CIDADÃO E SUA CONSCIÊNCIA POLÍTICA

19:09

CIDADÃO E SUA CONSCIÊNCIA POLÍTICA



Diante do que está acontecendo no nosso país recentemente, é preciso que algumas coisas voltem ao seu devido eixo.

O cidadão precisa, nesse contexto, saber exatamente qual o seu papel na mudança. Isso é primordial.

Quando eu era garoto, na minha escola, havia duas disciplinas que todos estudavam e era obrigatório: Educação Moral e Cívica (a famosa EMC) e organização Social e Política do Brasil (a não menos famosa OSPB).

Com elas os alunos aprendiam antes de mais nada a respeitar o seu país, a sua bandeira, o selo e o hino. Durante a formação de filas que fazíamos antes de entrar para a sala de aula era obrigatório cantar o hino enquanto se hasteava a bandeira nacional. Isso mostrava que sabíamos cantar nosso hino e respeitávamos a flâmula estrelada.

Como alunos e futuros cidadãos conscientes de seu dever, aprendíamos que os partidos políticos deveriam proteger a nação e os políticos deveriam trabalhar em prol de todos.
Pois bem, passados todos esses anos eu percebi que esses valores que tínhamos não são mais passados, por ninguém. Apenas um exemplo, durante a Copa do Mundo ocorrida neste país, após a derrota de nossa seleção, muita gente foi filmada e fotografada colocando fogo na bandeira ou então rasgando e jogando no chão. Isso é crime. Pura falta de respeito com seu país, sua pátria.

Quando o cidadão tem consciência do seu papel na democracia, não há desmandos, o trem da história continua no trilho, caminhando certinho. Mas quando isso acaba, ocorre o descarrilamento total. É exatamente o que está acontecendo atualmente.

O povo perdeu essa consciência. E digo isso colocando todas as classes no mesmo saco. O que se vê é todo mundo olhando para seu próprio umbigo quando o interesse deveria ser coletivo. O país só anda quando pensamos como um povo. E ultimamente estamos apenas pensando em nós.

Há mais partidos políticos que uma democracia pode suportar. Quando se divide muito, perde-se uma unidade, cria-se vários focos e todos batendo cabeça um com o outro. E nessa leva o cidadão parou de olhar para o político. Não que isso seja uma surpresa, afinal só conseguimos votar para todos os cargos recentemente, em 1989. O povo ainda está aprendendo a arte da democracia.

No entanto, já deu para perceber que os políticos mudaram muito. Foram ficando mais espertos e usando o povo a seu bel prazer. Ser político virou sinônimo de riqueza, mas vinda com muita corrupção. Ao povo nada, falta tudo, educação, saúde e segurança, apenas ficando nesse famoso tripé.

Como já falei antes, é preciso que o povo aprenda seu lugar na política, que tenha consciência do poder que tem em suas mãos. Do mesmo jeito que coloca um político no poder, ele pode tirar. E não estou falando de Impeachment, que é legal e previsto na nossa Constituição Federal. Se o político não trabalha, não cria leis que beneficiam o povo ele deve ser tirado de lá. Não há como continuar votando nele. Não há como continuar com o político mamando nas tetas do Governo. É desse poder que eu falo. Vote em quem trabalha. Se não o fizer, na próxima eleição não vote mais. O povo só vai aprender quando nada mais lhe restar.

Nem mesmo o respeito próprio.


Antonio Henrique Fernandes

Colunista

You Might Also Like

26 leitores apaixonados❣️

  1. Oi, Antônio! Tudo bem?
    Seu texto ficou incrível e... realístico.
    Olha, quando você falou das disciplinas, me bateu uma tristeza imensa ao saber que não existe mais disciplinas na escola sobre Educação Moral e Cívica e organização Social e Política do Brasil . Gostaria muito de ter estudado isso e imagino o quanto alguns cidadãos seriam diferente com um conhecimento como esse.
    Isso indica uma má reputação na qualidade de ensino brasileiro.
    Pelo seu texto, pude perceber que houve uma desvalorização do respeito à pátria.
    Justifica-se esse falta de conhecimento político dessa sociedade.

    Grande abraço.

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Markus,
      Obrigado. É exatamente isso que anda acontecendo. Não valorizamos mais a pátria, não temos mais respeito, só prestar atenção no dia 07 de Setembro, que se transformou em um dia de desfile... e nada mais.
      um abraço,

      Excluir
  2. Olá!
    Não estudei nenhuma dessas matérias que vc citou e queria muito ter estudado
    Concordo que com o passar dos anos os políticos estão mas abusados
    Adorei seu post

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Carolina,
      Obrigado, acredito que como pais podemos tentar fazer com que essas matérias voltem à grade curricular escolar,para que não acontece esse desconhecimento de política que há tanto atualmente.
      bjs

      Excluir
  3. Olá Antônio

    Adorei seu texto.
    Acredito que precisamos sermos mais atuantes e termos consciência do nosso papel transformador na sociedade.
    Infelizmente não agimos assim.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rízia,
      Exatamente. Precisamos ser mais atuantes e sair desta estagnação em que nos encontramos.
      bjs

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Gostei muito do seu texto, na minha época de colégio não tive as duas matérias que citou, mas o hastear da bandeira e a música tinha todo dia, hoje isso se perdeu, na escola do meu filho só se canta nas terças-feiras, acho estranho, mas fazer o que. Quanto a política em si, estou com tanto ódio que me recuso a falar algo,senão encheria aqui de palavrões tamanha a raiva do que está acontecendo no Brasil.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Precisamos, como pais e cidadãos fazer com que nas escolas voltem a ter essa consciência pátria e política, e também fazer isso em casa. Está faltando estudo e educação. Assim vamos conseguir mudar o panorama atual.
      um abraço,

      Excluir
  5. Oi António,
    Que Belo texto heim. Bastante crítico e verdadeiro, eu como atual estudante de ensino médio, garanto que são poucas as escolas que ainda trazem consigo a tradição do hino Nacional, na minha, apesar de ser um instituição bem renomada, isso não acontece ou as vezes acontecessem em dias sem nexo, e claro, esse dia o clima é carregado de reclamações dos alunos por estarem no sol fazendo besteiras.
    Parabéns pelo texto, tenho o mesmo pensamento que você é acredito da transformação critica do nosso país.
    Abraços,
    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Isaac,
      Que bom que ainda temos jovens com consciência, só precisamos que essa consciência seja aumentada para todos. Assim conseguiremos transformar o nosso futuro.
      Obrigado e um abraço,

      Excluir
  6. Olá!
    Adorei o seu texto pela tamanha verdade contida nele.
    Infelizmente nós pouco nos preocupamos em "sair da cadeira" para lutar pelos nossos direitos, geralmente pensa que "o outro vai fazer, então não preciso fazer nada", mas temos que começar a ter consciência que o povo, quando unido, tem muito mais força.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana,
      O povo sempre tem que vir em primeiro lugar e ele tem que aprender a ter essa consciência.
      bjs

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?

    Não sou muito de opinar sobre política, não que não me interesse pelo assunto, mas pelo fato de que raramente se consegue debater educadamente, as pessoas partem para ignorância na maioria das vezes e é quando não sabem do que falam ou perdem suas razões, por isso, ainda que tenha minhas convicções evito falar sobre. Entretanto, lendo seu texto me idenrifiauei com seus pensamentos e além deste fator, penso que é tão simples resolver a situação do nosso país nos dias de hoje, mas o povo vai para as ruas sem saber o pq e luta sem uma meta real e necessária. Política se tornou algo tão complicado no nosso país. Veja bem, comprovou-se que o político roubou os cfres públicos? Ta provado pra valer? É simples: pó ega-se tudo de volta, com juros e correção e se devolve para os cofres públicos e o criminoso além de preso, nunca mais poderia atuar na política e nem mesmo votar, não poderia nem mesmo fazer propagandas para outros. Simples. Precisamos de punição e de um povo que vote com consciência e não de um que vende seu voto por coisas.
    É complicado.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ana,
      verdade, ninguém gosta de falar de política porque na realidade fala-se de políticO e não de políticA. Devemos falar sim sempre, mas de políticas para o povo, que ajude o povo, que ofereça saúde, segurança e educação. Ideologia política todo mundo tem, mas acaba esquecendo que o maior beneficiário deveria ser o povo. verdadeiro sentido de democracia (política voltada para o povo).
      bjs

      Excluir
  8. OI
    Senão estou enganada na escola só teve hino até a 6ª série,pelo menos nas que estudei.Acho que um problemas que temos em relação a política é que as pessoas não param pra pensar e tirar suas próprias conclusões, querem tudo mastigado, ou então, quando veem uma notícia, elas não prestam atenção, não olham o contexto das coisas.
    Adorei o post
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liv,
      Atos de cidadania quando estamos na escola nos ajudam a estar mais preparados para enfrentar a política atual. É preciso que o povo entenda que deve-se falar de política para o povo e nao de políticos, estes só querem ganhar, nada fazem para o povo, de verdade.
      obrigado
      bjs

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?
    Gostei muito do seu texto. Me lembro quando ficava em pé em fila cantando o hino nacional e as vezes eu me honro por isso, mas ai mesmo tempo lembro-me como era chato fazer aquilo. Talvez as escola pararam com isso por puro comodismo.
    Eu também achei uma falta de educação quando os torcedores queimaram a bandeira do Brasil. E também concordo com você; muitas pessoas só pensam em si mesma, como se isso mudasse alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor,
      as escolas perderam muita coisa boa durante esse tempo em que estudamos e agora nossos filhos, é preciso entao que em casa os pais tenham esse cuidado de preparar o pequeno cidadão a agir quando ele for adulto. Respeito à bandeira e ao hino é essencial.
      um abraço,

      Excluir
  10. Gostei muito do seu texto. Infelizmente, o problema não é lá em cima com os políticos corruptos, e sim com nós que colocamos ele lá, com as pessoas alienadas que criam mais pessoas alienadas, e mesmo na escola quando ensinam questões políticas as pessoas estão tão desleixadas com o assunto que simplesmente ignoram.
    Se tivessemos uma consciencia política melhor e maior, o país estava muito pra frente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina,
      Temos que começar a nos educar e aos nossos filhos para que nao sejam contaminados por essa política corrupta que reina atualmente. Consciência de sua cidadania é o que nos espelha para uma política melhor.
      bjs

      Excluir
  11. Olá Antonio!
    Adorei o seu texto.
    O País está esse caos por culpa de nós mesmo. A população prefere ganhar 50 reais e votar em um político qualquer do que pensar como será ele no poder e se vai nos ajudar. Hoje no nosso Brasil é aquele ditado cada um por si e Deus por todos. Temos que despertar e ver que se continuar assim vamos afundar cada vez mais.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Suelen,
      Obrigado, o povo precisa pensar novamente como um povo e pedir mudanças que vão melhorar as condições de vida. É preciso mudar de atitude.
      bjs

      Excluir
  12. Oii!

    Já estou bem cansada de ouvir as pessoas falando desse assunto. A única coisa que espero é que as coisas se resolvam e todo mundo viva bem. Achei o seu texto muito bom.

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      Obrigado, seria bom né, se a situação se resolvesse logo.
      bjs

      Excluir
  13. Olha primeiramente tenho que confessar que eu também estou como minha amiga acima cansada pra karamba desse assunto, porque o brasil não vai pra frente por causa de todos esses problemas por conta da politica. E sinceramente nào tem muito o que falar. Acho que as pessoas que VOTAM ai que tem que ter a consciencia, porque são eles que escolhem o que querem para o nosso país. Infelizmente não tem muito o que fazer, porque ainda existem gente muito ignorante.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-sangue-do-cordeiro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana,
      Concordo... enquanto as pessoas não tomarem consciência de que votando melhor o país se torna melhor, nao haverá uma mudança.
      bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias