Dia internacional da Mulher

05:00

Dia internacional da Mulher




Muita gente realmente não sabe porque existe o Dia Internacional da Mulher e muito menos porque é comemorado no dia 08 de março de cada ano.

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi comemorado no dia 19 de março de 1911, apesar de ter sido criado pela jornalista e professora alemã de nome CLARA ZETKIN. Clara foi um dos ícones do Feminismo mundial.

Ela aproveitou a Conferência Internacional de Mulheres Trabalhadoras e propôs que todas elas se unissem em um dia para dar voz às suas reivindicações. É claro que foi aprovada por unanimidade. Parte da Europa, na época participaram de passeatas para que houvesse o fim das discriminações, o direito ao trabalho e ao voto.

O dia 08 de março só foi instituído como dia fixo às vésperas da 1ª Guerra Mundial, em 1913, mas apesar disso só foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1977 e desde 1996 todo ano tem um tema especial. Este ano é o da Paridade de Gênero.

Há uma outra história de que o a data de 08 de março foi estabelecido em homenagem às mulheres que trabalhavam em uma fábrica nos Estados Unidos, que fizeram uma manifestação por melhores condições de trabalho, pois queriam os mesmos direitos dos homens e redução da carga de trabalho, entre outras coisas e por conta dessa manifestação teriam sido presas na fábrica e depois o prédio foi incendiado, morrendo mais de 140 mulheres. No entanto, há controvérsias sobre o local e a data real em que tal fato aconteceu.  

Independente disso, hoje, mesmo em pleno Século XXI, as mulheres ainda brigam para ter os mesmos direitos que o homem e, em muitas nações, elas são consideradas menos que nada.

Em muitas frentes elas ainda recebem menos do que os salários dos homens, para fazer a mesmíssima coisa. E convenhamos, o fazem com total profissionalismo e competência.

A caminhada é árdua, mas dá para notar que algumas batalhas foram vencidas, pois em vários países o presidente ou chefe de governo é uma mulher, na Inglaterra temos a Rainha Elizabeth II, na Argentina já tivemos presidente, na Alemanha a premiê é mulher. Nos Estados Unidos poderemos ter a primeira presidente do sexo feminino este ano, substituindo o primeiro presidente negro eleito pelo povo.

E no Brasil temos Dilma Roussef. Que todo mundo conhece a sua história.

É inegável o papel feminino na História do Brasil e do Mundo. Suas lutas, suas glórias. Mesmo como uma simples dona de casa, ou presidente da república, nunca deixam de ser femininas e de trabalhar com a mesma competência do homem.

Sou a favor dos direitos iguais para todos. Fomos criados, não para servir um ao outro, mas para completarmos um ao outro.

Parabéns pelo seu dia, Mulher.


Antonio Henrique Fernandes

Colunista.

You Might Also Like

18 leitores apaixonados❣️

  1. A que lindo, obrigada pelos parabéns, e muito importante para todas nós, que muitos e muitos anos de comemoração venham.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      e que venham muito mais conquistas. Vocês merecem
      bjs

      Excluir
  2. Obrigada pelos parabéns, a parte sobre a fábrica incendiada eu já conhecia, gostei muito do seu texto.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elay,
      obrigado. A fábrica, confesso que nem eu sabia.
      bjs

      Excluir
  3. Ficou excelente o texto. Tem muita gente que não sabe porque é comemorado O Dia Internacional da Mulher. É uma luta de muitas mulheres por melhores condições.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana,
      Obrigado, e que essa luta nao termine. Que realmente as condições sejam de igualdade entre os gêneros.
      bjs

      Excluir
  4. Lindo texto, realmente poucos sao os que sabem o real motivo e acho que é por isso que não gosto muito da data, porque a realidade foi sufocada por um simples parabéns pelo seu dia... enfim. Obrigada pela lembrança e pelo texto.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa,
      Eu sempre fui curioso para saber o motivo da data e desta vez fui pesquisar. é uma história muito interessante de superação. E tem razão, hoje praticamente é praticamente uma data comemorativa.
      obrigado pelo elogio.
      bjs

      Excluir
  5. Olá!

    Obrigada!
    A parte sobre a fábrica eu já conhecia, mas muitos não sabem o porquê da data.
    Achei um excelente texto!

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Antonio! Linda seu texto.
    Vi no jornal de ontem que ainda se levará 70 anos para que as mulheres obtenham os mesmo direitos de sálarios igualitários que os homens

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê,
      Obrigado, espero que nao demore tanto assim. Vocês merecem um melhor tratamento.
      bjs

      Excluir
  7. Olá, muito já foi conquistado pelas mulheres em termos de direitos, mas ainda há muito o que avançar, sendo de extrema importância essa data. Só uma observação, o ano de 2013 ali eu acho que está errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marijleite,
      Ainda vai chegar o dia realmente de igualdade. obrigado pela observação, já consertei.
      bjs

      Excluir
  8. Adorei o texto! A maioria das pessoas acha que é só um dia para as mulheres ganharem rosas, ou apenas para constar, ignorando a luta que há por trás desse dia. Parabéns pelo post!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Taiana,
      Por isso achei interessante escrever esse texto, para informar melhor sobre a data.
      bjs

      Excluir
  9. Oi, adorei o texto, achei ele bem informativo. Que nós continuemos conquistando mais espaço.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Brenna,
      E espero que continuem sempre, haverá o dia que sim, seremos iguais em tudo.
      bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias