Resenha # Brilho

08:00


Um soco no estômago. É isso que eu senti quando terminei a leitura de BRILHO, de Amy Kathleen Ryan. Um livro de ficção científica que faz você devorar a obra inteira de uma vez só.

Em um futuro distante, ou não, afinal isso não é classificado no livro, o nosso Planeta Terra está perdido e, para que a Humanidade pudesse sobreviver, duas naves foram fabricadas e a missão delas era bem simples: procurar um novo mundo e realizar uma nova colonização e assim a espécie humana continuaria se perpetuando.

A primeira nave, New Horizon partiu primeiro e ninguém sabe a sua localização. A segunda nave, Empyrean partiu logo atrás, mas como tudo no espaço é grande, a separação entre uma nave e outra se dava em anos.

A primeira missão das naves, claro, sem ser a de encontrar e povoar um outro planeta Terra, era os astronautas se perpetuarem nas naves, até porque ninguém sabia ao certo se iam encontrar um novo mundo e isso poderia durar eras. Nesse caso eles tinham que estar casados e ter filhos, criar novas gerações que, essas sim, teriam a honra de chegar ao novo planeta.

Kyeran Alden é jovem, aproximadamente 16 anos e tem tudo para se tornar o próximo capitão da Empyrean. É esperto, sabe de suas obrigações e espera se casar com Waverly, de 15 anos, no entanto, ela espera mais que ser casada por obrigação de quem está na nave.

Enquanto Waverly decide ou não se casa com Kyeran, algo está para acontecer. A New Horizon diminuiu a velocidade e, pior, está retornando para encontrar-se com a Empyrean. Algo deu errado e os tripulantes daquela nave não estavam conseguindo conceber filhos.

O que acontece quando as duas naves se encontram é catastrófico. Há uma disputa e a New Horizon leva a pior, sendo que as jovens são levadas para a outra nave, enquanto a Empyrean é abandonada à própria sorte.

As jovens se sentem sozinhas e prisioneiras na nave capitaneada pela Pastora Anne Mather. Waverly também foi “sequestrada” e a única coisa que a mantém com esperanças é o que sente por Kyeran e a esperança de que ele ainda esteja vivo.

Ao mesmo tempo, enquanto as jovens vão descobrindo os propósitos para que foram levadas à força, os demais que ficaram, poucos adultos e os garotos, tentam sobreviver não só a uma nave danificada, tendo que consertar sem ajuda de algum adulto especializado, mas também a uma espécie de motim a bordo.

Amy Kathleen Ryan concebeu um livro que fica difícil parar quando se começa a ler. Nada é indiferente, há grandes reviravoltas e você nunca sabe exatamente o que vai acontecer. Disputas são apresentadas, de forma violenta. A religião também é apresentada e também e faz você questionar até onde vai a sua fé, até onde você pode ser manipulado pela fé para fazer o que acha certo, mesmo sendo ou estando errado.

E quando você é jovem e tem que tomar decisões que afetam a todos? Incluindo aí os adultos? Na falta de adultos, são os jovens que tomas as rédeas da situação, e isso em meio a uma crise.

Outra situação é a questão das mulheres, que pode ser vista de uma forma que elas só sirvam para casar e ter filhos, a despeito de suas posições sociais e profissionais.

Não tem como não pensar na Arca de Noé, a diferença é que são duas grandes arcas e apenas com humanos de ambos os sexos. Biblicamente falando é o crescei e multiplicai, no novo mundo. Uma diáspora espacial.

Os personagens são excelentes, todos bem delineados e com o seu papel dentro da narrativa do livro. É claro que sempre há alguns favoritos e isso é normal, mas e quando na leitura você não consegue definir bem para quem torcer, ou para quem vai despejar sua antipatia é que percebe que o livro foi muito bem escrito. 

O tipo de narração muitas vezes deixa o leitor com a pulga atrás da orelha, e no caso de Brilho, em terceira pessoa, não tem a “versão” de cada personagem, sabemos apenas aquilo que o autor quer e, mérito de Amy, isso foi a sua grande “sacada”, afinal, há momentos em que o leitor torce para um personagem e momentos depois está querendo esganá-lo.

Esse é o primeiro livro e muita coisa ainda vai acontecer. É aguardar o próximo ou próximos livros e pagar para ver.

Recomendo, para quem gosta de ficção no melhor estilo.


Antonio Henrique Fernandes
Resenhista do blog As Leituras da Mila




You Might Also Like

54 leitores apaixonados❣️

  1. Oi Antonio, Oi Michele,

    Eu li poucas histórias do gênero Ficção Científica por não ter muitos livros. Eu agradei de mais da sua resenha e deixei anotada a dica. Aparecendo uma oportunidade de ler este livro, vou querer conhecer a história.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha essa foi a primeira DISTOPIA que li até agora.
    Ainda não li mais nenhum e tenho que confessar que amei.
    Tanto o primeiro livro como o CENTELHA que também é muito bom.
    A trama nos envolve de uma maneira impressionante e os personagens são ótimos.
    Estou até com saudade deles. Espero que ainda venha mais outros livros pela frente, porque
    quero matar a minha curiosidade depois do segundo livro xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-zac-mia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Silvana,
      Realmente os livros são muito bons e estou ansioso pelo terceiro, que espero tenha e logo. É muito envolvente mesmo.
      bjs

      Excluir
  3. Olá, nosa esse livro parece ser bem diferente d etudo o que já li. Parece uma ficção científica distópica rs, como vc disse um soco no estômago. Quero ler para ontem e espero que a continuação seja tão boa quanto. Bjus!!!
    http://www.lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,
      O livro é muito bom. a narrativa te prende. vai gostar.
      bjs

      Excluir
  4. Oi Antônio, adorei esse livro. Primeiro, essa capa é linda, segundo, esta parte de ficção me fez lembrar o filme Interestelar (que é muito bom). As questões religiosas que você citou aí, também achei bem interessante. Quero lê-lo com certeza. Obrigada, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Heloisa,
      eu tambem assisti Interestelar e adorei e tem quase a mesma temática, busca de um novo lar.
      bjs

      Excluir
  5. Oi Antonio!!
    Menino a primeira coisa que eu vou ter que falar é QUE CAPA MARAVILHOSA!!
    Infelizmente eu não sou uma fã de ficção científica, então esse livro não faz o meu estilo mesmo a história parecendo ser bem interessante.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Felizmente além da capa maravilhosa, a história também é. Até para os não fãs de ficção científica podem gostar hehehe.
      bjs

      Excluir
  6. Eu queria ler esse livro! Depois dessa resenha então!!! Adorei <3
    http://thaysmdelima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Eu gostei da resenha, a premissa é bacana, de certa forma me lembrou o filme Interestelar que eu amei diga-se de passagem, livros que abordam viagens espaciais como um todo sempre são interessantes, pelo menos eu acho, por isso esse já tá na minha lista e pretendo ler em breve.

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá liv,
      Sim, Interestelar é um filme espetacular e a premissa é a mesma, a procura por um novo mundo.
      bjs

      Excluir
  8. Oi, Antonio
    Tenho este livro em casa faz tempo e ainda não peguei para ler. Com você não foi diferente, pois todos adoraram este livro. Gostei de saber sobre a construção dos personagens, que parece terem sido muito bem explorados. Gosto de narrativas em primeira pessoa, mas também quando é narrado pelo autor, dá para ficar com uma pulga atrás da orelha mesmo. Ótima resenha, espero ler o livro ainda este ano.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia,
      Obrigado, e o livro foi muito bem escrito. Leia.. nao irá se arrepender.
      bjs

      Excluir
  9. Confesso que sempre gostei desse tipo de assunto, mas nunca li um livro desse jeito. E a sua resenha me deixou com água na boca, claro que vou procurar esse livro, já estou até com o nome guardado, mas torço para encontrá-lo a um preço acessível e antes da autora lançar o próximo.
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sthefanie,
      Já existe o segundo e conforme notícias recentes, o terceiro já está disponível no mercado americano, sem previsão de chegada ao Brasil. Aproveite a leitura.
      bjs

      Excluir
  10. Olá, Antonio.
    Eu já tinha visto esse livro por ai, pela capa que chama muito a atenção, mas ainda não sabia sobre o que era a história. Já quero. Amo livros e filmes que tenham naves, por isso já me ganhou. E adorei essa sua referencia a Arca de Noé. Já está na minha lista de futuras compras.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil,
      A capa é realmente muito bonita, mas a história é melhor ainda.
      bjs

      Excluir
  11. Olá Antônio,
    Sempre que vou a livrarias e vejo essa linda capa tenho vontade de ler esse livro, entretanto, ainda não havia lido uma resenha sobre ele.
    Gostei muito da premissa do livro e estou louca para saber o que acontece quando o casal se separa. Enquanto lia - e antes de comentar - fui pesquisar e descobri que já existe a continuação, mas a busca não surtiu efeito para saber quantos livros terá a série.
    Quero muito ler.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,
      Sim, existe uma continuação, CENTELHA, e o terceiro volume já está disponível no mercado americano, sem previsão de lançamento aqui no Brasil. Obrigado e Boa leitura.
      bjs

      Excluir
  12. Oie, legal saber que gostasse dele.
    esse livro é ótimo, um dos meus preferidos ♥ Tens que ler a continuação dele.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana,
      Já li a continuação e também é do mesmo nível, logo sai a resenha... aguardando o terceiro.
      bjs

      Excluir
  13. Oi, gosto muito de ficção científica, mas por outro lado não sou muito de distopias, e mesmo lendo resenhas positivas desse e do segundo livro, eu ainda não consegui me empolgar a ponto de correr para comprar os livros e lê-los. Não direi nunca, mas quem sabe mais pra frente eu me anime mais quanto a leitura dos mesmos.

    ótima resenha, pude perceber o quanto você curtiu a leitura, que venha o segundo e que você goste mais ainda.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simeia,
      Obrigado, e já li o segundo, também excelente, em breve sai a resenha. Espero que leia.
      bjs

      Excluir
  14. Essa capa é maravilhosa e falam muito bem desse livro, mas acho que não eu não gostaria da história pois não se enquadra nos géneros que eu leio. Mas dá vontade de ter na estante só para poder olhar *-*
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,
      Realmente a capa é linda, e a história melhor ainda. Pena que nao é do gênero que goste.
      bjs

      Excluir
  15. Quero muito ler essa obra, Antônio! Acho que vou gostar muito dela. <3 Aliás, não posso deixar de dizer que sua alusão à Arca me atraiu ainda mais. Eu acho que a tensão da história e o fato de ser contextualizada no espaço formam um conjunto imperdível aos fãs de distopias. Tenho assistido ao seriado The 100 e estou adorando. Aposto que Brilho será nesse clima.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran,
      Junte muita g ente em uma nave, em disputa com outra e terá uma história com muita tensão... e com a obrigação de povoar um novo mundo. Leia. eu recomendo.
      bjs

      Excluir
  16. Olá,
    Adoro livros futuristas, a fantasia dos autores são muito fortes e gosto de entrar nesse mundo. Sei que em breve alguma das coisas descrita vai acontecer e vou estar preparada (kkk). Esse é o tipo de livro que com certeza leria! Vou ver onde consigo achar eu pedir de presente kkk

    ResponderExcluir
  17. Antonio, já leu Através do universo? Me lembrou um pouco desse livro.
    Além de Eva e A jóia! HAHAHA fiquei com a impressão que esse livro é uma mistura desses três, mas gostei bastante da idéia: um monte de jovens lançados às próprias sortes, no espaço e se isso não fosse suficiente, ainda tem as complicações.
    Entrou pra minha lista de desejados!
    Beijos, Juliane!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliane,
      Ainda nao li, mas deve ser muito bom. Já Brilho é ótimo, espero que consiga ler e goste.
      bjs

      Excluir
  18. Oi Antônio, tudo bem??
    Quero muito ler essa série... não vejo a hora de poder comprar meu exemplar... falou de distopia falou de amor pra mim que quero demais... amo essa temática... a sua resenha ficou ótima e eu fiquei muito mais curiosa para a leitura desse livro ainda mais porque é misturado com ficção científica... xero!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana,
      Tudo bem sim e obrigado pelo carinho. Você vai gostar com certeza deste livro.
      bjs

      Excluir
  19. Olá! Não conhecia o livro, a premissa me agradou bastante. Gosto bastante de ficção e só de imaginar como esse jovens ficaram nessa situação o espaço, já me deixa super curiosa para ler o livro. Sua resenha foi ótima! Beijos!


    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana,
      É uma ficção científica bem clássica e cheia de tensão. Obrigado pelo carinho.
      bjs

      Excluir
  20. Olá!
    Tenho esse livro aqui para ler mas nunca me interessei.
    Por não gostar muito do gênero fui deixando pra depois, mas depois da sua resenha estou repensando no caso rsrs.
    Gosto de livros assim que surpreendem e sua resenha foi empolgante.
    Acho a capa desse livro linda demais, cheia de brilhos *-*
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Carolina,
      Pense bem e leia. Vai gostar hehehehe.
      bjs

      Excluir
  21. Mano como esse livro é bom, Centelha é tão quanto, já li e recomendo. Apesar que prefiro Brilho, mil vezes mais. Distopia é um genero que me agrada bastante. Otima resenha espero que leia Centelha e goste tbm
    odiariodoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brubs,
      Com certeza, e Centelha realmente é tão bom quanto.
      bjs

      Excluir
  22. Eu amei essa série, a história realmente prende e sempre tem algo acontecendo. Mais pessoas tinham que conhecer esses livros, pois são maravilhosos! Não vejo a hora de lançar o terceiro.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      A tensão nos livros é constante. gostei muito. E como vc, aguardando o terceiro.
      bjs

      Excluir
  23. Oiii
    Essa capa é uma graça, gostei da resenhs e da dica mas nao é o meu gênero favorito, porém, só ouço elogios.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina,
      Obrigado, mesmo não sendo seu gênero, tente.
      bjs

      Excluir
  24. Olá!
    Sou muito fã de livros de ficção científica e com certeza esse livro vai estar na minha lista depois dessa resenha maravilhosa!

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana,
      Obrigado pelo carinho. E que tenha uma ótima leitura hehehe.
      bjs

      Excluir
  25. Oi Antônio, tudo bem?

    Gostei bastante da sua resenha e tenho muita vontade de ler esse livro. Achei a ideia da autora bastante interessante e que bom que ela soube desenvolver. Fico bem curiosa para saber mais o que acontece nas naves, como é lidar com a situação que as jovens foram obrigadas a passar. Gosto quando sentimos essas dúvidas em relação aos personagens, uma hora amando e em outros momentos querendo matá-los.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella
      Sim, tudo bem. O livro é tensão constante e os personagens muito bem construídos. Imagine uma situação extrema...
      bjs

      Excluir
  26. Oi, tudo bem?
    Esse livro está na minha lista de desejados faz muito tempo mesmo rsrs, eu sempre vi criticas super positivas e eu sou apaixonada por ficção, então não teria como eu não me interessar pelo livro.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana,
      Tudo bem. aproveite agora para ler o livro.hehehe
      bjs

      Excluir
  27. Olá. Parabéns pela resenha. Já ouvi várias indicações dessas obras e achei bem interessante, principalmente por ser distopia.
    Certamente darei uma chance.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Irisvanda,
      obrigado pelo carinho. Dê sim uma chance. tenho certeza que irá gostar.
      bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias