra iniciar logo essa trilogia!
    Super beijo
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?

    Hoje em dia tudo é saga, trilogia ou série e isso me deixa por vezes feliz, por vezes, não. Mas uma coisa é certa, são poucas as trilogias que tem capacidade para deixar de ser trilogia e seguir com mais volumes, pela sua opinião, parece que essa teria potencial para.
    Parabéns pela resenha, não sei se eu leria os livros desta trilogia. Depois vou procurar para ler as outras resenhas - pois, essa sendo a terceira, me deixou um pouco perdida, não recordo se já as li, vou buscar me situar e ou recordar. hehehe.

    Beijo!
    Ana Luz - LT.

    ResponderExcluir
  6. Mi lindona estou louca para ler essa trilogia e pelo visto o último livro atende expectativas. A protagonista sempre me chamou atenção por sua garra. As capas são lindas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Amiga!
    Eu ainda não li essa trilogia, mas saber que ela terminou com o seu favorito me deixou ansiosa para ler o livro. A história parece ser muito emocionante e prender o leitor do começo ao fim.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias