Escritores x Youtubers

13:25

Escritores x Youtubers







Vivemos atualmente um período de transição, em que a Literatura Nacional parece estar se reencontrando, lançando novos autores, com livros de qualidade e histórias realmente interessantes.

No entanto, do mesmo modo que as músicas (período triste para a música popular, em que a qualidade foi lá no chão – se duvidar ainda cava-se um pouco mais), as editoras, as mais relevantes, em sua maioria, estão pagando também pela má qualidade, ou pelas tristes escolhas. 

Há de se entender que são empresas que precisam ganhar dinheiro para se manter, mas isso não quer dizer que precisam abrir mão de histórias realmente boas e criativas para publicar livros que a pessoa lê e cinco minutos depois esquece completamente.

Uma coisa que está em voga atualmente são livros produzidos por youtubers. Há os que gostam e os que torcem o nariz para esse tipo de publicação.

Volto a afirmar, existem livros com mais qualidade, escritos por gente que tem criatividade, que se desdobra e perde tempo produzindo.

O sol é para todos. Entendo e assino embaixo, porém, se é realmente para todos, as grandes editoras deveriam acenar para os demais autores. Se só gente famosa escrever e colocar livros nas livrarias do país inteiro, o que será dos outros?

Muitos autores (incluindo o colunista) tiram dinheiro do próprio bolso para publicar suas obras, fazendo um investimento inicial que deveria ter o devido retorno na forma de ser “descoberto” por alguma editora grande e assim ser financiado, ao invés de financiar.

É preciso acabar com a cultura no país de que apenas famoso vende. O que vende é a história, se ela for boa, tiver qualidade.

Todos nós temos histórias para contar. E o leitor decide qual ele quer ler.

O mercado editorial brasileiro precisa repensar algumas coisas. Entender que escritores novos estão surgindo.

Fico maravilhado com isso. Há opções.

Eu ficaria calado se não houvesse opções. Mas eis que existem.

Quanto aos youtubers, não tenho nada contra, contudo, não é uma leitura que eu faria com prazer. Eles são bons no que fazem: vídeos interessantes para os seus seguidores.

Devemos ampliar os horizontes e dar chance para quem escreve de verdade.


Antonio Henrique Fernandes

Colunista

You Might Also Like

4 leitores apaixonados❣️

  1. Você falou das editoras, e eu aproveito para falar dos leitores... Que tal prestigiar os novos escritores comprando suas obras, e difícil saber o que é bom ou não no meio de tanto conteúdo, uma das ferramentas de ajuda é o nosso querido Blog.. ficar de olho nas resenhas e seguir perfis que te interesse, assim valorizando os novos escritores, as editoras se sentirão mais seguras em investir, pois sabe que vai ter público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,
      Os blogs são, com certeza, uma ferramenta muito poderosa na divulgação de livros, e eu trafego nas duas direções, tanto com meu blog quanto como escritor e parceiro de blogs literários. As editoras sabem disso e fazem parcerias com os blogs porque sabem que vão atingir o alvo (leitores) e tem um retorno. E eu como colunista e resenhista sempre tenho livros novos de autores nacionais. E não sei se você percebeu, mas eu estava justamente valorizando os novos escritores, coisas que às vezes as editoras não fazem, dando mais atenção a quem nem precisa.
      bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Créditos

Template base por: Ipietoon Cute Blog Design
Modificado por: Ge Benjamim Ge - Capista, Diagramadora e Web Designer

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias