A fera ou a besta?

08:00

A fera ou a besta?



Em inglês, fera se escreve beast, o que pode ser traduzido também como besta. Nas duas concepções há de se observar que servem para determinar uma criatura que não raciocina.

Uma fera, ou besta, pode ser também hostil, selvagem e sanguinária.

Eu estava assistindo a um filme muito interessante esta semana, chamado KING KONG, uma refilmagem do clássico de 1933, dirigido por Peter Jackson, o aclamado diretor de Senhor dos Anéis e O Hobbit. Lá diz-se que a bela subjugou a fera.

Muitas vezes essas feras estão apenas defendendo o seu território ou suas crias. E realmente, quando se defendem ou defendem os filhotes, se tornam feras hostis e muito perigosas. Kong era uma fera, enorme, que defendia seu território com ferocidade. Em sua ilha era chamado de rei. Até se encontrar com o homem, neste caso o homem branco, pois naquele local havia uma tribo. E aí aconteceram duas coisas: ao mesmo tempo que não gostou do homem “civilizado”, ficou encantado com a moça, que não o tratou mal, aquela que era para ser uma oferenda a ela.

E foi assim que ele ficou refém da maior besta ou fera sanguinária e irracional que este planeta já viu: o homem. Evidentemente tudo por dinheiro, ganância e poder.

O final, é claro, todo mundo conhece, Kong, Rei da Ilha da Caveira, longe de sua ilha, de onde foi retirado por homens e depois morto por outros homens e suas armas.

Há uma cena que para mim evidencia muito o que o gorila estava sentindo após ter sido capturado e mostrado ao mundo como uma maravilha. Preso a algemas e correntes, ele estava triste, por não ter mais aquela moça que o encantou e também por não estar mais em sua terra natal.

Quantas vezes não vimos esse mesmo olhar perdido ou tristeza de um animal quando ele está enjaulado, seja em um circo ou em um zoológico.

É claro que há de se acrescentar que muitos animais foram salvos da extinção ao serem colocados em custódia nos zoológicos ou ambientes próprios, com proteção, tais como reservas ou santuários.

Acredito que quando colocamos um animal enjaulado para vermos em um zoológico apenas por ser um animal exótico, estamos exercitando nossa crueldade tipicamente egoísta. Ninguém, nem os animais, gosta de perder sua liberdade.

E além disso, muitos “tratadores” ainda abusam e maltratam esses animais que servem apenas como bibelôs. Fora que ganha-se muito com o comércio clandestino de animais silvestres.

Nem vou falar sobre os que são mortos indiscriminadamente apenas porque alguns acreditam que podem curar algumas doenças. Matar um Rinoceronte para tirar o seu chifre por achar que é afrodisíaco só mostra como o ser humano é uma Besta... ou uma fera.

Afinal, quem é mais irracional?



Antonio Henrique Fernandes
Colunista


You Might Also Like

12 leitores apaixonados❣️

  1. Olá!
    Muito interessante o seu texto e ele nos faz refletir sobre vários pontos. Confesso que nunca tinha pensando dessa forma.
    E sobre a sua pergunta, eu acho que o ser humano é uma fera.😞

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Às vezes esquecemos que também somos animais, e perdemos o controle muito fácil. Com certeza somos feras.
      um abraço,

      Excluir
  2. Excelente artigo! Seja besta, fera ou senhor da razão e das virtudes o homem sempre será um animal no fim das contas, e com as mesmas necessidades fisiológicas, sem falar nas existenciais: o de amar e ser amado, o de trair e ser traído.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rob,
      Obrigado, e mesmo com tantas racionalidades, o homem age menos com razão e mais com emoção.
      um abraço,

      Excluir
  3. Olá, gostei muito da abordagem feita nesse texto. Como dizia Shakespeare: "Ser ou não ser? Eis a questão".
    Acredito que se todos respeitassem os limites dos outros as coisas seriam bem melhores.
    Abraços,
    Uiara Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uiara,
      Obrigado, e é exatamente o que falta atualmente, respeito ao próximo.
      um abraço,

      Excluir
  4. Olá!
    Muito bom seu texto!! Pois é, como você disse, ninguém gosta de perder a liberdade, nem os animais. Tem coisas que vejo que faço a mesma pergunta, quem é mais irracional? Mas, infelizmente, o que conta para muitas pessoas é o dinheiro. Não respeitam o próximo e nem a natureza!
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cidália,
      Justamente por pensar, o ser humano acaba sendo mais irracional. Falta respeito.
      bjs

      Excluir
  5. Muito bom esse artigo!

    Vivemos num mundo onde cada dia mais perdemos nossa "Humanidade". Fico observando os animais, principalmente os domésticos. Há muito mais amor e "Humanidade" neles do que em nós.

    Parabéns pelo excelente texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Frank,
      Os animais mostram muito mais para nós do que imaginamos. Na maioria das vezes mostra o quanto somos mais irracionais que eles.
      um abraço,

      Excluir
  6. Parabéns pelo texto!
    Me levanta alguns questionamentos sobre mim e sobre pessoas a minha volta.
    Gosto de textos assim ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram

Assine

Follow

Linke-nos

Blog Canteiro de Obras Literárias