Resenha # À Sombra da Figueira

08:00

À Sombra da Figueira



Autora: Vaddey Ratner
Ano: 2015
Páginas: 360
Editora: Geração Editorial


Para a menina Raami, de sete anos de idade, o fim abrupto e trágico da infância começa com os passos de seu pai voltando para casa na madrugada, trazendo detalhes da guerra civil que invadiu as ruas de Phnom Pehn, a capital do Cambódia. Logo o mundo privilegiado da família real é misturado ao caos da revolução e ao êxodus forçado. Nos quatro anos seguintes, enquanto o Khmer Rouge tenta tirar da população qualquer traço de sua identidade individual, Raami se apega aos únicos vestígios de sua infância — lendas míticas e poemas contados a ela pelo seu pai. Em um clima de violência sistemática em que a lembrança é uma doença e a justificativa para execução sumária, Raami luta pela sua sobrevivência improvável. Apoiada no dom extraordinário da autora pela linguagem, Sombras da Figueira é uma história brilhantemente intricada sobre a resiliência humana.

Finalista do Prêmio PEN Hemingway este livro vai levá-lo às profundezas do desespero e mostrar horrores abomináveis. Vai revelar uma cultura maravilhosamente rica, lutando para sobreviver através de pequenos gestos,. Vai fazer com que jamais sejam esquecidas as atrocidades cometidas pelo regime Khmer Rouge. Vai lhe encher de esperança e confirmar o poder que há ao se contar uma história de nos elevar e nos ajudar não somente a sobreviver, mas à transcendência do sofrimento, da crueldade e da perda.

Raami é uma menina que tem tudo que uma menina de 7 anos quer da vida, uma irmã que a ama muito e ainda é princesa. Filha do príncipe do Camboja.

Alegre mesmo com a limitação motora por consequência de uma paralisia infantil, Raami não tem preocupações em sua vida, ela só pensava em brincar.

Com as opiniões contrarias ao regime ditatorial instaurado no país, Raami vê sua vida ficar de cabeça para baixo. Ela precisou junto com sua familia fugir, se esconder mas quando são descobertos são mandados para um campo de trabalho, junto com sua mãe e irmã.

A maior parte do livro se apresenta neste período, onde ela relata as dores e problemas vividos nesta fase da vida.

Como historiadora estou acostumada a ler livros onde a guerra é o tema principal, mas esse realmente me surpreendeu. À Sombra da Figueira é simplesmente maravilhoso. Me peguei em vários momentos com águas nos olhos chegando a perder algumas horas de sono por conta dos relatos, pensando neles.

A leitura flui muito bem, a letra é no tamanho que eu gosto. A diagramação é perfeita.

Super recomendo pra você que gosta de um bom livro de drama ou precisa repensar a vida.




You Might Also Like

13 leitores apaixonados❣️

  1. Gosto muito dos livros da Geração, são ótimo e bem escritos. A Sobra da Figueira ainda não li :(
    O um livro que fala de guerra sempre deixa a gente emocionando né? E ainda ela tem uma paralisia, não sabia de verdade disso :(

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Ai, Daniele, que livro mais lindo!!! Fiquei embasbacada com a capa, depois sua resenha me encantou, pronto, já estou adicionando no skoob pra em breve compra-lo.
    Eu AMO dramas! Tb adoro livro sobre guerra e Raami já me conquistou!! Ain, quero ler e chorar! hahaha
    Beijo e obrigada pela super dica!
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  3. Acho a capa desse livro muito linda.
    Eu tenho certos problemas para ler livros com crianças e adolescentes, mas confesso que ler algo ambientado no Cambódia seria uma novidade grande para mim. Já havia visto o livro em outros blogs, mas nunca havia realmente parado para ler uma resenha, até porque não gosto muito do trabalho da editora, e às vezes passo direto nas publicações dela... rsrs. Espero poder ter a oportunidade de conhecer essa história um dia, já coloquei o livro na lista e espero me emocionar também.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  4. Oiee

    Eu já estava doida por esse livro, adoro com tema de guerra.
    Agora fiquei com mais vontade ainda, com certeza é uma leitura que vou amar.
    Adorei sua resenha!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Os livros da Geração são muito bons! Esse eu só tinha visto a capa, mas já me apaixonei por ele! Vou anotar na minha já gigantesca lista! Dramas são ótimos, mas me emociono fácil com eles!

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu gosto de livros assim, que nos fazem refletir. Gosto também do drama, ainda mais quando é real, daqueles que nos deixam pensando na história por dias. Ainda não li o livro, mas estou bem interessada nessa trama \o/
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Gostei muito da proposta do livro, curto livro com crianças, ainda mais passando por um drama tão difícil para muito adulto, imagina para uma criança de 7 anos. Com certeza me envolverei bastante na leitura, não conhecia a obra, mas já adicionei na minha lista de leitura.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Obrigada por trazer essa resenha... eu amo livros dramáticos, choro horrores e passa em época de guerra.
    A capa é divina e a leitura flui com naturalidade, então devo conhecer e logo.
    Parabéns pela resenha
    beijos
    http://conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Eu amei a resenha, e a capa do livro nem preciso dizer, ela é maravilhosa, mas não fazem meu estilo de leitura

    ResponderExcluir
  10. nossa...também sou historiadora e sei bem como são esses relatos de guerras e suas consequências, e ainda assim achei, pela sua resenha, um livro lindo e com uma carga emocional enorme!!! Eu meio que fujo do tema, já basta as leituras obrigatórias da profissão, acabo me refugiando mesmo na fantasia, mas se eu precisar ler algo, com certeza lembrarei da tua resenha!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Hello!

    Que bom que temos blogs postando livros de vario generos, ainda nao vejo muito resenha da Geração Editorial.
    Eu nõ conhecia o livro À Sombra da Figueira e de cara já gostei mto da capa, traz um certo ar de tristeza.
    A premissa me chamou a atenção, e acho que ainda nao li nada no contexto do regime ditatorial.
    Vou tentar ler sim, livros para refletir sempre é bom.

    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Esse não é o tipo de livro que eu pegaria para ler em um dia, acho que eu levaria mais, ele parece ser muito intenso e para esse tipo de livro gosto de ler com calma, absolvendo tudo o que ele tem para oferecer, também é o tipo de livro que preciso está longe da ressaca literária, coisa que não estou.
    O enredo parece ser muito interessante. Tenho certeza de que ele vai me fazer lembrar das aulas de história no ensino médio ahsuahusha
    Parabéns pela resenha ficou incrível!

    Blog
    Blog Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  13. Oi, n~~ao conhecia o livro, mas ele parece ser bem interessante, adoro esse tipo de leitura. Livros assim me consquistam só pela capa haha kkk

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias