Mês Especial Romance de Época # Resenha Alina

08:00



Olá meus amores!
Tudo bem?
Hoje trago para vocês  mais uma resenha para o Mês Especial Romance de Época. O livro que vou resenhar é Alina da escritora Emília Lima.

Resenha por: Suelen Fernandes
Título: Alina
Autor(a): Emília Líma
Editora: Sollo
Páginas: 126
Ano: 2014
Adicione: Skoob
Nota 

Sinopse:

Alina é uma obra de ficção, ambientada na Bahia no final do Séc. XVI e conta a história da família Cirilo, proveniente de Portugal com o intuito de ajudar na colonização do Brasil-colônia.
O livro conta a história da vida da família Cirilo e principalmente de Alina Cirilo, personagem principal do livro e do amor dela por Pedro Garcia, um grande amor, mas um amor proibido.
Alina é uma personagem de personalidade forte e muito determinada. Alguns acontecimentos mudam drasticamente o rumo da sua vida e mesmo assim ela consegue levar tudo adiante, com toda a coragem que uma moça de sua idade e de sua posição social pode ter.
Este livro fala sobre amor, família e as renúncias que às vezes temos que fazer em benefício das pessoas que mais amamos. E, também, de que quando um amor é verdadeiro, ele acontece, mesmo que achemos que o tempo desse amor já passou.



Alina é de uma família Portuguesa, mas vem para o Brasil na época da colonização. Ela chega aqui aos 12 anos, junto com seus irmãs e irmãos, e seus pais. Alina sempre foi uma menina simples, mas muito determinada. Nunca gostou de maltratar os escravos e nem os índios. Os tratava como pessoas e lutava, a sua maneira, pelos direitos deles.

Aos 12 anos Alina conhece Pedro Henrique, um amigo de seu irmão Luiz Segundo. Os dois eram advogados e tinham a mesma idade, 24 anos. Pedro era bem mais velho que Alina e ainda por cima casado, mas isso não impediu que eles se apaixonassem. No começo eles ficaram muito amigos, mas com 17 anos Alina não conseguia mais segurar a sua paixão. Então ela resolveu que ira passar uma temporada com uma tia em Portugal, mas ao contar a Pedro ele se declara a ela e ela a ele. Nesse momento a situação começa a se complicar, pois Pedro não poderia largar a sua família e nem Alina ele iria envergonhar a sua.


Na primeira vez que Alina colocara os olhos em cima de Pedro Henrique ela tinha 12 anos e ele 24, e foi amor a primeira vista, de ambos os lados, mas ela era ainda uma criança e ele um homem casado. Ele era um homem lindo, moreno, alto, e possuía a mesmo cor dos olhos de Alina. Ela entretanto, sabia que sua única opção era calar o coração para aquele amor e seguir a sua vida.
Página 13


Desde o momento que conhecia Alina, eu já gostei dela. Ela amava a família, era uma pessoa simples, lutava pelos injustiçados, tinha um relacionamento de amizade tão linda com o seu pai, até lembrei-me de mim e do meu pai, que somos assim também. Mas seu único problema foi se apaixonar por um homem casado. Só que mesmo apaixonada ela tinha bom senso e nunca pensou em destruir a família dele, pelo contrário ela queria se afastar pra que isso não acontecesse.

Pedro é um homem lindo, inteligente, amoroso e muito sincero. Ele amava a Alina, mas nunca a desrespeitou. Passou algumas vezes na cabeça dele em largar a família, mas ele sempre pensava nos filhos. Ele foi muito sincero com a mulher e contou toda a verdade para ela, mas isso não resolveria o problema deles, já que naquela época divórcio não era uma opção.

A história é muito intensa, pois eles se amam a todo o momento, mas não podem ficar juntos. Anos se passam e coisas acontecem na história que os distanciam mais. Só que Alina tem uma sorte de conhecer um homem que vai ama-la e faze-la feliz. Naru sabe que Alina não o ama, mas mesmo assim quer ser seu companheiro. Eu o adorei, pois é um homem bom, carinhoso, amigo, companheiro que teve amor pelos dois. 

Nesse livro nós vemos como era a vida no século XVI, apesar de a família Cirilo não ser dada aos costumes da época, mas tem coisas que eles não poderiam passar por cima, como a escravidão. Eles tentavam dar o maior conforto aos seus empregados, mas mesmo assim eles eram escravos. 

Eu amei conhecer essa família, com ela aprendi o que é o amor. Que mesmo a distância não pode fazer esquecer quem a gente ama, mas tem horas que não podemos fazer nada, temos que seguir em frente da melhor maneira possível. 

O final é lindo, eu amei como as coisas foram se encaminhando e apesar de ser um livro pequeno, não houve correria nos fatos. 

A história é contada em 3ª pessoa, como se o locutor fosse a própria escritora, não havia muitos diálogos, mas isso não impediu de a história ser bem compreendida.  A capa condiz com perfeitamente com a história, o único ponto negativo do livro é que tinha algumas vezes que as palavras estavam todas juntas, como se não tivessem dado espaço, mas eu consegui ler muito bem. Deve ter sido um erro na formatação ou algo do tipo.

Esse livro é super recomendado, um ótimo Romance de Época, para ler numa tarde com uma boa xícara de café. Parabenizo a Emília por essa bela história. E fiquem ligados, pois Ágata, que é o segundo livro da série Família Cirilo vem por aí.
 
Todos os dias, à tarde, Alina ia caminhar na beira da paria, às vezes dona Ana ias com ela; às vezes Naru insistia em a acompanhá-la, mesmo eles sendo tão maravilhosos, o que ela gostava mesmo era de ir sozinha, da solidão... da paz... Ninguém nunca conseguiria tirar dela a felicidade que sentia quando estava sozinha.
Página 46

Espero que tenham gostado da resenha.
Continue acompanhando o nosso Especial Romance de Época.
Beijinhos!

You Might Also Like

9 leitores apaixonados❣️

  1. Faz tempo que não leio romance de época, mas to louca pra ler O Príncipe dos Canalhas, que tenho ouvido boas coisas.
    Não conhecia esse, mas parece interessante por se passar no Brasil.

    Beeijo
    http://resenhandosonhos.com

    Beeijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Suelen...
    Já estou até me imaginando lendo esse livro numa tarde com uma xícara de café, depois dessa resenha linda..rs
    Com certeza quero ler este livro e gostei dos elogios, e até estou curiosa para o final. Estou numa onda de romances de época e este parece ser lindo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olha tenho que confessar que já faz bastante tempo que estou de olho nesse livro.
    Estou querendo muito ler ele, mas eu vou ver se consigo para mais pra frente, porque por agora estou com muitas leituras sabe? Mas espero poder gostar, porque amei a sua resenha e me parece ser um livro simplesmente maravilhoso. Espero poder ter a chance de ler logo!!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-entrelinhas.html

    ResponderExcluir
  4. Suelen-flor,
    A sua resenha veio apenas somar ao meu desejo de conhecer esse livro. Acho que vou adorar! A capa é belíssima e a história parece ter tudo o que aprecio: bons personagens, bom contexto, boa dinâmica e bom ritmo. Eu acho que a autora ainda se revelará um grande sucesso! Com certeza, pretendo acompanhar.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Su, sua linda, tudo bem
    Finalmente achei. O comportamento dele como homem é justamente o que eu defendo, se não ama mais a esposa, tem que ser sincero com ela. Se fosse nos dias de hoje, ele poderia ter se separado para viver o seu grande amor. E o admirei mais ainda e a ela também, porque nenhum dos dois desrespeitou ninguém nessa história.
    Não conhecia esse livro, mas tenho certeza de que vou amar essa historia e sofrer muito com os personagens. Sua resenha ficou ótima!!!!
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Já ouvi falar sobre esse livro, mas nunca animei em pesquisar mais informações sobre ele ou ler, mas sua resenha me deixou empolgada para conhecer mais sobre a história.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ola Su lindona adorei a premissa do livro desse amor quase impossível entre nossos protagonistas. A capa está muito bonita, eu adoro romances de época, nos remetem a tempos que podemos vivenciar através dos personagens. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Não curto romance de época, já li alguns, até gostei bastante, mas da para contar nos dedos. Esse em especial não conhecia e a sua resenha, me cativou, gostei bastante a capa esta linda, acho que vou dar uma chance
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Mi!
    Eu adorei esse livro.
    A história é bem fluída e você se apega fácil os personagens.
    Estou louca para ler o segundo livro Ágata.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias