O HALLOWEEN

08:00

O HALLOWEEN




Esta é uma semana em que muitos curtem o Halloween, ou dia das Bruxas, uma data que fica próxima do dia em que se honram os mortos.

A prática do Halloween começou na Europa, há mais ou menos 2.500 anos, tendo surgido entre o povo celta que acreditavam que no solstício de verão (último dia de verão – que coincidia com o dia 31 de outubro) os espíritos saiam dos cemitérios para o mundo dos vivos. O interessante é que as pessoas utilizavam de objetos que normalmente seriam assustadores, como caveiras, ossos, abóboras e outros para assustar e afastar esses espíritos.

Na Idade média, em plena inquisição esse dia passou a ser condenado e foi quando passou a ser denominado Dia das Bruxas e quem fosse pego pelos inquisidores e condenados eram destinados à fogueira.

Mesmo assim, a própria igreja que os perseguia, introduziu essa festa pagã no calendário cristão, criando o dia de Finados (02 de novembro).

É claro que tudo que tem como origem a morte, o Dia das Bruxas resgata, como elementos e figuras assustadoras, tais como caveira, fantasmas, zumbis, bruxas, gato negro (este ainda teve a má sorte de ser relacionado inclusive com a falta de sorte). Toda bruxa tinha um gato negro. Acabou estigmatizando o pobre do animal.




Foi nos Estados Unidos que essa festa ganhou mais corpo e realmente ganhou o mundo, hoje com participação da família inteira ao que eles chamam de “gostosuras ou travessuras” em que crianças vão de porta em porta, fantasiados, pedindo doces.

E é claro que no Brasil houve a imensa influência dos produtos americanos, filmes principalmente. Mas até onde eu sei o que se faz aqui são apenas festas temáticas, nada de ir de porta em porta pedindo doces. (Do jeito que a violência está, se abrir as portas, os “meninos” levam bem mais que os doces hehehe – tá, foi uma piada).

Para deixar de ficar tão americanizado, foi criado aqui o Dia do Saci, que também é comemorado no dia 31 de outubro, evidenciando o grande e rico folclore que nós temos.

Apesar de ser hoje uma “festa” totalmente comercial, eu acho muito interessante, pois acredito que é quando nós estamos bem perto, de certa forma, de alguns espíritos, tanto do bem quanto do mal.

Bom Halloween e divirtam-se com gostosuras ou travessuras (do bem).






Antonio Henrique Fernandes
Colunista



You Might Also Like

7 leitores apaixonados❣️

  1. Olá

    Acho o Halloween uma festa incrível,porque acho bacana a criatividade das pessoas na hora das fantasias e tal, que o pessoal capricha bastante, adorei saber um pouco mais sobre o Halloween.

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Olívia,
      Eu tb gosto da festa... sempre tem muita criatividade envolvida.
      bjs

      Excluir
  2. Eu não gostava da data, até o dia que começamos a usar como prática o Dia das bruxas na Escola em que trabalho...então passei a ver de outra forma, não como uma festa que lembra a morte e sim como um festa, um divertimento com meus alunos fantasiados, a partir daí, vendo com outros olhos, passei a gostar da data!
    Esse post ficou maravilhoso! Parabéns!

    abraços,

    Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,
      Obrigado. O Halloween tem sim sua parte divertida e podemos colocar isso sempre em prática.
      bjs

      Excluir
  3. Oi, Antonio.
    Gosto muito do Halloween... Mas minha época favorita, sem dúvidas, é o Natal. Dezembro chega e me traz uma paz de espírito imensa e esperanças de comemorar com a família do melhor modo possível. Amo demais.

    Com carinho,
    Celly - http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Celly,
      O Natal deveria dar esse sentimento para o ano todo, acho que o mundo seria bem melhor.
      bjs

      Excluir
    2. Oi Celly,
      O Natal dá realmente essa sensação e eu gostaria muito que fosse transferida para todo o ano, o mundo seria bem melhor.
      bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias