Resenha # As Vidas e As Mortes de Frankenstein

10:00


Escapar da morte, viver para sempre… O que antes parecia apenas fantasia ou ficção científica, hoje está sendo procurado nos principais centros de pesquisa do mundo.Neste romance, Jeanette Rozsas reúne personagens reais e ficcionais para tratar de uma questão polêmica: a fim de vencer a morte, a ciência pode passar por cima de tudo, até mesmo da moral e da ética?Esse é o estranho vínculo que aproxima intimamente, mas em épocas diferentes, uma jovem pesquisadora brasileira trabalhando na Alemanha, três importantes escritores ingleses do século XIX e um famoso alquimista do século XVII e seu ingênuo discípulo







Autora: Jeanette Rozsas
Páginas: 176
Editora: Geração Editorial
Onde Compra: Casas Bahia  //  Extra  //  Submarino
Classificação: 


Esse é o primeiro contato com a autora Jeanette Rozsas e após esse livro não quero que seja o ultimo. Fiquei super curiosa para ver os outros livros da autora. Só para terem uma ideia, ela já escreveu "Kafka e a Marca do Corvo", "A autobiografia de um Crápula", "Morrer em Praga" e vários livros parecidos.

O livro é um romance e mistura 3 tipos de narrativas, o que deixa o livro bem diferente de outros que eu já li.

O livro aborda a questão de longetividade da vida, algo que muitos já quiseram, não pr temer a morte (talvez sim), mas pela ambição de querer viver para sempre (ou pelo menos mais que um ser humano comum). A primeira lembrança que isso me levou na leitura foi o livro O Eterno Barnes, que li alguns anos atrás (quem quiser saber mais, tem resenha no meu blog pessoal, não achei ele no blog da Mila) e outros livros que abordam temas semelhantes (fiz algumas análises deles no blog, é só seguir esses links: "Lucy e Transcedence"  e "Transcedence e O Eterno Barnes").

Mas o diferente aqui é o como a autora abordou. Aqui a autora usou pesquisas mais ficção para montar sua história, que entretém e também trás conhecimento e quem gosta do tema, o livro se transforma em uma leitura quase! obrigatória. As três narrativas seguem uma linha de tempo: A primeira se passa com uma pesquisadora brasileira, chamada Elizabeth Medeiros, trabalhando na Alemanha em uma pesquisa sobre transgenia. A segunda narrativa é sobre os escritores ingleses Lord Byron, Mary e Percy Shelley, do século 19. E a terceira e última é sobre o alquimista Johann Konrad Dippel e o aprendiz Max Muller. As três passagens tem uma coisa em comum: transcender a vida humana.

Esse livro é além de uma simples obra inspirada no clássico, assim como seu assunto, ele transcende do que é uma simples releitura ou referência e se torna um livro a mais, que detém outros assuntos e outras visões sobre o assunto. Há referências de várias obras e pensadores, fotos e outras informações que mostra que a autora quis fazer uma proposta totalmente diferente que escrever uma simples história. Ele é informativo e trás muito conhecimento na área, o que eu achei um ponto fortíssimo dele, é totalmente diferente de qualquer livro que já li do gênero.

Outra coisa que me chamou muito a atenção foi as fotografias entre os capítulos, com castelos e outras imagens que deixaram o livro bem mais caprichado e ambientado. Há uma parte do livro, próximo ao final, que tem fotos e rodapés explicativos sobre o doutor e outras coisas relacionadas a história do Frankstein, e isso foi ótimo, é totalmente diferente de outras obras que se baseiam em clássicos já fizeram. E me lembrou do livro O Caso Pedrinho, que contem o mesmo estilo de documentação no meio do livro, como um encarte a mais no meio da narrativa.


Alguns pontos poderiam ser ainda mais explorados e a falta de um fim definitivo deixou algo como se fosse incompleto, algo que ainda tem que se terminar... Mas o que faz a deixa da autora trabalhar ainda mais nessa história e fazer uma continuação, apesar que eu acho que não ia fazer muito sentido e acho que encaixaria melhor uma edição estendida, que eu compraria sem nem pestanejar.

E por fim, recomendo a todos que gostam de uma leitura a mais que uma simples história! 

You Might Also Like

4 leitores apaixonados❣️

  1. Achei bem interessante a premissa do livro, e gostei ainda mais pelas partes de fotografias, adoro livros assim, que em cada começo de página tenha alguma ilustração ou algo parecido. Gostei bastante da sua resenha também. Parabéns!!

    www.leitoracompulsiva.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!
    Achei linda a arte do livro, livros assim fazem com que a história se torne mais interessante, eu acho ótimo.

    Abraço,
    Like Livros

    ResponderExcluir
  3. Caramba!

    Amei a sua resenha! Parabéns!

    Não conhecia o livro ou a autora mas olha, preciso confessar que adorei....É um estilo diferente. Mas que me interessou bastante!

    Mais uma vez...parabéns pela resenha...

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ola lindona confesso que dessa vez a premissa do livro não me chamou atenção, um apena o tema não ser devidamente explorado, como ando em uma leva de romance e fantasia, vou deixar para ler quem sabe em outro momento. beijos

    Joyce

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Créditos

Template base por: Ipietoon Cute Blog Design
Modificado por: Ge Benjamim Ge - Capista, Diagramadora e Web Designer

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias