Resenha # A Playlist de Hayden

16:01


Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente
Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.




Autora: Michele Falkoff
Páginas:  285
Editora: Novo Conceito
Onde Comprar:  Submarino  Shoptime  Amazon  Livraria Cultura
Classificação: 




Após uma briga em uma festa, Sam vai visitar seu amigo no dia seguinte para lhe pedir desculpas, mas o que ele não imaginava, era que seria o primeiro a encontrar seu amigo Hayden morto, a princípio achou que ele estivesse com sono pesado, mas infelizmente tinha chegado tarde demais e não conseguiu salvar seu amigo. Enquanto ainda estava no quarto dele, achou um bilhete que seu amigo deixou para ele e uma playlist em seu pen drive, deixando Sam sem chão.


"Saí da cama liguei o computador e abri a playlist que encontrei no pen drive de Hayden. Ele a deixara para mim, sabendo que eu a encontraria, provavelmente sabendo até mesmo que seria eu quem o encontraria - era sempre eu que ia pedir  desculpas após as nossas brigas."
Página 13


Chegou o dia do funeral de seu amigo e ele estava querendo entender o motivo de Hayden ter tirado sua vida e por isso estava ouvindo o tempo todo a playlist que lhe foi deixada, mas mesmo assim, ainda não entendia o motivo e o que acabou irritando-o ainda mais foi que Ryan, irmão de seu amigo, poderia de certa forma tê-lo ajudado e não fez.

Após o funeral, ele resolve ir ao shopping, ficar na loja que ele e seu amigo gostavam e lá ele conhece oficialmente Astrid a menina que ele viu que também estava lá presente e se encantou por ela e depois da conversa ficou ainda mais, percebendo que ambos tem gostos parecidos, além da amizade com Hayden.

Através de Sam ficamos sabendo mais detalhes do que Hayden passava tanto dentro como fora da escola, o preconceito que ele sofria o tempo todo pelo modo dele ser, aliás não só ele, mas como o próprio Sam.


"Jamais vou esquecer a expressão no rosto de Hayden enquanto estava ali sentado, com o leite pingando de sua camiseta preferida. Era do Metallica, como a que eu vestia naquele dia. Vi que Hayden percebia que nada iria mudar, que as coisas talvez se tornassem até mesmo piores do que ele pensava. Que Ryan não o ajudaria."
Página 49


Quando ele  teve que voltar para escola, Astrid tenta fazer com que Sam se enturme, mas ele não se sentia pronto para isso, então preferia ficar sozinho e para piorar a situação, teve que conversar com o diretor da escola sobre como se sentia.

Enquanto tentava viver sua vida e consecutivamente desvendar o motivo de seu amigo ter tirado a vida, acontece algo que o deixa intrigado. Alguém com o apelido de Arquimago fala com ele pela internet e disse que só ele poderia mudar o que estava para acontecer.


Aos poucos vemos como ele lida com tudo e o que aprende com tudo o que viveu.

Pena que o final do livro não foi o que eu esperava e  com certeza algumas partes dele poderíam ser cortadas.





Como disse no final da resenha, infelizmente o final do livro não me agradou, mas o enredo é sobre um tema bem atual, o preconceito ou o nome bonito que é dado hoje, builling, com algumas pessoas que são consideradas fora do padrão. Acho que a autora abordou bem esse tema, mesclando junto a busca do amigo por respostas. Ela também nos mostrou os dois lados da moeda, pois muitas vezes só vemos o lado de quem sofre com esse preconceito e não de quem faz e o motivo de fazer tal coisa.

Os personagens principais e secundários são bem explorados, assim como seus dramas e questionamentos que acabam fazendo você pensar e se colocar no lugar das pessoas que sofrem esse mal.

A narrativa da autora é bem rápida em certos pontos, em outros achei bem devagar, mas nada que atrapalhe a leitura.

A capa é linda demais e totalmente condizente com a história.

A diagramação e revisão estão perfeitas.

Aconselho a vocês lerem e tiraram suas próprias conclusões.


Agora deixarei aqui algumas músicas da playlist que dão os nomes aos capítulos do livro.


Radiohead - How to disappear completely  

Vampire Weekend -  Diane Young

Metallica - One - 



You Might Also Like

20 leitores apaixonados❣️

  1. Ola Mi lindona
    Acabei de ler esse livro e concordo com você com relação ao final fiquei com a sensação de faltou algo e não houve muita justiça, o tema abordado no livro deve sempre ser destacado e levado muito a sério, por isso sempre atenção dos pais ao comportamento de seus filhos. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa amiga, então não fui a única a me sentir assim.
      Ela teria tudo para ter um super livro, mas ficou mediano;

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Flor, tudo bem? quero muito ler o livro, desde que fiquei sabendo do lançamento - Ainda não li nenhum livro que aborde o suicídio, pelo menos não desta maneira e estou bem interessada. São várias as resenhas que comentam alguns pontos fracos da obra mas confesso que de jeito nenhum me deixou com um pé atrás! Vou dar uma oportunidade com certeza!

    Parabéns por sua sinceridade na resenha ^^
    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga
      O livro tem um tema bem forte mesmo, a autora pecou em vários sentidos, mas acho que vale a pena ler.
      Beijos

      Excluir
  3. esse livro me pegou de jeito assim que vi Radiohead na playlist... Achei uma leitura bem bacana, acho que cumpriu a proposta a qual se mostrou...
    Pena não ter te agradado 100%
    Achei uma leitura bem fluída e a escolha da playlist foi incrível...
    Tbm amo One, do Metallica <3
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não me agradou totalmente, mas fico feliz que a experiência para você foi melhor do que a minha.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    A leitura é bem leve, com assunto pesado que mexeu comigo, afinal já sofri bullying e sei como é o sentimento, li o livro junto com a playlist no site, ouvir e ler em ordem é uma sensação boa! Me apeguei dos personagens, também não gostei muito no final.
    Beijos
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo bem sim e com você?
      Eu definitivamente não consigo ler ouvindo música, me atrapalha.
      Então tivemos uma opinião parecida com o final do livro.
      Beijos

      Excluir
  5. Preciso muito ler esse livro! Recebi de parceria, mas minha colega quem escolheu ele para ler e resenhar! E a Playlist... sem comentários! Ela quem mais me chamou atenção, e não tem como ser diferente né?
    xoxo
    www.doisdb.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirela,
      Se puder leia, mas não tenha muita expectativa para não se decepcionar, digo mais isso por causa do final.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Estou vendo muitas pessoas escrevendo resenha desse livro e de cara eu já me apaixonei pela capa. Depois de maravilhar essa capa eu fiquei boquiaberto com a bem escrita sinopse. Ai você vem e faz uma resenha dessas? Minha curiosidade só aumenta, ta descontrolável isso e eu vou ficar pobre porque vou ser obrigado a comprar esse livro kkkkk ♥

    Victor Tadeu, blog Desencaixados
    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Mih!!

    então... eu li a prévia desse livro e gostei muitíssimo, acabei comprando o livro mas até agora não me deu vontade de termina-lo de ler ahahah. Acho que estou com um pouco de medo por que o pessoal anda falando bastante que o desfecho não foi muito bom. de qualquer maneira talvez eu desempaque ele nas férias ;) bjs
    http://notinhasderodape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, sua linda! Li o livro em poucas horas, mas também não me agradou por diversos motivos, foi uma leitura chata e massante. Não achei que a autora soube explorar a temática de violência na escola, enfim, não curti mesmo o livro :(

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Estou doida para ler esse livro. Estou cogitando a possibilidade de ler em inglês online, pois ando um pouco em dinheiro haha. Que pena que o livro não te pegou de jeito ):

    http://loucurasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Que pena que o final não te conquistou :/ Ainda não li esse livro, mas quero muuuito saber o que vai acontecer no final..haha' você me deixou curiosa. Por mais que seja um assunto cansativo, de tanto que é falado, ainda é necessário falar sobre o "bullying", parece que quanto mais o tempo passa, mais as coisas ficam piores em relação a isso *-* Quero muuito ler esse livro ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Mi!
    Eu amei a sua resenha, mas a história não me ganhou.
    Recebi a prévia e não consegui nem terminar de ler. Achei a história muito massante.
    Mas tenho curiosidade em saber por que o Hayden se matou.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, esse livro tem me chamado bastante atenção.
    Eu sempre sofri com builling e tenho que dizer que agora que temos essa lição ensinada devo confessar que tenho sofrido menos, graças a Deus!
    Seja como for o livro, para mim leva a mensagem do respeito.Ainda não li e está na minha lista de desejados!
    Bjs
    http://scraplivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oieee!!
    Nossa eu comecei essa leitura de uma forma maravilhosa, estava tudo fluindo muito bem, porém o final cagou tudo mesmo (hsuahsua). A autora poderia ter sido mais feliz com o fim desse livro, mas achei que ela se perdeu bastante, fazendo com que a própria personalidade do persongem principal mudasse. De qualquer forma, adorei ler este livro!!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  14. Uma pena que você não gostou. Era para eu ter começado a ler, mas acabei adiando um pouco. Quero ver se começo esta semana e comprovar os itens que você levantou.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. Bullying é um tema tão atual que esse ano mesmo li e vi vários livros com essa abordagem. Vc não foi a primeira pessoa que vi falando sobre o final não tão bom assim, ruim porque criamos uma expectativa enorme com a divulgação e o começo da leitura.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias