Resenha do livro Centelha – série Em Busca de um Novo Mundo

08:00

Resenha do livro Centelha – série Em Busca de um Novo Mundo.




Depois de ler Brilho, eu achava que não podia melhorar, mas adivinha? Eu estava redondamente enganado. Centelha é melhor. Os nuances psicológicos estão todos lá e desta vez os personagens estão mais bem trabalhados, apresentando alguns o seu verdadeiro lado.

A autora trabalha muito bem os dois pesos da balança, ao mesmo tempo que você torce por um personagem, ela vem e faz o leitor mudar de opinião, mesmo a contragosto.

Depois dos eventos do primeiro livro (cuidado com spoiler), as duas naves estão separadas por milhões de milhas, mas Kieran, que assumiu o posto de capitão parte para uma perseguição à outra nave, pois ainda tem assuntos pendentes (quem leu o primeiro, sabe do que estou falando).

Seth, que armou contra Kieran agora está preso e este agora é o líder das crianças. Um líder aos poucos contestado, principalmente por sua amada, que acaba revendo seus sentimentos pelo rapaz. Suas decisões como comandante da nave, algumas vezes beira a ditadura, decidindo sozinho e muitas vezes por medo de perder o que acha que é seu por direito.

Waverly também muda muito, desde que chegou da outra nave e vê um Kieran perigoso e manipulador. E assim se aproxima de Seth, o antigo algoz de Kieran.

Crianças agindo como adultos.

Aqui abro um parêntese, pois a narrativa com as crianças na nave, em cargos e trabalhos que seriam de adultos, lembrou-me muito um filme da década de setenta: Quando as Metralhadores Cospem! Quem assistiu sabe do que estou falando. Claro que muita gente que vai ler esta resenha não sabe do que se trata, provavelmente por não ter nascido. Eu mesmo só vi o filme nas sessões da tarde da Globo, há muito, muito tempo. Mas, enfim, o filme narra os fatos acontecidos na época da Lei Seca nos Estados Unidos com gangster e tudo, anos 20, e todos (todos mesmo) os personagens são interpretados por crianças, entre eles Michael Jackson e Jodi Foster.

Guardadas as devidas proporções, Centelha apresenta a mesma coisa. Depois que os pais ficaram incapacitados ou aqueles que estão presos na outra nave, Kieran, Waverly e os demais tiveram que assumir os encargos dos adultos.

No entanto, as crianças e adolescentes estão longe de viverem em paz. E entre eles mesmo. Ainda há muita desconfiança; Kieran e Waverly não estão mais juntos e essa desunião vai causar muito atrito na nave. Waverly tem verdadeiro ódio de Anne Mather, capitã da New horizon e com os cultos de Kieran, acha que este está ficando igual a ela, não concordando com muitas das decisões do garoto.

E essa nave em ebulição tende a ficar pior, pois o que eles não sabem é que há um clandestino a bordo.

Crianças tomando decisões que deveriam ser feitas pelos adultos, racha entre eles, Seth ainda preso, e um clandestino que, acreditem, vai fazer um estrago muito grande na vida deles. E ainda tem a perseguição da outra nave.

Ainda há pendências, segredos guardados e mistérios sobre o que aconteceu no passado das duas naves. Principalmente na questão da infertilidade das mulheres da New Horizon. Será que foi tudo planejado?

A autora Amy Kathleen Ryan conduz com maestria a narração de ambos os livros e o leitor fica refém de sentimentos conflitantes. Ora você torce por um personagem e momentos depois esse mesmo personagem está praticando algum delito moral.

Vale lembrar que são crianças, adolescentes, colocados à prova, enfrentando desafios que normalmente seriam realizados pelos pais, e é completamente normal que diante de tanta coisa acontecendo, uma coisa ruim atrás da outra, eles possam agir de forma dúbia, até porque muitos ainda tem dúvidas ou estão muito assustados com o que aconteceu.

Inclusive as reações deles, mesmo que o leitor considere errado, se for levado em consideração o prisma em que estão vendo as coisas, se se colocarem no lugar dos personagens, não estarão tão errados assim. Afinal todos são humanos.

Outra coisa que lembrei lendo essa história foi sobre os reality shows que mostram confinamentos. As duas naves levam centenas de pessoas ao que pode ser uma nova Terra, um novo lar, e esses anos todos em uma nave, presos a ela, deixa muita gente nervosa. É perfeitamente normal que os nervos fiquem à flor da pele.

Todos os personagens são ótimos, mas o tripé da história (Kieran, Waverly e Seth) é que mantém o tom da narrativa. Eles é que acabam influenciando os demais.

O final inconclusivo deixa claro que muita coisa ainda vai acontecer, principalmente agora que as naves estão novamente próximas.

O terceiro livro já está disponível nos Estados Unidos, mas não temos ainda uma previsão para lançamento no Brasil.
Recomendo.


Antonio Henrique Fernandes
Resenhista em parceria.


You Might Also Like

38 leitores apaixonados❣️

  1. Oiiie, não conhecia essa série, mas já gostei HAHA.
    Parabéns pela resenha, você escreve muito bem .

    Beijos literários.

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Estefânia,
      Obrigado pelo carinho. A série é muito boa.
      bjs

      Excluir
  2. Oi Antonio!
    Fico triste em saber que ainda não existe previsão de lançamento do terceiro volume aqui no Brasil, pois essa trilogia é espetacular!
    Um volume supera o outro, e é impossível parar a leitura. São tantos acontecimentos, tantos dilemas, que o leitor fica a pensar em como esses jovens conseguirão sobreviver.
    A leitura dos dois livros para mim foi marcante, e entraram para um dos melhores livros que já li.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Carla,
      Concordo plenamente com você quando diz que é impossível parar a leitura. De resto é aguardar o terceiro volume.
      bjs

      Excluir
  3. Para mim é um pouco estranha a resenha pois não conheço o primeiro livro, mas a história me pareceu mais ou menos com The 100 e tenho certeza que deve estar bem fora disto mesmo, mas é que realmente não conheço a primeira história. Mas com certeza é uma aventura e como você citou são as crianças e os adolescentes que fazem o trabalho dos adultos agora.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice,
      A história é muito boa, e recomendo. Leia o primeiro volume e verá.
      bjs

      Excluir
  4. Olá, Antônio.
    Eu leria esse livro só por causa da capa. Os dois primeiros volumes são lindos demais. Eu ainda não li o primeiro, estou esperando lançar todos, que odeio ficar esperando para ler as continuações. É bom saber que o segundo livro superou o primeiro. Desde que li uma resenha do primeiro livro estou curiosa sobre essa parte da infertilidade, mas pelo o que você falou só no terceiro hehe. Parabéns pela resenha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil,
      Mas já pode adquirir e ir lendo devagar até o terceiro chegar. Obrigado pelo carinho.
      bjs

      Excluir
  5. Como eu estou pensando seriamente em ler o primeiro livro logo eu meio que li sua resenha só por cima - tentando evitar muitos spoilers.
    o que posso dizer é que fiquei contente de saber que o segundo livro é ainda melhor assim como os personagens estão melhores trabalhados. E um final que deixa muita coisa em aberto faz bater um desespero por não ter previsão de lançamento por aqui né?

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, o segundo supera o primeiro, que também é muito bom. Esse tipo de final é complicado, ainda mais quando ninguém sabe quando será lançado por aqui o volume.
      um abraço,

      Excluir
  6. Li já faz algum tempo, e queria tanto que lançassem o terceiro livro logo por aqui! Achei a história fascinante, essa coisa de crianças/ adolescentes terem que tomar o lugar dos adultos é de partir o coração e concordo que é normal que eles possam agir de forma dúbia por terem dúvidas ou estarem bem assustados com o que aconteceu. E sobre os adultos, não sei qual capitão de nave eu odeio mais, sinceramente, os dois não tiveram atitudes nada bonitas. E é verdade, se em reality shows a gente já vê as pessoas chegarem ao limite, imagina todo esse tempo confinados em uma nave... deve ser de enlouquecer.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ju,
      Aguardando com ansiedade o lançamento do terceiro volume. Quero saber como será o desfecho dessa história. Nenhum capitão dá muita simpatia...
      bjs

      Excluir
  7. Nossa adorei esse livro, não conhecia antes mas amei tua resenha parabéns :33

    leituralivrosonlinegratis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Antônio!
    Nossa, adorei a tua resenha e fiquei beem empolgada para começar a ler essa série. Uma pena que ainda não tenha previsão de lançamento do terceiro livro, pois eu odeio ler séries incompletas, ficar na agônia da espera é horrível! rsrsrsrs
    Fiquei feliz em saber que este supera o primeiro, porque é muito chato quando começamos acompanhar uma série e do nada ela desanda.
    Adorei a dica, e assim que a editora publicar todos os livros irei lê-los.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Jéssica,
      Obrigado pelo carinho. Tenho certeza que irá gostar do livro. E ansioso pelo terceiro volume.
      bjs

      Excluir
  9. Olá, Antônio.
    A capa é muito bonita, apesar de não ter gostado da ideia geral do enredo. Entretanto, os argumento e analogias apresentadas ficaram bem colocadas dando noção do que esperar da série.

    bjs Ju.
    Visite: Nossa Estante Nacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana,
      Sim, a capa é bonita e a história muito boa. Pena que nao tenha gostado da ideia geral.
      bjs

      Excluir
  10. Oi, sabe...eu li Brilho e adorei!
    Então fui ler Centelha e empaquei na parte que o clandestino aparece...não me pergunte porque, mas me irritou e acabei abandonando. Mas a impressão que tive foi outra, agora lendo a tua resenha (maravilhosa por sinal) me deu vontade de retomar a leitura.
    Parece que impliquei à toa...Vou dar outra chance à obra....

    bjs,

    Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,
      A parte do clandestino é muito interessante, a gente fica sabendo de algumas coisas. e acredito que é justamente por ele que as duas naves deverão ficar juntas.
      bjs

      Excluir
  11. Olá, não me identifiquei muito com o livro. Mas sua resenha foi muito bem escrita. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lívia, pena que não se identificou com o livro. Ele é muito bom
      bjs

      Excluir
  12. Oi, Antônio!
    Estou com Brilho em casa faz tempo, mas ainda não li. Fiz uma promessa que este ano ainda eu leio haha vamos ver! Gostei de saber que Centelha é ainda melhor, isso só me anima para começar a série.
    Gostei de ver sua opinião e que a leitura realmente vale a pena. Ótima resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia,
      Aproveita agora para ler. Aí já engata Centelha. E obrigado pelo carinho.
      bjs

      Excluir
  13. Olá, Antonio!

    Eu estou com esta série na minha lista para comprar agora final de ano. Espero consegui, pois eu amei a premissa. O Fato de se passar no espaço e a maneira como é contada me chamou muita atenção. Pois percebo que além do romance tem aventura também. Enfim, estou super ansiosa pela leitura. Gostei muito da sua resenha, e fico contente que o segundo livro lhe agradou mais ainda.

    Abraços

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Lícia,
      Então, aproveita agora para comprar e ler. Obrigado pelo carinho e sim, o segundo superou algumas expectativas.
      bjs

      Excluir
  14. Ola Antonio mesmo com essas capas lindas e sua ótima resenha, o tema com naves não me chama atenção, já tentei ler mais ainda nada que me faça mudar de ideia com relação ao gênero, mas fico feliz em saber que o segundo livro está ótimo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce,
      Obrigado, infelizmente nem todo mundo gosta de livros com essa temática né, mas tudo bem. Sim, o segundo superou algumas expectativas.
      bjs

      Excluir
  15. Olá Antônio, já ouvi falar muito dessa série uma amiga minha escritora indicou bastante pra quem gosta de distopia. eu sinceramente comecei a gostar bastante desse gênero pela criatividade dos autores com enredos geralmente dignos de filme. ele já estava na minha lista e agora só reforçou a vontade de começar a ler o quanto antes. Parabéns pela resenha e pelo blog até mais!

    www.clubedolivro15.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigado pelo carinho e espero que tenha uma ótima leitura dos livros.
      bjs

      Excluir
  16. Olá Antonio, tudo bem?
    Dei uma lida superficial na sua resenha correndo dos possíveis spoiller, perdão. estou com o primeiro volume aqui para ser lido ha um tempo e sua resenha me deixou ainda mais interessada. pretendo ler quando tiver com o segundo em mãos, assim lerei de uma vez e aguentarei o sofrimento de esperar o terceiro volume :/
    Beijos
    edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna,
      Tentei evitar ao máximo os spoilers e fico feliz que tenha achado mais interessante ainda para a sua leitura. Só posso desejar uma boa leitura. Quanto ao terceiro, só nos resta esperar.
      bjs

      Excluir
  17. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vejo muitas pessoas falando super bem dessa série, e ela está no topo da minha lista de desejados. Eu adoro o gênero do livro e os personagens parecem ser ótimos. Mal posso esperar para poder conferir o primeiro livro da série, e se der tudo certo eu vou correndo para ler esse.

    ResponderExcluir
  18. Sempre leio críticas positivas em relação a esse livro, e por isso ele está na minha lista de desejados já faz tempo. Só acho uma pena não haver previsão para o lançamento do terceiro volume, isso com certeza acaba desanimando de ler a série. Contudo pretendo ler assim que tiver oportunidade. Parabéns pela resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glaucia,
      Quanto ao terceiro, ele já saiu nos Estados Unidos, a falta de previsão é aqui no nosso país, mas acredito que ano que vem sai e aí poderemos ter o final da série, que é excelente, por sinal. Obrigado.
      bjs

      Excluir
  19. Oii,
    Eu tenho muita vontade de ler Brilho e por isso parei de ler quando mencionou spoilers kkk mas achei a capa desse segundo livro muito linda e mal posso esperar para conhecer a história dele.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória,
      Aproveite a oportunidade para ler o primeiro.Vale à pena.
      bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias