O Poder do Foco

11:11

Olá a todos. Como vão? Espero que ótimos.

Vamos à apresentação. Eu me chamo Cláudio Manoel e é um prazer fazer parte da equipe de colunistas do blog As Leituras da Mila. Obrigado, Michelle. J

A minha primeira postagem será sobre o Poder do Foco. Eu decidi escrever sobre o tema, por dois motivos. Recentemente eu tive uma conversa sobre o tema com uma amiga do mundo virtual, a querida Evelyn Postali. Ela falou sobre a quantidade de tarefas e interesses que hoje atraem a nossa atenção e da dificuldade de conciliar isso tudo. Eu concordei na hora com ela, pois eu sei como é. Meu ascendente em gêmeos não me deixa esquecer isso. Eu sempre fui muito ativo e buscava vários assuntos e várias atividades ao mesmo tempo. Se, por um lado, isso pode ser enriquecedor em termos de conhecimento adquirido, por outro, essa atitude pode nos levar à dispersão em múltiplos níveis e por consequência ao não aproveitamento adequado do tempo para a realização das tarefas. Esse último ponto é ainda mais forte se considerarmos o nível de comunicação alcançado em nosso tempo. A comunicação é mais abundante, mais interativa e mais rápida. Em dado momento da conversa, eu me lembrei do que fiz para superar a dispersão da atenção e duas experiências pelas quais eu passei surgiram fortes.

A primeira diz respeito ao meu livro e foi basicamente um abandono. Abandono porque eu deixei, à mercê do tempo, outras atividades corriqueiras e me dediquei exclusivamente à revisão profunda do meu livro. Foi uma decisão difícil no início, mas, depois do primeiro passo, o que antes era árduo se tornou surpreendente. Eu consegui concluir a revisão do livro em um tempo muito menor do que eu estimava, realizei o que pretendia e a experiência foi enriquecedora.

A segunda é muito recente, mas, ao contrário da primeira, nela não houve abandono. Houve apenas o foco. Puro e arrebatador. Ela aconteceu durante um dia da Bienal do Livro que aconteceu esse ano (2015) no Rio de Janeiro e se converteu em um dos momentos únicos da minha vida. Nesse dia, sábado, durante seis horas e meia, eu conheci pessoas fantásticas e não soube o que era fome ou sede. O tempo deixou de ser matéria perceptível (algo muito raro de acontecer para mim) e durante aquele instante só importava estar ali. Foi uma experiência excelente.

É o Poder do Foco.

Através dele podemos alcançar níveis elevados de ação e resposta. É claro que não devemos esquecer que o foco, como tudo na vida, possui os prós e os contras. A obstinação e/ou o excesso podem ter efeitos ruins, pois possivelmente irão produzir efeitos desgastantes, para dizer o mínimo. No caso da minha primeira experiência, eu fiquei um pouco agitado no início, mas, depois de elevada a paciência e a percepção do resultado, a tarefa ficou muito mais fácil. Já a segunda experiência, o foco gerou muito cansaço físico. Ao final do dia, tamanho o cansaço, eu não sentia mais a dor dos meus pés que estavam muito quentes. Por isso, os momentos de relaxamento devem estar presentes, pois fazem parte da equação de equilíbrio e, inclusive, compreensão.

Nós podemos usar o Poder do Foco para realizar coisas com maior empenho e análise, mas não devemos nos esquecer de algo muito importante: nós mesmos.

É isso. Muito obrigado pela atenção. Ótimo dia para todos. J


P.S.: aqui vai o meu agradecimento para as seguintes pessoas: Evelyn, Michelli, Patrícia, Fabrício, João Victor, Vitor Baptista, Hugo, Priscila, Jean Carlos, Jean Coelho, Carlos, Alexandre, Mariana Oliveira, Jeferson, Mateus, Anna Bheatriz, Rafaela, Felipe, Laerte, Cíntia e Paulo. Abraço a todos. J

You Might Also Like

19 leitores apaixonados❣️

  1. Olá Cláudio,
    Ter em mente a necessidade de fazer as coisas com determinação é algo que me acompanha a um bom tempo.
    O Poder do Foco me ajuda imensamente, tanto que, quando não o utilizo, me sinto perdida. Os efeitos que ele tem sobre mim são dos melhores, ainda bem.
    Enfim, gostei muito do seu texto.
    Beijos!
    Historiar

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Acredito que as horas do dia em que eu tenho mais foco é na hora de escrever posts e ler, teve vezes que eu fique 2 horas seguidas lendo um livro focado no livro e sem pensar em mais nada, e quando eu acabei o livro eu comecei a sentir meu rosto e minha cabeça estranhos, até hoje eu não consigo explicar direito o que houve. Beijos.
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cláudio.
    As pessoa sempre perguntam como consigo ler tantos livros por mês. Essa é a resposta, foco. Eu me foco na leitura e deixo outras atividades que não me dão tanto prazer de lado. Mas acho que só nisso que sou focada, porque nos outros assuntos, sou muito desligada. Para assistir mesmo, fico mudando de canal o tempo todo e acaba que não assisto nada hehe. Gostei bastante da postagem.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Acho que determinação e foco na vida é fundamental para qualquer atividade que a gente faça.
    Eu me foco demais no meu trabalho (até abuso nisso). Mas se a gente quer que as coisas deem certo precisa ser assim.

    SUCESSO!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Acho que foco é realmente uma coisa muito importante quando se quer algo, não é mesmo? Foco e persistência é tudo nessa vida! Adorei o texto e seja bem vindo :D
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  6. Isso tudo que você disse é verdade. Sim!! Precisamos focar em algo. Sei que preciso ter muito mais foco ainda, como nos estudos e passar em um concurso. Mas a cada dia vou aprendendo. Muito bom o texto!!!
    Bjs

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Claudio, Acho que o ponto alto é saber dosar as prioridades e saber usar o tempo. Muitas vezes queremos abraçar o mundo com as pernas apesar de saber que esse não é o caminho, ter o foco é essencial, por isso temos que desenhar o caminho e seguir até a conquista.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  8. Rapaz, estou precisando desse poder! Hahaha. Eu tenho tantas responsabilidades que, confesso, chega um momento no dia que só quero fugir de tudo. Sinto-me deprimida. Como se só vivesse para trabalhar. Então, inspiro profundamente e procuro não pensar na quantidade de coisas que tenho a fazer ainda. Me concentro em cada uma delas, pensando que um dia elas irão acabar. É assim que consigo não ruir. Talvez seja focada, não sei.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Claudio! Realmente, às vezes é bem difícil manter o foco em algo quando se tem tanto a fazer no dia a dia *ufff* Mas, sempre é possível encontrar um equilíbrio em todas as coisas. Basta decidirmos com firmeza as nossas prioridades e estar aberto a adaptações para manter nossas prioridades em andamento. ^^

    xoxo
    Brenda S. | Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  10. Oiee.

    Preciso de mais foco na minha vida. Ás vezes quero fazer muitas coisas ao mesmo tempo e isso nunca dá certo. Vou passar a me comprometer mais com uma coisas apenas e sei que assim vou melhorar e muito

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  11. Olá Cláudio,
    Em primeiro lugar, seja bem vindo. Espero ver muitos textos seus por aqui. Em segundo lugar, parabéns pelo texto.
    Sempre que posso, tento ser uma pessoa extremamente focada, mas tenho perdido o foco muito facilmente.
    Ultimamente, pouca coisa mantém meu foco, mas isso se deve ao elevado nível de stress e ansiedade que me encontro. Pensar em nós mesmos é primordial para pensarmos nos outros. Como disse, adorei seu texto.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá

    Concordo com vários pontos do seu texto,particularmente às vezes não consigo me concentrar numa coisa e acabo desistindo e ultimamente isso acontece com uma certa facilidade, mas aos poucos tô conseguindo mudar.Que bom que no seu caso deu certo.

    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Seja bem vindo ao blog, desejo muito sucesso aqui e como escritor também é claro, morro de vontade de conhece a história que escreveu hehe.
    Foco é algo que sempre pensamos, muitas vezes discutimos mas na maioria ele ser perde, talvez pela demanda do momento ou por agilidade de coisas que vão acontecendo.
    Parabéns pelo texto.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  14. Oii,
    Gostei do assunto em discussão e concordo com tudo.
    Ter foco hoje em dia, é muito importante para ter uma ótima execução naquilo que esteja fazendo.
    Tento fazer uma coisa por vez, para não me atrapalhar.

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Olha como tempo a gente vai percebendo que a vida está voando.
    O tempo está ficando curto.
    E a gente não tem tempo para fazer tudo que queremos.
    Realmente tá bem complicado mesmo. Acho que muitas das coisas gostariamos de ter foco, mas não conseguimos.
    Tantas coisas que queria tentar fazer na minha vida e não consigo por falta de executar como a minha amiga de cima ai disse.
    Mas a gente tem que ter calma e tentar fazer o máx que podemos, pelo menos para não dizer que não tentou né? Enfim...

    Mas você vai conseguir dar conta sim! Você vai ver!
    Sucesso com o seu livro também que espero que seja muito bem reconhecido como tantos =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-contos-de-uma-fada.html?m=1

    ResponderExcluir
  16. Oláá
    Adorei o post, realmente é importante o foco e quando acabamos nos dando conta de que a vida passa voando, e então queremos correr atrás de tudo. Amei.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá... tudo bem??
    Nossa achei seu texto completamente pertinente com que ando passando ultimamente... ando em um momento de escolhas e dúvidas... e preciso decidi-las o quanto antes... preciso saber se manterei o foco e ou apenas o desejo... claro que no final o foco vai se sobressair, porque quando se trata de seu futuro, o foco é essencial para que você siga em frente.... porém é degastante em certos momentos, porque por mais que você esteja certo do que quer... o caminho tende a lhe mostrar outras coisas e você termina ficando em dúvida, mas se você se manter firme no que quer e para onde que ir, o foco vai te ajudar... então... achei incrível tudo que escreveu aqui... Xero!

    ResponderExcluir
  18. Olá. Achei bem interessante o seu texto e confesso que não tenho quase nenhum foco na minha vida atual kkkk. Sou muito no momento, uma hora quero em outra já não quero mais e etc. Principalmente é difícil querer conseguir focar em algo com tantos problemas e dificuldades.
    Mas o importante é se manter firme e ir até o final daquilo que queremos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Eu acho muito importante termos foco em algo, porém eu simplesmente não consigo rsrs. Eu começo a fazer muitas coisas ao mesmo tempo e acabo me perdendo, e não termino nada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias